Viagem para os EUA com passaporte português
denisebarreira
Member
Boa tarde,
Alguém consegue me informar se para viajar para os EUA, basta eu apresentar meu passaporte português na saída e entrada do Brasil e EUA, não sendo necessário apresentar os dois passaportes. Tenho dupla cidadania, porém, não tenho o passaporte brasileiro tenho somente o de Portugal.
Gostaria também de saber se no caso de viagem para os EUA, não será necessário visto viajando com o passaporte português, bastando apenas um documento junto ao departamento de imigração dos EUA. Alguém sabe me informar alguma coisa sobre esse assunto?
Muito obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@denisebarreira se você for viajar para o Estados Unidos como cidadã portuguesa, você precisa de uma autorização eletrônica (ESTA) antes de embarcar. Nesse caso, use apenas o seu passaporte português para entrar e sair. Se você apresentar um passaporte brasileiro, eles podem te exigir um visto.
Essa autorização você obtém pela internet, precisa aplicar e preencher os formulários necessários, pagar as taxas, etc...
Pelo que me lembro. Não é possível entrar e sair do Brasil. Sendo brasileiro. Com passaporte de outro país.
tinha uma normativa da PRF que exigia o documento brasileiro obrigatório.
Sobre o ESTA. Fiz ontem. Foi Usd 21. E chegou a confirmação em 20 minutos no e-mail.
Foi rápido. E prático.
@leonardocouto @LeoSantos @denisebarreira
Pessoal, 3 segundos de pesquisa no Google 😁
Informação oficial do governo: Dupla nacionalidade: posso usar o outro passaporte, diferente do brasileiro? — Polícia Federal (www.gov.br)
@denisebarreira ,
só esteja ciente que poderá ficar no máximo 90 dias nos EUA e não poderá pedir extenção. E irá passar pela imigração americana da mesma forma.
@eduardo_augusto ,
estive estes dias pesquisando sobre isso para minha cunhada, que é brasileira e o passaporte brasileiro venceu a muitos anos. Ela tem a dupla cidadania americana e brasileira, mas perdeu o RG. Iria ao Brasil por apenas uma semana e portanto não teria tempo de tirar o Rg lá. Pelo texto do link acima, será que ela teria problema para embarcar de voltar sem o RG?
@texaslady , como ela tem cidadania americana e brasileira, sobre as questões da documentação brasileira, ela pode comparecer a um Consulado Geral do Brasil mais próximo e solicitar um novo passaporte!
@jpvecchi ,
sim sabemos disso. Mas agora não dá para tirar o passaporte sem a quitação eleitoral e isso levaria algum tempo de 1 a 2 semanas. e a viagem seria agora no dia 25. Mesmo o passaporte com validade de 1 ano teria que apresentar uma certidão no lugar da quitação eleitoral, mas eles levam 10 dias para emitir esta certidão. Alias para quem não está sabendo a partir de 2024 não se tira passaporte sem o CPF regular. A partir de 2024 o CPF será documento obrigatório. Enfim a gente te sempre que manter toda a documentação em dia para não se encontrar nestas situações.
Pessoal me desculpe por sair do tema do fórum.
@texaslady
nao posso afirmar nada, mas pelo que eu apurei, se sua irma entrar no Brasil apenas com o passaporte americano, ou seja, sem se identificar Como Brasileira, ela será considerada turista, só poderá ficar no Brasil por 90 Dias, nao podera exercer atividade remunerada, etc
antigamente o Brasil praticava o principio da reciprocidade, exigia visto para os nacionais de paises que exigiam visto dos brasileiros. Nao sei se ainda se aplica, ou seja, nao sei se ela precisaria de um visto para entrar no Brasil. Tenho a impressao que o Brasil nao exige mais visto dos americanos, mas nao tenho certeza.
@eduardo_augusto
Desde o começo desse ano voltou a aplicar a reciprocidade, ou seja, cidadãos americanos precisam de visto para visitar o Brasil.
Se a pessoa tem cidadania americana e brasileira, melhor entrar e sair do Brasil com documento brasileiro (para entrar eu tentaria até passaporte vencido e depois tentaria emitir um novo pedindo emergencia para poder sair), pq senão periga ter a entrada no país negada pela imigração
https://g1.globo.com/google/amp/turismo-e-viagem/noticia/2023/03/14/volta-da-exigencia-de-visto-para-americanos-no-brasil-associacoes-do-setor-veem-risco-de-impactar-o-turismo.ghtml
@ecoutinho ,
na verdade o Brasil voltará a exigir o visto a partir do dia 10 fr janeiro de 2024. Era pra ser a partir de 1 de outubro de 2023, mas foi prorrogado.
@texaslady
Obrigado por corrigir. Eu sabia que haviam retomado a reciprocidade, mas não sabia que havia um “prazo de carência”.
Eu tenho uma dúvida sobre o mesmo assunto dessa discussão, "viagem aos EUA com passaporte português", mas que difere um pouco da pergunta original.
Eu já sabia que o passaporte português dá direito de entrada nos EUA como turista sem a necessidade do visto americano, que é exigido para o passaporte brasileito. E, graças ao que disseram aqui, fiquei sabendo que precisa apenas da tal da autorização eletrônica 'ESTA'.
Mas, há muitos anos atrás o meu tio contou que, apesar de podermos entrar nos EUA com o passporte português sem visto, se você viaja do Brasil para os EUA, e com esse nosso jeito e sotaque claramente brasileiro e não português, os americanos implicam e complicam sua entrada, te levam pra salinha, fazem um monte de perguntas, acham que houve algum tipo de fraude, e, podem até acabar não deixando você entrar. Mas já viajando de Portugal para os EUA, e entrando com o passaporte português, não teria esse problema.
Eu sei que isso era verdade no passado porque meu tio passou na pele por isso, mas, como disse, isso aconteceu há alguns anos atrás, creio que mais de 8 anos. Será que hoje ainda é assim? Ou será que hoje em dia se eu viajar do Brasil para os EUA e apresentar o passaporte português, não terei nenhum problema para entrar?
@PedroGaspar ,
Difícil responder a sua pergunta. O fato é que passando pela imigração americana, isso pode perfeitamente acontecer. Se o oficial desconfiar por algum motivo que você não veio apenas para turismo pode mesmo complicar. Mas se a pessoa está com tudo mais OK, dinheiro suficiente, local para ficar etc eles não vão impedir de entrar. Tem que estar preparado para as perguntas, demonstrando calma e honestidade nas respostas e não deixando margem para acreditarem que a pessoa não vai voltar. Tem que ter uma explicação boa para não estar usando o passaporte brasileiro, que seria mais vantajoso para a viagem do turista. Com certeza se a pessoa for levada para asalinha eles vão querer ter certeza do porque a pessoa não renovou o visto americano e/ou o passaporte brasileiro.
@PedroGaspar sinceramente, não dá pra generalizar dessa forma, falar que é assim ou assado.
Os aeroportos internacionais do Estados Unidos são GIGANTESCOS deve ter literalmente milhares de agentes de imigração neles, e cada agente desses pode agir de maneira subjetiva.
O que precisa ficar entendido é que o passaporte europeu NÃO DÁ DIREITO a entrar nos EUA por si só, você só dispensa o visto e vai por uma via mais rápida (ESTA).
Voce ainda precisará passar pela imigração, e lá se o agente desconfiar de você de alguma forma ele vai te entrevistar, e você precisa sempre estar pronto para comprovar que cumpre todos os requisitos, não causará nenhum problema e principalmente que sairá do país ao final do período.
Em relação ao passaporte português, se o agente desconfiar, por exemplo, que você só tirou o mesmo para entrar nos EUA, você terá problemas, certamente. Esteja sempre preparado para apresentar as justificativas necessárias, o passaporte português ajuda a diminuir a burocracia, porém não é um passe mágico que garante entrada livre. Sair de Portugal ou do Brasil, não vai mudar nada sobre o viajante.
@PedroGaspar Como os colegas do fórum responderam, e reitero: Os critérios são altamente subjetivos.
Te indagarem porque " está saindo do Brasil com passaporte português e claramente sotaque brasileiro " não é regra, mas questionável.
Claro que, nada te impede de utilizar o passaporte luso para adentrar aos EUA só com o ESTA, mas a entrevista pelo oficial do CBP é discricionária para qualquer Nacional de qualquer país do mundo.
Ou seja: As perguntas que farão para um cidadão brasileiro com um visto estampado, podem ser as mesmas para um Britânico ou Japonês!
Agora, barrar só porque você tem o passaporte europeu, saindo do Brasil, não acho plausível. Teria que haver algum motivo para o agente suspeitar.
Já vi um caso raro em que, a pessoa saiu do Brasil com passaporte Italiano, e na alfandega, apesar de ter apresentado o documento " vermelho ", pediram também o passaporte brasileiro para confirmar que era um DUPLO CIDADÃO, apenas! Nada além disto!
@jpvecchi, e se nesse seu exemplo, o viajante, duplo cidadão, não estivesse com seu passaporte brasileiro? Ficaria impedido de sair? Brasileiro que possui dupla nacionalidade não pode sair do Brasil munido somente do passaporte Europeu?
@Eduardo Alvim pelo meu entendimento da normativa da PRF não pode. Tem que ter um documento brasileiro válido.
se não tem. Não passa. Tem que voltar. E fazer um documento válido. De emergência.
@leonamramos, sua colocação me fez pesquisar pelo assunto diretamente no site da Polícia Federal, e é isso mesmo. Mas pode ser apenas o RG:
Só achei "besta" não aceitarem outro documento oficial (CNH, OAB/CREA/CAU, etc).
@Eduardo Alvim @leonardocouto @jpvecchi
Nessa normativa que o colega postou, pelo que entendi não fica impedido de entrar o sair, porém o registo é feito como estrangeiro (aplicando-se portanto as regras pertinentes a estrangeiros).
@Eduardo Alvim
o motivo de não aceitarem CNH, OAB e etc. é que um estrangeiro também pode usar/ter estes documentos.
Só a identidade (rg) prova que é brasileiro (passaporte também).
O estrangeiro que vive aqui tem uma “cédula de identidade de estrangeiro.
Muito obrigado a todos pelas respostas!
@PedroGaspar em maio/2023 fui para os EEUU, entrei pelo aeroporto de Fort Lauderdale, FL.
Apresentei o meu passaporte português para a agente de imigração, ela colocou o passaporte no scanner, pediu o ESTA, coletou as minhas impressões digitais e tirou uma foto.
Não perguntou nada, apenas disse: "Welcome to USA!".
Obrigado pelo relato @AFFBORJA!
Mas você saiu do Brasil, né?
@jpvecchi @PedroGaspar Aconteceu com a minha cunhada! Ela, portuguêsa, no Brasil desde criança, viajando aos EUA com os filhos já adultos, o cara implicou com ela que queria ver o passaporte brasileiro. Como ela não falava inglês, meus sobrinhos alegaram que ela só tinha o português, e o gringo teimando. Aí o gringo falou: posso abrir toda a bagagem e se eu achar o passaporte brasileiro... Eles disseram fique à vontade. Aí o gringo aceitou.
@ALMIR CARDOSO Nossa!
Quanta ignorância e prepotência por parte de um agente, ao meu ver, mal preparado para lidar com este tipo de siutação!
Claro que cada caso é um caso, mas em minha humilde opinião(não posso opinar sobre questões de procedimentos imigratórios e de interesse na segurança nacional dos EUA) é muita arrogância só porque a pessoa teve um voo de origem do Brasil para os EUA, exigir um documento brasileiro.
Ele tem as informações no sistema, basta consultar o documento de viagem, que verá se é LEGÍTIMO ou não.
Para mim, um certo " preconceito " por conta do grande número de brasileiros que por lá moram, sejam irregulares ou não!
Já escutei caso em que o agente teria dito: " Se você trabalha e paga impostos no Brasil, seu documento e VISTO devem ter origem do Brasil "
Mas de toda forma, não generalizo, pois acredito que boa parte de agentes imigratórios no mundo( não só nos EUA ) sejam cordiais em qualquer situação que enfrentem!
@ALMIR CARDOSO Para ser honesto, não sei o que faria numa situação destas.
Talvez, eu levasse os 2 passaportes, brasileiro e europeu, só para justificar que sou cidadão com dupla cidadania.
Mas caso ele exigisse algum tipo de visto no passaporte brasileiro, aí já não sei qual seria minha resposta ou reação na hora.
Pois não se justifica tal coisa. Se eu possuo 2 nacionalidades, válidas e autênticas por autoridades dos 2 países, mesmo que um, os EUA exijam o visto, e o outro não, direito meu de utilizar o melhor passaporte para adentrar em qualquer nação que seja mais fácil.
Talvez tentasse insistir com o ESTA e o documento português.
Mas, claro, a decisão final é sempre do agente. Mas que é um absurdo, isto é!
Eu faria exatamente o que os filhos dela fizeram: trucaria o oficial.
Por mais que o agente de imigração tenha autoridade para deixar entrar ou não quem ele bem entender, barrar a entrada de um cidadão europeu com toda documentação regular pode causar um constrangimento razoável se a pessoa barrada fizer uma reclamação via consulado do seu país (Portugal).
Por mais que os americanos sejam arrogantes, ninguém quer ter que dar explicação para o chefe ser lembrado como o cara que fez o departamento ter que dar explicação para algum burocrata por conta de reclamação da embaixada.
@ecoutinho Sim.
Neste caso, o único documento que você usaria para embarcar do Brasil seria o RG válido. Porque se não cai como se fosse " estrangeiro " apenas o passaporte de Portugal.
De qualquer maneira, também seria uma " boa estratégia ".
Afinal, até onde eu saiba, o RG é um documento oficial do Brasil e válido apenas em Território Nacional(exceção de outros países do Mercosul e seus afiliados), onde acredito que nenhum oficial dos EUA saiba o que se trata.
Chegando por lá, só o passaporte PT mesmo!
@ecoutinho Sobre a questão de " reclamação via consulado/embaixada ", posso estar enganado, mas pouco efeito " prático " isto produz.
Fosse assim, os solicitantes brasileiros de visto, fariam várias queixas contra o Estado Estrangeiro( EUA no caso ) por várias entrevistas superficiais com negativa.
Você faz a reclamação no Consulado/Embaixada dos EUA por não terem deixado entrar com passaporte PT pois " você não portava na hora, o outro BR ".
No máximo que vão fazer é soltar " uma nota " pelo órgão de assessoria de imprensa deles!
Então... é complexo