Andou para a bola 4 e caiu em exigencia

Acabei de entrar no site para conferir o status do meu processo e vi que passou para a bola 4 e caiui em exigencia:

O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento.

A ultima consulta que eu lembro de ter feito foi no dia 19/09/23 e estava na bola 1. O escritório de advocacia em Portugal que eu contrarei não entrou em contato comigo então mandei hj mensagem pra eles. Estou preocupado com o prazo para regulizar o que eles estão pedindo.

Alguém sabe dizer geralmebte quanto tempo eles dão? E se tem como saber quando andou apra a bola 4?

Obrigado

Comentários

  • Obrigado Eduardo. Sabe dizer o prazo em media que eles dao pra resolver as pendencias?

  • @bassili


    normalmente a carta de exigência diz 30 dias. Supostamente contados a partir do momento em que você recebe a carta. Mas pelo que eu acompanho, não há muito rigor em relação a essas datas de prazo.

    Depois de ligar para a linha registos, você pode simplesmente escrever um e-mail para a conservatória, dizer que tomou conhecimento dos termos da exigência na data xx/xx por meio da linha registos e que providenciará o que estiver faltando.

    O que importa na verdade é você manter uma comunicação com a conservatória, até conseguir resolver a exigência. enquanto não resolver, pelo menos uma vez por mês, envie um e-mail para a conservatória explicando que ainda está providenciando a documentação e informe que precisa de uma extensão do prazo.

  • Eduardo muito obrigado pela resposta. Voce pode me confirmar se o email da Conservatoria (o processo de neto do meu pai está em Lisboa) é esse abaixo?


    <rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt>


    Origado

  • @bassili


    É esse o email que eu conheço.

  • @eduardo_augusto bom dia. A advogada descobriu a exigência, pediram apenas apostilhamento do documento de identidade do meu pai.

    Enviei na sexta e ela já recebeu hoje e vai enviar via CTT para a Central, pois o escritório é no Porto.

    A CR central recebe com facilidade documentos boa CTT?

    Você acredita que o processo deve andar mais rápido agora?


    Obrigado

  • @bassili que bom que era algo facil de resolver.

    o processo nao vai „andar mais rápido“, mas deve se movimentar poucos semanas depois que a CRC receber o documento.

  • @eduardo_augusto passando pra avisar que cumpri a exigencia e em menos de 1 semana foi aprovado!! Ta na bolinha 7 marrom.

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Antes de mais naa quero agradecer ao portal cidadnia portuguesa e a todos vcs que ajudam as pessoas que buscam pela nacionalidade. Tenho umas dúvidas:

    1 - Em quanto tempo demora para sair o Registo de Portugues (bolinha 7 verde)?

    2 - Posso pedir pra minha advogada (procuradora) de Portugal para pegar o registo e enviar para o Brasil ou meu pai tem que ir em Portugal?

    3 - Assim que sair o registo eu já posso dar entrada no meu pedido de filho?

    Mais uma vez obrigado por todo apoio!

  • @bassili

    1-infelizmente tem demorado meses atualmente…

    2-o assento vira eletronicamente (por e-mail). Se não enviarem vc pode pedir pelo civilonline.

    3-sim saindo o assento você pode dar prosseguimento no seu processo se não for necessário transcrever o casamento. O processo é do seu pai e ele que foi o declarante do seu nascimento? Se for vc pode dar entrada direto sem transcrever casamento

    Boa sorte!

  • @bassili


    Oi, tudo bem?

    Poderia me dizer de quando é o seu processo?

    O meu é de abril de 2021, a advogada esqueceu de me pedir alguns documentos e deu entrada achando que isso já adiantaria... mas uns 2 meses depois eu enviei o que faltava (ainda estava na bolinha 1, não foi exigência), mas até hoje meu processo não saiu da bolinha 2. Vi a exigência do seu e fiquei preocupada, pois a advogada só me solicitou a identidade autenticada.

  • @Catiagq oi tudo bem? Dei entrada em outubro de 2021. Só em março de 2023 que foi para a bolinha 2. Da bolinha 2 andou para a 4 em outubro de 23, com exigencia da identidade capostilada. Cumpri a exiigencia e 1 semana depois foi pra bola 7 marrom, aguardando o assento.

    Consegui ajudar?

  • editado October 2023

    @AlanNogueira obrigado. Sim a cidadania é pro meu pai, e ele que declarou neu nascimento. Espero que por conta da idade avançada, eles priorizem o registo de cidadão português. Então Alan, meu pai, consegue com esse assentamento solciitar o passaporte portugues por uma embaixada no Brasil, ou melhor fazer pela advogada em Portugal?

  • @bassili depois que for expedido o assento de nascimento (equivalente a nossa certidão de nascimento no Brasil) ele pode pedir o passaporte no consulado ou direto em Portugal. O passaporte não pode ser pedido por advogado, tem que ser pessoalmente mesmo.

  • @bassili


    Muito obrigada... isso que estou achando estranho, o meu foi antes e não finalizou ainda, vi outras pessoas de abril de 2023 com o processo finalizado a tempos e o meu na segunda bolinha ainda, acho que mudou em março também para a 2 e depois não andou mais. O do seu pai tem pedido de urgência?

  • editado October 2023

    @CarlosASP Uma dúvida: Com o assento de nascimento, não posso emitir tudo de uma vez ? Cartão de Cidadão e Passaporte numa única visita consular ?

    Realmente preciso me deslocar 2 VEZES até o Consulado mais próximo para 1ª o CC, esperar, e depois voltar pra pedir o PEP ?


    2ª questão: Imagino que portando SOMENTE o assento de nascimento perante o Consulado, não consiga fazer o CC/PEP.

    Pois como vão me identificar ser realmente o TITULAR daquele assento? Aí eu preciso agendar e levar minha identificação nacional, como RG/Passaporte Brasileiro, correto?

  • @jpvecchi

    Depende do consulado.

    Parece que no de Sao Paulo, que atende os estados de SP e MS, pode se pedir o CC e PEP juntos.

    No do Rio, que atende RJ e ES, tem que ir 2x, como visto no link acima.

    Olhe o consulado com jurisdição sobre seu estado:

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/o-consulado/jurisdicao

    Alguns consulados tem as chamadas "permanências consulares", que vão 1x ou 2x ao ano nas cidades maiores de sua área de jurisdição e fazem o procedimento de CC e PEP. Se reside longe dos locais onde tem consulado, veja se há algo mais perto e/ou entre em contato com o consulado de sua área para ter mais informações:

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/permanencias-consulares

    É bom saber de antemão que, em vários consulados no BR, é uma dificuldade enorme conseguir agendar esses serviços. Varia de consulado para consulado; o método de agendar também varia. Muitos tópicos e comentários sobre esse tema aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/consulados

    Sim, tem que levar um documento BR (como RG ou passaporte) válido para provar que é a pessoa. Olhe as instruções do consulado que for, pois elas variam.

  • @CarlosASP obrigado Carlos. Mas antes ele deve transcrever o casamento dele em Portugal? Pois ele casou no Brasil

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.