Viagem para os EUA com passaporte português

2»

Comentários

  • @jpvecchi

    Sobre as queixas, concordo parcialmente. De fato, o governo Português pouco pode fazer em termos práticos pois o oficial de imigração tem autonomia para tomar a decisão que quiser, mas reclamar gera pressão e no caso de um cidadão da UE duvido que eles poderiam simplesmente sair com um “tô nem aí para vc” escrito em linguagem diplomática.

    Sobre a hipótese que vc trouxe dos brasileiros reclamando de entrevistas de visto superficiais, entendo que não são casos comparáveis. Uma coisa seria um pessoal de um país emergente (Brasil) reclamando que não consegue tirar visto por causa da entrevista. Infelizmente eles dão pouca bola para quem é da linha do Equador “para baixo”.

    Já um caso de um cidadão da união européia, documentado e com visto ESTA válido ser barrado sem um motivo muito forte, entendo que tem um peso diferente e duvido que o escritório de imigração sairia dessa sem ter que dar uma explicação bem documentada de por que decidiu recusar a entrada e fazer o cara tomar um avião de volta. O peso econômico, geopolítico e a quantidade de americanos vivendo na UE nessa hora faz diferença.

    É duro, mas infelizmente o peso é diferente inclusive na hora de eles falarem grosso.

  • Imagino o agente migratório pegando um passaporte japonês e o dono não fala japonês, só fala portugues , A mesma coisa o italiano que não falam a língua nativa , Os agentes devem ficar confusos imaginando que possa ser uma fraude.

    Hoje acredito que eles estão até acostumad a ver essas situações, um amigo disse o brasileiro pode ser qualquer

    ( Austríaco, polonês, portugues , japonês, alemão, italiano ) sem precisar falar a língua deles fluentemente.

  • Minha família está em dúvida sobre renovar o visto americano. Nós já visitamos os EUA com passaporte brasileiro e visto americano. Hoje temos também o passaporte português.

    Alguém aqui já entrou nos EUA com passaporte português depois de já ter entrado com passaporte brasileiro? Ou sabem se é aceito entrar normalmente como se apenas português fosse?

  • editado October 2023

    @GuilhermeAugusto @bunker94 @jpvecchi @ecoutinho @denisebarreira


    Como vocês mesmos já disseram, o oficial de imigração tem muita autonomia para tomar decisões. E embora haja uma "certa verdade" que o chefe do serviço de imigração provavelmente não gostaria de receber uma "bronca" por ter dificultado a entrada de um cidadão europeu, (1) eu não acredito que isso seja um fator de grande importância no cálculo do agente e (2) não é o embaixador de Portugal que vai se envolver num simples caso desses e ligar para o Secretário de Estado (equivalente ao ministro de relações exteriores nos EUA)... de qualquer forma, o inconveniente e a frustração de um plano de viagem são preços altos a pagar só para poder bater no peito e dizer "sou cidadão europeu e quero entrar nos EUA!".

    Então, pensem com cuidado no que pretendem fazer ou recomendar que outros façam... minha sugestão: entrem em contato com o Consulado dos EUA na sua região, ou com a Secretaria de Estado nos EUA e perguntem diretamente. se possível, por escrito. Contact Information and Working Hours - U.S. Embassy & Consulates in Brazil (usembassy.gov)

    Ou procurem informações de fontes confiáveis, com a que eu mencionei anteriormente, no site do governo brasileiro.

  • editado October 2023

    Queria adicionar duas coisas:

    Todo cidadão português pode pedir ESTA, se o ESTA for negado, pode pedir visto que também pode ser negado. Mas com ESTA ou com visto, pode pegar um avião e pedir entrada nos EUA, e essa entrada pode ser negada. Não faz sentido pedir visto americano no passaporte brasileiro para quem tem passaporte português, a não ser que queira ficar entre 3 e 6 meses, fazer parte do global entry, ou se já tiver viajado praquela listinha de países que te impedem de conseguir ESTA.

    Dito isso, é completamente razoável que o oficial de imigraćão peća para ver o passaporte brasileiro. Ele contém de alguma forma nosso histórico de viagens e pode servir para determinar uma série de coisas, como por exemplo se você já viajou para algum dos países da listinha que impedem você de ter o ESTA. Não faz nenhum sentido escondê-lo do oficial de imigraćão (a não ser que você não esteja com ele).

  • editado November 2023

    @AndreAAlmeida Sobre a questão de " ficar mais tempo que os 90 dias do ESTA " e uso do Global Entry - GE, minha opinião pessoal:

    Gasto desnecessário e perda de tempo com muito mais burocracia.

    Além da necessidade de obter o visto americano, você tem que dar mais 1001 detalhes de sua vida pessoal para o sistema do CBP, além de pagar mais uma vez, quantia de 100 dólares, por mera " vaidade " de furar uma filazinha para usar uns quiosques automáticos. SENDO que o próprio quiosque, caso detecte algo " estranho ", te enviar ao agente de fronteiras.

    Só que muitas pessoas esquecem que, 1º: mesmo que tenha teu visto aprovado(que já é uma baita burocracia), a inscrição no GE não garante a aprovação, assim corre risco de perder 100 USD.

    " Quebrará " ainda mais os usos de seus " dados pessoais " como CPF, CNH ou RG, até mesmo características físicas( cor de olhos, altura etc ) para o Governo Americano ficar te vigiando, de OLHO em você. Além de mais uma ENTREVISTA no momento de chegada aos EUA.


    Sobre a necessidade de ficar um prazo superior a 90 dias, onde o ESTA já resolve 99% das necessidades de um passageiro comum, estranha-me muito o fato da pessoa ter até mesmo, RECURSOS FINANCEIROS para ficar 6 meses até 1 ano(sim, o visto B1/B2 permite-lhe a solicitar uma extensão por mais 6 meses, desde que APROVADA pelo DHS).

    Quem que vai fazer TURISMO precisa ficar acima de 90 dias e até estender por 1 ano ???? Haja grana.

    A não ser que a pessoa tenha " outro propósito " neste tipo de solicitação!

  • @jpvecchi concordo em gênero, número e grau! Só coloquei esses casos para exemplificar as (raras) situaćões que tornariam o visto uma općão mais atrativa que o ESTA. Se alguém vai aos EUA todo mês a trabalho (global entry pode valer aqui), vai cuidar de algum parente doente nos EUA ou pensa em visitar algum dos países daquela listinha, o visto é uma općão que pode ser considerada.

    Mas para a esmagadora maioria das viagens, o ESTA é mais do que suficiente.

  • editado November 2023

    Aos que tinham dúvidas sobre os procedimentos adotados em países como os EUA à duplos cidadãos ou que tenham mais de 2 nacionalidades:

    O próprio site do DHS pergunta se o aplicante do ESTA possui, ou já possuiu alguma outra Nacionalidade.

    Inclusive o país e local de seu nascimento!

    Aí já não acho que seria " bacana " omitir a informação da Nacionalidade Brasileira. Mesmo quem possa ter renunciado à sua!

  • texasladytexaslady Beta
    editado November 2023

    @GuilhermeAugusto ,

    não tem como entrar como se português fosse. No seu passaporte português tem a sua naturalidade: BRASIL. O oficial de imigração está cumprindo o dever dele, e é obrigação dele checar e fazer as perguntas que julgar pertinente. Todos os dias pessoas de todo mundo entram nos Estados Unidos sem a intenção de retornar, mesmo com visto americano em dia.

    Mas não tem porque uma pessoa que tem direito a pedir o ESTA sentir receio de usar esta prerrogativa. Honestidade e coerência é o que conta mais na hora de falar com o oficial de imigração. Respostas simples e diretas são a melhor opção. No seu caso por exemplo é tão simples no caso de ser perguntado porque não está viajando com o passaporte brasileiro. As respostas poderiam ser decidimos vir de última hora, queríamos economizar com os gastos de visto para toda a família para podermos gastar mais aqui ou a fila de espera para agendamento para o visto americano está muito longa, etc... Não haverá motivo para a entrada ser negada a não ser que outra coisa como impeditivo, que podem ser inúmeros, como já haver ultrapassado o período de estadia aqui no passado, pouco dinheiro, e tantas outras mas principalmente a incoerência nas respostas. É o que eles estão mais treinados para fazer, ou seja fazer você cair em contradição. Mas tudo isso tanto com ESTA ou outro visto americano é o mesmo procedimento.

    Vou contar aqui a experiência de uma brasileira, casada com americano que tinha o green card. Ela estava voltando do Brasil com o filho, americano depois de uma viagem de 20 dias apenas no Brasil. O oficial de imigração pegou o green card e perguntou você ainda está casada? Um pergunta que só necessitaria como resposta "sim estou". Mas ela quiz fazer uma gracinha e disse "não sei, só vou saber quando chegar em casa", pensando claro que tudo ia ficar mais relaxado, o oficial ia achar engraçado. Ele não fez mais nenhum comentário só a encaminhou para a salinha. Ela ficou lá 6 horas, até que eles conseguiram contatar o marido e ela foi liberada.

    Então não se preocupe venha com o ESTA, é uma opção que você tem.

  • Pessoal, uma questão.

    Tenho visto americano, com alguns anos de validade ainda pela frente. Quando o requeri, não falei nada em nacionalidade portuguesa, até porque não a tinha.

    Ao sair a nacionalidade, o visto anteriormente existente, no passaporte brasileiro, continua valendo? Ou devo tirar outro?

  • @Sergio76 pode continuar usando o visto normalmente até o vencimento!

  • @Sergio76 Simples: visto venceu, passe a utilizar o ESTA pelo passaporte PRT.

    O fato de você ter o passaporte europeu não tem haver com a expiração do visto no passaporte BRLZ.

    Ele vence e você terá que renová-lo(caso queira) ou utilizar o PRT com ESTA!

  • editado November 2023

    @texaslady Também devo concordar com você, em N°, gênero e grau.

    Esta questão do oficial do CBP " exigir " a apresentação do passaporte brasileiro justamente se deve aos fatores anteriormente mencionados.

    Mesmo com a atribuição LEGÍTIMA da Nacionalidade Portuguesa, tua " naturalidade " não muda. Independente de quantas Nacionalidades você tiver. Italiana, Portuguesa, Americana, Britânica... Não importa.

    Sua "naturalidade"( que é o país/local de NASCIMENTO) será sempre Brasil.

    Faz todo sentido o oficial de imigração questionar e talvez, solicitar o passaporte brasileiro junto.

    Até pq no meu último comentário, ao preencher a solicitação ESTA, eles perguntam 2 coisas:

    " É NACIONAL/CIDADÃO DE ALGUM OUTRO PAÍS? JÁ FOI NACIONAL/CIDADÃO DE ALGUM OUTRO PAÍS ANTERIORMENTE ?

    Pode até tentar " omitir " esta informação. Mas é um risco grande. No passaporte PRT estará seu local de nascimento BRASIL

    E mesmo que a pessoa abdique da Nacionalidade Brasileira, como o local de nascimento é o Brasil, podem SIM QUESTIONAR!

  • @texaslady @jpvecchi Agradeço pelas infos que postaram.

    O receio da minha família era mesmo se o fato de sermos brasileiros mantivesse a exigência do visto americano para entrar nos EUA, apesar de termos a nacionalidade portuguesa. Ou seja, que a exigência do visto por sermos brasileiros eliminasse o direito ao ESTA por sermos portugueses. Afinal, não deixamos de ser brasileiros após o reconhecimento da nacionalidade portuguesa.

    Mas como é possível comunicar a Imigração Americana sobre a dupla nacionalidade antecipadamente ao pedir o ESTA, me parece mais tranquilo. No nosso caso as viagens anteriores foram turísticas, com tudo certinho. Nosso receio era mesmo apenas pela questão "burocrática", não pelo contexto da viagem.

  • editado November 2023

    @GuilhermeAugusto Não há de quê!

    Como disse anteriormente, na própria plataforma do ESTA, perguntam se já foi ou é nacional de uma 2ª ou mais, nacionalidades.

    Basta responder sem mentir ou omitir, que estará tudo OK!

    Quem não faz o devido preenchimento, corre bastante risco, pois o agente tem acesso aos dados governamentais e buscas pela internet.

    Além do próprio passaporte, seja qual país for, " denunciar você " quanto ao local de nascimento!


    Aqui são 2 exemplos como fica o " Birth of Place " local de nascimento em seus passaportes:

    O mesmo constará em nossos passaportes portugueses, etc:


  • Como fazer quem tem visto americano no passaporte brasileiro e ESTA no PEP?

    É o caso da minha mãe; entrou a vida inteira nos EUA com o passaporte brasileiro + visto , mas a partir desse ano tem o PEP.

    Eu fiz o ESTA dela no PEP e foi aprovado mas estou na dúvida com qual ela deve entrar lá (ou se mostra os dois). Ela vai dia 23/12

  • @leonardocouto Estranha-me o fato de terem " aprovado " o ESTA para o PEP. Pois o visto americano, desde que válido, é muito mais " abrangente " que o ESTA. Como se passasse mais " confiança " que o próprio ESTA. Não era pro sistema ter " aprovado " em teoria pois o mesmo faria uma " varredura " e identificaria o visto válido para sua mãe.


    Bem... mas já que tal fato ocorreu, levaria os 2. Passaporte brasileiro válido e visto também válido + PEP com o ESTA.

    Lembrando que... tanto o visto quanto o passaporte BRLZ tem que estar válidos.

    Ex: meu pai tem visto até 2027, mas o passaporte venceu em 2020. Portanto ele tem que levar 2, sendo um novo, + o do visto.

  • editado November 2023

    A informação de outra nacionalidade/passaporte no formulario serve também para eles saberem se alguma vez a pessoa que pede o ESTA ficou além do tempo, levou penaldiades ou banimento com o passaporte da outra nacionalidade, pois com um novo passaporte de outro país, poderia "facilmente" dar a volta nas penalidades. Então não escondam a informação.

    Sobre o oficial pedir passaporte brasileiro pra quem mostrou o Português, apesar de não sermos obrigados a andar com um dois, entendo que, se estiver com o BR e for pedido (o que acho difícil acontecer), mostraria, ainda mais se estiver saindo do Brasil (o passaporte brasileiro estaria em branco, sem nenhum carimbo brasileiro). Não de motivos para o agente de imigração se chatear.

  • editado November 2023

    @Blackfyre Concordo.

    Apesar de não ser um "requisito", a solicitação do 2° passaporte por parte do agente do CBP deve ser prontamente atendida.

    Você tentar " discutir " com o oficial só vai dificultar a vida e levantar ainda mais " dúvidas " sobre o propósito de sua viagem.

    Os duplo cidadãos aqui no fórum devem ter esta consciência de resolver da melhor forma um cenário como este.

    Faça tudo objetivamente que o agente de fronteira solicitar. Respondendo às perguntas, de forma simples e direta.

    Caso PEÇAM o 2° passaporte, façam de imediato. Representar algum sentimento de "resistência" vai prolongar ainda mais os procedimentos de " triagem " sobre você.


    LEMBRANDO: eles detém a palavra final sobre autorizar ou não a pessoa entrar em seu país!

    O passaporte não é " só " um documento de viagem, como também uma PROVA de NACIONALIDADE e IDENTIFICAÇÃO perante autoridades estrangeiras.

  • @Blackfyre Talvez as pessoas tenham "receio" de levar o passaporte BRLZ pois este exige o visto americano estampado.

    Honestamente, jamais vi qualquer tipo de situação em que um brasileiro levou o passaporte BRLZ e de outra nacionalidade portando o ESTA, ser barrado. Num cenário hipotético em que o agente, mesmo tendo em suas mãos um passaporte elegível com o ESTA, EXIGIR um visto no passaporte brasileiro também.

    Por algum motivo, você tem direito de fazer uso do que mais " abre as fronteiras " facilmente.

  • @jpvecchi tu tens razão, mesmo com ESTA não é garantia de entrada, se o oficial se chatear e quiser te apertar ele te leva pra salinha e nega entrada, pode acontecer, porém acredito que isso seja algo excepcional

    Exigir visto quando se tem o passaporte português e ESTA seria algo descabido, somos binacionais, podemos usar o que mais nos apetecer, tá errado isso, eu tentaria falar com jeito com o agente..

  • @Blackfyre Agora, por cada nação ser soberana, há certos riscos.

    Porque ? Simplesmente podem alterar as leis impondo certas restrições.

    Um documento aberto que estava lendo sobre o assunto no site do governo americano, constava que mesmo que um cidadão tivesse passaporte de qualquer um dos países " VWP" = programa de isenção de vistos, tivesse também a Nacionalidade de certos países com histórico de terrorismo e ações extremistas, como Sudão, Somália, Iraque, Irã, Afeganistão, etc... estes NÃO SÃO ELEGÍVEIS a fazer jus do ESTA.

    Um Iraquiano que fosse radicado na França por exemplo, tivesse o passaporte( digo por Nacionalidade ) Francês e do Iraque, ele AINDA ASSIM teria que fazer uma ENTREVISTA em um posto consular ou embaixada dos EUA.


    Talvez, suposição minha apenas, muitos brasileiros fizerem uso INDEVIDO do passaporte europeu, seja qual for... Italiano, Francês, Espanhol ou mesmo Português, os duplo cidadãos brasileiros-europeus, poderiam ser SANCIONADOS por alguma lei vindoura a ser aprovada nos EUA.

    Dentre as alegações, " imigração irregular " ...


    Esperamos que NÃO, até pq, não se compara atividades terroristas ou extremistas, com imigração ilegal. Mas existe esta " janela " de possibilidade futura.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.