É possível encontrar a certidão de baptismo nesse caso?

Boa noite pessoal! Tenho avô português e estou tentando obter a cidadania. Tenho alguns documentos (certidão de óbito do meu avô, certidão de casamento dele com a minha avó brasileira, certidão de nascimento do meu pai onde ele é o declarante) mas não tenho o mais importante que é sua certidão de nascimento. As únicas informações que tenho sobre ele são: seu nome completo, o nome de sua mãe completo e sua data de nascimento completa (04 de setembro de 1903). Não há nome do pai em nenhuma das certidões.

Na certidão de casamento e na certidão de óbito só consta que ele é de Portugal.

Vi que muitas pessoas conseguem solucionar esse problema quando encontram informações sobre a entrada do português no Brasil mas no caso dele nós não temos nem uma estimativa de quando pode ser que ele chegou ou como.

Tentei pedir informações ao meu pai mas ele também não sabe muito sobre ele, tinha apenas 3/4 anos quando meu avô faleceu. Já a minha vó era uma senhora muito simples e com pouca instrução... pelo que entendi ela nunca fez perguntas a ele sobre a vida dele e infelizmente veio a falecer no ano passado. Meu pai tentou conversar com ela várias vezes mas ela realmente não sabia dizer de onde meu avô era. Os documentos e fotos que ela tinha dele foram todos perdidos. (menos a certidão de óbito... só conseguimos a certidão de casamento por sorte porque tinha informações atrás da identidade dela... caso contrário não teriamos esse documento também)

Fui aconselhada a pedir o desarquivamento do processo de habilitação do casamento, mas depois descobri que no Rio de Janeiro os documentos são descartados após 10 anos. (meus avós se casaram em 1981 quando ele já era idoso, ela com 29 anos - em 1984 ele faleceu). Era a minha chance de resolver essa questão toda mas o RJ não quis me ver vencer hahah imagina a frustração.

Depois de um tempo notei também que - além de não ter o nome do pai nas certidões - os dois sobrenomes da mãe dele são completamente diferentes dos dois sobrenomes dele.

Outra informação que não sei se é relevante: Minha vó recebia pensão por conta dele o que significa que ele chegou a trabalhar no Brasil. Tem como encontrar o local de nascimento dele a partir disso? (desculpa se for uma pergunta boba, é que eu não faço a mínima ideia mesmo).

Vale a pena continuar tentando? E se sim, como posso tentar encontrar essa certidão? Seria uma boa ideia entrar em contato com alguma especialista em genealogia?

obs.: Tentei encontrar mais informações no FamilySearch e só encontrei a página do livro em que foi registrado o óbito escaneada.

Muito obrigada!!

Comentários

  • @acmartinsss

    coloque aqui os dados da pessoa que busca, o pessoal do fórum sempre ajuda a procurar,

  • @acmartinsss


    como disse o @AlanNogueira , Se voce colocar as informacoes que tem, o pessoal aqui pode te ajudar.

    mas caso se sinta desconfortavel, voce tem algumas alternativas:


    a) entre em contato com o cartorio do casamento e peça o desarquivamento do processo. Nem todos os cartorios descartaram tudo;

    b) se o seu avô se casos no religioso, a arquidiocese do Rio tambem tem arquivos;

    c) se ele se casou em 1981, com certeza ele tinha registro de estrangeiro, e a policia tem arquivo;

    d) se ele trabalho no Brasil, com certeza a empresa tinha um prontuario. Com muito jeitinho, talvez voce consiga que o RH te Forneça alguma coisa..

  • @AlanNogueira

    Oi, boa tarde!!

    O nome dele era: José de Azevedo Pinheiro

    Data de nascimento - 04/09/1903

    Faleceu no dia 03/09/1984 no Rio de Janeiro

    Nome da mãe - Maria Dias dos Santos

  • @eduardo_augusto

    Boa tarde!

    Meu pai foi pessoalmente ao cartório e realmente foi descartado. :(

    Como posso conseguir o registro de estrangeiro?? Meu deus, uma esperança kkkkk

    Infelizmente eu não sei em qual empresa ele trabalhou. Mas tem outra forma?

  • @acmartinsss


    Acabei de dar resposta a essa mesma pergunta: Nome da bisavó errado — Fórum Cidadania Portuguesa


    Nem sempre vai conseguir o registro de estrangeiro no Arquivo Nacional. Pode ser que não esteja lá. Aí nesse caso, talvez precise pedir na Polícia Federal. Mas eu não sei como seria o processo pra isso.

    Outra coisas coisas que podem fornecer pistas:


    (1) Se ele faleceu em 1984, não foi há tanto tempo. Ele deixou alguma herança? Talvez uma casa, uma conta no banco, um carro, qualquer coisa? Se havia herança, havia inventário. E no inventário você vai encontrar o número do RG (ou RNE, como estrangeiro), CPF...

    2) Ele não era sócio de nenhum clube? De repente torcedor do Vasco?? :-) chance remota, mas de repente ainda podem ter uma ficha dele, um prontuário...



    Boa sorte!

  • editado October 2023

    @acmartinsss

    On line só encontrei o óbito dele: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DY3S-RQ6?i=221&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7QPB-D3T2 menciona que era casado com Maria das Graças da Cruz Pinheiro e deixou 3 filhos que na epoca (1984) eram menores. A esposa Maria das Graças deveria ser bem mais nova que ele, provavelmente o casamento e registro dos filhos devem ter sido no periodo mais recente, que nao tem digitalizado no family search.

    Sugiro que verifique na certidão de casamento e nos documentos dos filhos se tem alguma pista a mais, bem como principalmente confirme a filiação dele. Me pareceu estranho que José de Azevedo Pinheiro seja filho apenas de Maria Dias dos Santos. Certidões de óbito geralmente tem muitos erros, justamente por serem declaradas verbalmente por terceiros que não conheciam a pessoa. Essa mesmo parece ter sido declarada por alguem que nem era parente, provavelmente funcionario de funenária, a julgar pelo endereço que se repete em vários registros deste livro...

  • @CarlosASP

    Eu pedi para o meu irmão verificar com meu pai e ele nunca me deu uma resposta. :(

    Tentei entrar em contato com o Arq Distrital do Porto mas me lembro que no final das contas alguma coisa deu errado. Vou tentar novamente.

  • @AlanNogueira

    Pois é. Eu também acho muito estranho os sobrenomes serem diferentes e não ter o nome de um pai. Principalmente pela época que ele nasceu... não acho que era comum um pai não reconhecer seu filho.

    Acabei de conferir e nas duas certidões o nome dela está escrito dessa forma e não aparece nome do pai.

  • @eduardo_augusto

    Pela polícia federal é certeza que consegue puxar essa informação? Mesmo que eu só tenha esses documentos dele para apresentar? Há alguma outra pessoa que já conseguiu dessa forma?

    Se eu não me engano ele não deixou herança

  • @acmartinsss


    via arquivo Nacional, eu ja consegui o registro de estrangeiro de varios parentes. Pela policia federal , eu nunca tentei. Mas eles Sao hoje responsaveis pela emissao desse documento, por isso sugeri esse csminho

  • editado October 2023

    @eduardo_augusto

    no site do arquivo nacional, o objetivo da pesquisa seria "pesquisa para defesa de direitos"?

    e na parte de serviço/produtos fornecidos seria certidão de desembarque? como especifico que procuro o RNE?

  • @acmartinsss


    "pesquisa para defesa de direitos", depois "cópia digital".


    No campo de descrição você escreve que deseja obter uma cópia do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), da pessoa tal (nome completo), data e local de nascimento, nome dos pais, e local onde morava (cidade e estado).

  • editado October 2023

    @eduardo_augusto

    Muito obrigada!!! Acabei de fazer a solicitação.

  • @acmartinsss eu consegui achar o registro de nascimento da minha bisavó pedindo o desarquivamento do processo de aposentadoria dela no INSS, dos anos 80. Precisa pedir no site ou telefone do INSS, deve ser parente (de preferência filho ou neto, fica mais fácil de provar parentesco). Basta o CPF da pessoa, peça o processo de pensão da sua avó (supondo que seja no INSS). Demora, mas o INSS responde.

  • @amandacgbezerra

    eu tinha pensado nisso mas não sabia se era possível, obrigada pela informação!!

    tenho algumas dúvidas: em qual parte do site do inss eu posso solicitar o desarquivamento? e pode ser com minha conta gov mesmo?

  • @acmartinsss entre com a conta gov, vá em novo pedido -> processos e documentos -> cópia de processo

  • @AlanNogueira @eduardo_augusto @CarlosASP @amandacgbezerra Amigos, quero muito agradecer a ajuda e paciência que vocês tiveram comigo aqui no fórum. Seguindo o conselho do @eduardo_augusto eu fiz o pedido de pesquisa no Arquivo Nacional e recebi hoje o pdf com o prontuário de estrangeiro do meu avô. E para a minha surpresa tinha a foto do passaporte dele também. Suspeitava que ele era de Braga (a intuição dizia kkk…) e ele realmente é! Todas as informações que eu precisava para pedir o assento dele eu finalmente consegui. Estou tremendo até agora. Eu já tinha dado o caso como perdido por não saber nada sobre ele e minha avó ter perdido todos os documentos, inclusive fotos dele, e hoje eu recebi esse presentão!!!! Não tenho nem palavras para agradecer. Vocês que disponibilizam do seu tempo para ajudar os outros aqui são uns verdadeiros anjos! Muitíssimo obrigada!

  • Update 2: acabo de encontrar o assento de batismo no tombo.pt... parece um sonho!!!! até entao eu achava que meu avô era lenda urbana. Muito obrigada novamente pessoal. sem a ajuda de vocês eu nao estaria vivendo essa noite lindaaaa. Muito realizada 🥹

  • Pessoal, se puderem me ajudar com esta última dúvida rs eu agradeço de coração: estou no site do CRAV e não sei qual Arquivo Distrital escolher. Ele era de braga e a certidão dele está no site da universidade do Minho. Mas no site do CRAV não tem Arq. distrital de Braga como opção. Qual devo selecionar?

  • @acmartinsss que bom que encontrou! Braga não está no Crav, peça pelo email adb@adb.uminho.pt

  • editado March 6

    Boa tarde, pessoal. Tudo bem?

    Venho pedir o conselho de vocês em relação a quais documentos devo enviar para um processo de filho (1C), além dos documentos que são mandatórios.

    • Vou enviar o registo de passaporte do português certificado pois ele era filho ilegítimo e adotou sobrenomes divergentes da mãe, dos avós maternos e dos padrinhos. Como ele já veio de Portugal com esses sobrenomes, acredito que somente esse registo de passaporte seja suficiente. Nesse registo aparece o nome completo dele, o nome completo da mãe; concelho e freguesia.

    Obs.: também há uma inscrição consular que está sob a guarda do Arquivo Nacional onde consta os sobrenomes adotados, o nome completo da mãe e todas as informações a respeito do nascimento (data completa; distrito, concelho, freguesia). Além disso, encontrei assentos no FS que acredito ser de uma possível irmã e uma possível prima, caso essas pessoas sejam realmente parentes do português, então os sobrenomes que ele adotou realmente vêm da linha paterna, 1 sobrenome sendo do pai/avô e o outro seria do tio, irmão do possível pai dele.

    • Tenho a certidão de casamento do português e da nubente brasileira apostilada, mas não sei se devo enviar… fico com receio de solicitarem uma transcrição de casamento e eu não consegui encontrar a certidão de nascimento da nubente estrangeira. Por outro lado, acho que talvez seja interessante enviar essa certidão porque o português se casou e teve filhos já com uma idade avançada (77 anos) e nessa certidão consta que o estado civil dele era solteiro, portanto, fica claro que ele não era casado antes. Foi o único casamento dele no Brasil e ele não era casado em Portugal, veio para o RJ com 19 anos, estado civil solteiro, e nunca voltou para o país de origem. Nessa certidão, também está averbado o óbito que ocorreu 4 anos após o casamento.

    O filho do português, requerente desse processo, nasceu em 1980 e o pai foi o declarante do nascimento desse filho com 2 meses de vida. Pelo que li isso descarta a necessidade de enviar a certidão de casamento, mas eu fico preocupada com a questão da idade.

    O que vocês acham, pessoal? Envio a certidão de casamento?

    O registo de passaporte já é suficiente uma vez que ele veio de Portugal com os sobrenomes?

    Vocês tem sido primordial nesse processo. Muito obrigada por dispor de seu tempo para nos ajudar. Não sei nem o que faria sem o direcionamento de vocês! Obrigada mesmo.

  • Bom dia Pessoal


    Estou a procurar a certidão do avô do meu primo. Preciso do codigo de referencia para solicitar uma cópia da certidao do Crav e não acho. Se alguem puder me ajudar, por favor!

    Distrito: Bragança

    Concelho: Bragança

    Freguesia: Rio Frio

    Pai: Manoel Miranda

    Mãe: Maria Rosa Rega

    Nome: Avelino de Jesus

    Número do assento: 7/1889

    Número da página: 83

    Data do ato: 18/02/1889

    Data de nascimento: 01/02/1889

  • @AlanNogueira

    Olá Alan

    Muito obrigada mas não tive sucesso. Olha ai abaixo. Não sei o que seria essa cota rsrs

    O documento não foi identificado, verifique se introduziu o arquivo e o código de referência ou a cota correta. Pode prosseguir o seu pedido, mas os dados ainda vão ser validados pelos Serviços.

  • @Barbara Pais

    No link que o Alan forneceu clique em Pedido de certidão

    Preencha os demais campos.

  • @Guilherme Moreira

    Obrigada Guilherme. Consegui.

    Agora é esperar o retorno e pagar neh

  • @Guilherme Moreira @AlanNogueira

    Muito obrigada. Já recebi a certidão com fé pelo digital.

    O que me intriga é que o nome do portugues está neste assento como Avelino de Jesus, filho de Manoel Miranda e de Maria Rosa Rega mas na certidão de nascimento do filho desse portugues, que és brasileiro a recorrer a cidadania, consta como pai Avelino de Jesus Miranda e avós paternos(No caso os pais do Avelino) Manoel Miranda e Maria Rosa. Não percebo!

    Podes dar problema?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.