Nome da bisavó errado

Tereza2021Tereza2021 Member
editado October 2023 em Retificação de documentos

Boa tarde!!

Na certidão de batismo portuguesa meu avô consta como Álvaro dos Santos filho de Luzia do Nascimento e pai incógnito, em todos os documentos brasileiros meu avô consta como Álvaro dos Santos filho de Luzia Maria. Como devo proceder para provar que é a mesma pessoa?? É necessário fazer retificação do nome da minha bisa nos documentos brasileiros?

Muito obrigada pela ajuda.

Comentários

  • @Tereza2021


    Na certidão de batismo portuguesa meu avô consta como Álvaro dos Santos filho de Luzia do Nascimento e pai incógnito, em todos os documentos brasileiros meu avô consta como Álvaro dos Santos filho de Luzia Maria. Como devo proceder para provar que é a mesma pessoa??

    A primeira pergunta que você deve fazer, na verdade, é: como posso ter certeza de que é a mesma pessoa? "Álvaro dos Santos" é um nome muito comum. E tendo o pai incógnito então, você perde 50% dos elementos que poderiam ajudar a dar essa certeza: o nome do pai e o nome dos pais do pai.

    Elementos a observar: as datas de nascimento estão idênticas? Os nomes dos pais da Luzia do Nascimento / Luzia Maria estão idênticos? Se não estiverem, é um grande indício de que não sejam a mesma pessoa. Infelizmente, se na certidão de batismo só tiver o nome da mãe, e não o nome dos pais da mãe, você não vai ter muito recurso - nenhum cartório vai aceitar fazer uma retificação com base em você dizer que são a mesma pessoa.

    O Álvaro era o português, certo? Ele que veio para o Brasil? Quando? Tente encontrar o passaporte dele, ou o registro de estrangeiro. Esses documentos podem trazer mais elementos úteis para você.

    Obviamente, se essa certidão de batismo do Álvaro dos Santos já estava na família, ou seja, é um documento que foi passado por gerações, então é uma boa evidência de que se trata da mesma pessoa. Dificilmente (mas não impossível) que alguém guardasse por tanto tempo um documento que não lhe pertencesse.


    É necessário fazer retificação do nome da minha bisa nos documentos brasileiros?

    Você ainda não está no estágio de pensar em retificação.



    Boa sorte no seu processo!

  • Então, essa certidão foi tirada no Arquivo Distrital de Bragança, foi o único Álvaro dos Santos nascido no dia 25/08/1900 em Bragança que foi encontrado, segundo informações que eles prestaram. Os documentos brasileiros que eu tenho somente mencionam o nome da mãe em nenhum tem o nome dos pais da mãe ( carteira profissional e atestado de óbito). Obrigada pela dica dica vou tentar localizar o registro de estrangeiros.

  • @eduardo_augusto obrigada pela dica, na família não temos nem o passaporte, nem o registro de estrangeiro.... você sabe dizer se existe algum meio de conseguir uma cópia em algum lugar???

  • A principio, no Arquivo Nacional.

    crie uma conta e peça o prontuario. Leia as instrucoes no proprio site do Arquivo


    https://consulta.an.gov.br/orientacaoDesembarque/3

  • Muito obrigada!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.