Localizar assento de batismo de bisavó portuguesa

Pessoal, bom dia!

Venho pedir ajuda para encontrar o assento de batismo de minha bisavó portuguesa. Ela se casou no Brasil, e o único documento que tenho dela é a certidão de casamento. Será que vocês conseguem me ajudar, por favor?

Nome: Arminda dos Anjos Garcia

Data de nascimento: 22/08/1907

Nome do pai: Francisco Antonio Garcia

Nome da mãe: Candida Martins


Minha avó não sabe o local exato de nascimento da Arminda, mas ela diz que é Trás-os-montes. A certidão de casamento que tenho é de breve relato, e não aponta o local de nascimento. Estou tentando pedir ao cartório que verifique no registro se consta mais alguma informação, mas ainda não obtive resposta...

Qualquer ajuda será muito bem-vinda 🙏

Comentários

  • @arthur_azzi

    Arminda: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X6Z-2613

    É de Bragança / Concelho de Mogadouro / Freguesia de Variz

    Não está disponivel online, provavelmente ainda esteja na Conservatória de Morgadouro, entre em contato com eles ou então peça diretamente pelo civilonline Como solicitar certidões pelo civilonline

  • @AlanNogueira nossa Alan, que maravilha! Muito obrigado!

    Vou entrar em contato com eles sim.

    Mas quantas divergências entre o registro de batismo e o de casamento! 😦

  • editado September 2023

    @arthur_azzi divergências em documentos antigos são relativamente comuns, porém avalie a documentação e verifique se esta Arminda é a "sua" Arminda... lembre-se que nao tenho a certidão de casamento para comparar, pesquisei apenas com os poucos dados que informou em seu post. Boa sorte!

  • @AlanNogueira com certeza! Mas a coincidência nos nomes dos pais é muito grande... de qualquer jeito, vou continuar tentando pegar mais informações com o cartório do casamento. Obrigado mais uma vez 🙏

  • @arthur_azzi peça uma certidão em inteiro teor do casamento no cartório

  • editado September 2023

    @arthur_azzi

    Assento 18, ano 1909, freguesia Variz, concelho Mogadouro, distrito Bragança.

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301768 tif 246

    Os pais são de Vilarinho dos Galegos e irmãos (Manuel António, Adolfo Tibério e Abílio Guilherme) são de Travanca, ambas do concelho de Mogadouro.

    Solicitar a certidão pelo CRAV.

  • @AlanNogueira é ela mesma! No próximo arquivo tem a anotação da residência na Av Dr Luis Pereira Barreto, que era o endereço dos meus avós!

  • @Guilherme Moreira @AlanNogueira

    Pessoal, estou revivendo esse tópico para pedir ajuda em entender uma coisa na certidão de baptismo de minha bisavó ( https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301768 tif 246 ).

    O que eu entendi lendo a certidão é que a data de batismo foi 04/10/1909 (logo na primeira linha, "Aos quatro dias do mês de outubro do ano de mil novecentos e nove), mas a data de nascimento foi 23/10/1909 (vinte e três do mês outubro do dito ano).

    Está escrito isso mesmo? Ou eu li errado? 😅

  • @arthur_azzi realmente está escrito desta forma... mas não tem como ter sido batizado antes de nascer... você já pediu certidão deste registro? Como eles enviaram?

  • editado November 2023

    @AlanNogueira pois é, por isso achei estranho!

    Ainda não solicitei a certidão, porque estou aguardando os resultados das pesquisas no Arquivo Nacional, que eu pedi com base no número de registro de estrangeiro, carteira de identidade e CPF (que achei recentemente nuns documentos da minha avó). Minha esperança é que tenha algo referenciando Variz ou Mogadouro, ou até Bragança, só pra ter mais embasamento ainda.

    Uma coisa que reparei agora lendo o registro anterior no livro (#17) e o posterior (#19) é que em ambos o nascimento e o batismo ocorreram no mesmo mês, e a escrita é "do dito mês e ano". Já no registro de minha bisavó aparece escrito "Outubro" no batismo e "Outubro" no nascimento, o que pode indicar que esse segundo outubro deveria ser na verdade setembro. Mas enfim, só conjecturas. Vou aguardar alguma resposta do Arquivo Nacional.

  • editado November 2023

    @arthur_azzi

    Os livros de batismos eram feitos em duplicata. O padre pode ter errado no original, mas também pode ter errado só na duplicata.

    Mas quando um livro de batismos vem inteiro muito arrumadinho, como esse, sempre com a letra de uma mesma pessoa, eu já desconfio que pode ser uma cópia posterior (apesar de valer como "original" pois foi feito sob a supervisão de um juiz). Esse parece ter sido reconstituído; não sei o que aconteceu com o "original" e a "duplicata original" criados em 1909.

    Ao ser "copiado", aumenta a chance de erros.

    Olhei o termo de abertura para o ano de 1909 desse livro (no tif 227) e dá para ver que esse livro foi criado em 1962 (como todos os livros nesse arquivo específico), baseado nos registros originais:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301768

    Você pode fazer uma consulta via CRAV levantando esse ponto e perguntando se é possível checar o texto no "outro" livro de batismos, ou no "original". Nem sempre é.

  • @CarlosASP concordo!

    E sua sugestão também foi boa. Mandei hoje o pedido de pesquisa para o CRAV apontando esse problema. Aviso aqui quando me responderem.

  • editado November 2023

    Atualizando a situação!

    Acabei de receber uma resposta do Arquivo Distrital de Bragança no pedido de pesquisa que fiz via CRAV:

    Informo V.Exª, que de facto é um lapso na data de nascimento, pois não podia ser batizado antes do nascimento. Tendo verificado o assento do duplicado, constam as mesmas datas.

    O Arquivo Distrital de Bragança (ou qualquer outro) não tem competência para alterar, corrigir, ou retificar qualquer documento a pedido do interessado.

    Neste sentido apenas os organismos produtores originais dos documentos podem proceder às ditas alterações, correções, retificações ou averbamentos de informação que entendam por necessário.

    Uma vez que os referidos documentos já se encontram à nossa guarda devem os produtores dos documentos (no caso presente Conservatórias de Registo Civil) solicitar a este Arquivo que o façamos através de comunicação oficial que ficará arquivada e registada em livro próprio como prova da alteração efetuada.

    Como o assento pertence ao concelho de Mogadouro, enviamos o contacto da Conservatória do Registo Civil de Mogadouro.

    Já enviei um e-mail para a conservatória de Mogadouro relatando o caso. Espero ter algum retorno 🙏

  • @arthur_azzi muito bom, acredito que a conservatória deva pedir a retificaçao ao arquivo distrital e a partir daí ficará tudo certo no assento.

  • Oi pessoal! Depois de 4 meses acabei de receber os resultados das buscas do Arquivo Nacional! Tudo o que foi discutido aqui foi confirmado, e não restam mais dúvidas de que a certidão que vcs encontraram ( https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301768 tif 246 ) é de fato da minha bisavó. Ela veio para o Brasil sem a família em 1925, quando tinha 16 anos. Por isso alterou sua idade e passou a dizer que nasceu em 1909!

    Até hoje a conservatória de Mogadouro não respondeu meus e-mails. Eu não insisti por não ter certeza de aquela certidão de batismo era de minha bisavó mesmo. Agora que está confirmado, vou ligar para a Conservatória pedindo a retificação das datas.

    Obrigado gente!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.