Ajuda para achar batismo ou certidão de nascimento do bisavô

Olá, estou a procura do registro de batismo do meu bisavô. A única coisa que tenho é a certidão de óbito.

nela consta seu nome, idade de falecimento, nome do pai e ano de falecimento, então fiz as contas para saber o ano de nascimento.


nome: Antonio Monteiro

nome do pai: Jose Maria Monteiro

nome da mãe: está mãe ignorada

ano de nascimento: 1896

local de nascimento: beira alta Portugal

ja achei os registros de Paroquia, mas não acho beira alta e não tenho mais informações.


alguém consegue me ajudar? Me dar uma luz ?

«1

Comentários

  • editado September 2023

    @Lays imagino que esteja falando deste obito: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFJ-VWJ1?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZP-F13T&action=view

    Porém sao muitos homônimos, por favor forneça mais dados como por exemplo nome da esposa e filhos do Antonio Monteiro, local onde viveu etc

  • @AlanNogueira infelizmente não tenho. Única coisa que tenho são essas informações. Que consegui pela certidão de obito.

    inclusive na certidão so tem o nome do pai, mãe esta como “mãe ignorada”.


    nome da esposa era: anezia Ramos

    filhos: Armando Monteiro e Lúcia Monteiro Mendonça (minha avó)

    em Portugal vi que era de beira alta aqui no BR, vi que vivia em São Paulo na saúde.


    isso é tudo que sei

  • editado September 2023

    @Lays

    Filhos do casal:

    Jose Nascimento https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSCZ-99S3-R?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZW-SDSC&action=view

    Armando: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS8W-FNKS?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XCY-XP7N&action=view

    os pais dele aparecem como "José Monteiro" e "Maria Monteiro". No óbito mencionaram apenas o pai como "José Maria Monteiro" e mãe ignorada, porém é preciso investigar se o nome do pai era esse mesmo... pode ser que quando perguntaram o nome dos pais do falecido tenham dito "José e Maria Monteiro" e o escrevente entendeu "José Maria Monteiro"....

    São nomes muito comuns, que geram muitos homonimos.

    Minha sugestão é que procure pelo casamento civil e religioso de Antonio Monteiro e Anézia Ramos na região da saúde e peça inteiro teor e se possível o desarquivamento do processo de habilitação de casmento (documentos que os noivos apresentaram para casar), pode ter boas pistas.

    =================

    Registro de estrangeiro de Gloria Maria Valente: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9NT-1K71?i=698&cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQKDR-L2WP irmã de Anezia.

    Anezia também era portuguesa?

  • @Lays

    Gloria Maria Valente faleceu em SP, https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDL-RS1R-R?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZY-43MM&action=view consta no óbito que ela era natural de Porto d´Ovelha, Porto, Portugal.

    Gloria https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1184880 imagem m0187.tif (Porto de Ovelha, Almeida, Guarda)

    Suponho que seja mais velha que Anezia, considerando a data de nascimento dos filhos de Anezia no Brasil... os livros desta freguesia só estão on line até 1895, se for busca-la sugiro que contacte o Arquivo distrital através do CRAV ou a Conservatória de Registro Civil de Almeida. https://tombo.pt/f/ald23

  • @AlanNogueira eu acho que esse primeiro filho não era deles. Talvez de um casal que tenha o mesmo nome, pois nunca soubemos da existência. Sabemos do armando e da lucia (que era minha avó) .


    o meu bisavô o Antônio era Português e minha bisavó escrava até aonde sei, negra e brasileira. Não era portuguesa, então esse registro de irmã portuguesa também acho que não e dela.


    amanhã mesmo entrarei em contato com o cartório, e isso que falou dos nomes filiação creio que esteja correto mesmo. Agora e nos apegar nas datas que temos, pra achar esses documentos né?

  • editado September 2023

    @Lays acredite muitas histórias contadas pela familia não são verdadeiras. E nem todas as histórias são contadas ou chegam até a gente. Não é incomum em busca genealógica encontrarmos irmãos que "ninguem conhece", as vezes são crianças que morreram ainda na infância ou pessoas que não tinham relacionamento com o seu ramo familiar por qualquer motivo. Note que José nascimento e Armando tem os mesmos pais e os mesmos avós maternos e paternos, não tem como ser "outra familia", são comprovadamente irmãos.

    O mesmo digo em relação a Anésia... muito dificil não ser irmã de Glória (portuguesa) e muito improvável que tenha sido escrava (até pode ser descendente de escravos, mas certamente nasceu após a abolição da escravatura considerando a data de nascimento dos filhos 1933, 1941 e sua idade fértil média... a Lei do Ventre Livre é de 1871 e a abolição da escratura em 1888, cronologicamente não faz sentido dizer que foi escrava). Tem mais, duas filhas de Julio Afonso e Filomena diferentes? Dificil ter dois casais com os mesmos nomes sendo tão especificos assim... sugiro que busque essas informações se guiando pelos documentos, e não pelas histórias contadas pela familia, que nao parecem bater com as idades e acontecimentos históricos...

    No seu lugar eu iria atrás da documentação de Anezia (començando por Portugal)... ela pode até ter nascido no Brasil, mas certamente é filha dos portugueses Julio Affonso e Filomena Valente!

    Esse outro Julio Affonso pode ser seu parente tbm https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9Z4-94MK?i=608&cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQVSN-QVQC mas o nome da mae esta diferente (filho Anna Valente e Julio Affonso), talvez um primo ou meio irmão que também veio ao Brasil.

  • @AlanNogueira agradeço imensamente sua ajuda nas pesquisas.

    sobre Anezia, tenho quase 99%!de certeza que foi escrava, tenho fotos dela, porém so tenho foto data de nascimento e data de falecimento dela, que foi o mesmo ano do meu bisavô.

    vou mostrar esses resultados pra minha mãe, e amanhã vou ligar no cartório pra tentar o desarquivamento dos DOCs de casamento.


    mas vou conseguirC e assim que conseguir te aviso aqui Kk

  • editado September 2023

    @Lays veja sim depois nos conte. Mas se nasceu no mesmo ano que ele (1896) não tem como ter sido escrava já que não haviam escravos no Brasil desde 1888… e nao faz sentido ter nascido antes, por exemplo se tivesse nascido em 1888 teria 53 anos de idade na data do nascimento do filho (1841)…

  • @Lays

    @AlanNogueira , concordo com você que a partir da Abolição, não havia mais escravidão legal no Brasil. Mas isso não significa que a escravidão tenha acabado imediatamente. Não havia televisão, não havia rádio, só havia jornais e olhe lá... não tenho dúvida de que em muitas fazendas, especialmente mais afastadas dos centros urbanos e até das grandes propriedades, muitos negros continuaram vivendo como se escravos fossem. Ora, sabemos que até hoje existem pessoas que vivem em condições análogas à escravidão.

    Talvez a parente da @Lays não fosse "formalmente" escrava, mas pode ser que que ela se visse assim, ou que a família tenha recebido a história assim. Como você mesmo disso, muitas histórias não são verdadeiras. Mas também não são mentiras. São versões. Ou no linguajar da moda, "narrativas."

    Por outro lado, você tem já mais experiência nessa análise de documentos, então minha sugestão é que a @Lays siga o caminho que você abriu para continuar a pesquisa da família dela.

  • editado September 2023

    @eduardo_augusto sim, claro que “tudo é possível” mas diante dos documentos me parece pouco provável essa hipótese, tanto pelo critério cronológico que afasta essa situação, mas não só. Veja que a suposta irmã portuguesa Glória tem os mesmos pais e os nomes deles não são comuns (Júlio Afonso e Filomena Valente) então não me parece se tratar de homônimos… Glória tbm foi viver em São Paulo… Antônio Monteiro (esposo de Anezia) seria de “beira alta” que como sabemos é uma província histórica que corresponde mais ou menos a região de Viseu e Guarda (de onde veio Glória) então são muitos elementos q me fazem crer que Anezia descende do mesmo casal de portugueses e não de escravos brasileiros. Ela pode ter sido “escrava” (informal) deste casal e adotado seus nomes como sendo seus pais? A escravidão demorou um pouco mais para acabar nos interiores mas a lei do ventre livre é de 1871 e a família era de São Paulo Capital, Saúde… Até pode ter acontecido isso… mas como disse, são situações que a @Lays deve investigar de mente aberta para não deixar escapar a verdade com base nas “narrativas” da família!

  • @AlanNogueira verdade. Não, o ano que sei é o de falecimento, que foi 1953. O de nascimento preciso ver aqui.. mas realmente pelas contas não faz sentido.

    deixa eu tirar uma dúvida, tem registros de batismo de beira alta em algum lugar? Porque os registros de Paroquia que achei, não achei beira alta. Fiquei confusa @AlanNogueira

  • @AlanNogueira você que é bom em achar registros, acharia o de nascimento da minha avó?


    nome: Lucia Monteiro

    nascida: 16 de janeiro 1937

    os pais Antonio Monteiro e Anezia Ramos

    mela era irmã do armando Monteiro E do José nascimento

  • editado September 2023

    @Lays Beira Alta não é uma Freguesia, é uma região. Esse artigo vai lhe explicar melhor: https://pt.wikipedia.org/wiki/Beira_Alta

    ================

    Aqui a prova cabal de que Anezia era portuguesa "os pais são portugueses, casados em Portugal":

    Está no nascimento do Armando (que inclusive você reconhece como irmão da sua avó Lucia): https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS8W-FNKS?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XCY-XP7N&action=view

    O primeiro lugar a buscar seria na freguesia onde nasceu Gloria (Porto de Ovelha, Almeida, Guarda). Busque o nascimento e o casamento de Anezia, isso certamente irá lhe levar também ao nascimento de Antonio Monteiro.

    ===============

    Nascimento de Lucia não encontrei, tente pedir busca ou certidão no cartorio da Saúde, onde foram registrados os demais irmãos.

  • @AlanNogueira alan, tudo bem?


    você acha que com os nomes de pai e mãe e data de aniversário do meu bisavô consigo achar o registro. De batismo? Liguei no cartório da saúde e eles não tem registro de casamento deles lá. Tentamos fazer uma busca nacional com outro cartório, mas eles falam que nao tem nada.


    nome dele: Antônio Monteiro

    nome do pai: José monteiro

    nome da mãe: Maria monteiro

    data de nascimento: 5 de outubro 1896 (sabemos que ele nasceu próximo a minha bisa Anezia) que foi em outubro

    estou procurando nos arquivos de viseu.

  • @Lays leia por favor a última mensagem que lhe enviei acima

  • @AlanNogueira Alan, tudo bem? abri todos os lonks via computador agora e estamos chocadas com a historia aqui (eu e minha mãe)

    Estou procurando registro de porto da ovelha e não encontro, além do link que me enviou. e vi que me disse que lá estão registros até 1895, sabe dizer se encontro registros de 1896 de lá? e também de 1906 (ano que Anézia nasceu) sobre a Anézia, tenho data completa de nascimento, então consigo procurar com mais exatidão.

    desde ja, agradeço todos os documentos, e links e enviados. iremos ao cartório da saúde pegar segunda via da certidão de nascimento da lúcia, e do armando.

  • @Lays segue novamente a sugestão que havia te mandado dia 17/09:


  • @AlanNogueira olha a resposta do CRAV , agora fiquei perdida mesmo.


  • @Lays me desculpe não quero parecer rude, porém por gentileza leia a minha resposta anterior onde já havia lhe orientado a buscar também perante a Conservatória :-) boa sorte!

  • @AlanNogueira não está sendo rude. Mas como disse, fiquei perdida, pois não sei como fazer. Vou pesquisar no Google, mas também entrar em contato com algum advogado que mexe com a dupla cidadania, pois nao sei como fazer.


    obrigada

  • editado September 2023

    @Lays pequenas observações:


    • encontrei o óbito do José q teve só um dia de vida parece que nasceu pré maturo :(

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDQ-TQ4T-9?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZL-KJH3&action=view

    • Na certidão de nascimento do José de 1941 esta escrito Antonio como “casado” e português mas para Anezia dizem “nat. deste estado, casados, digo, esta solteira”. Já no nascimento do Armando que nasceu em 1933 colocam nas Observações pais portugueses casados em Portugal….
    • Na certidão de nascimento de Armando está “filho legítimo” mas na de José, tanto na de nascimento quanto na de óbito, escreveram Ilegítimo.
    • o nome dos pais de Antonio Monteiro devia mesmo ser Maria Monteiro e José Monteiro, afinal o declarante nos nascimentos de José e Armando foi o próprio Antonio e ele sabia provavelmente o nome dos pais. Pena ser apenas um sobrenome com primeiro nome bem comum.
    • Nascimento da filha de Armando com nome Maria Anezia


    • casamento de Armando diz sua mãe Anezia como brasileira.


  • @AlanNogueira Oi alan, vi ontem essas atualizações. Mandei mensagem no CRAV e eles me falaram que realmente tem que ser pedido a localização dos documentos em almeida por conta das datas. Eu enviei um e-mail para o e-mail que esta disponível pelo link que me enviou


    te agradeço demais pelas certidões que nos enviou, ja salvei todas e vou pegar segunda via no cartório da saúde. se me responderem o e-mail eu te conto aqui, porque agora não sei mais aonde procurar..

  • editado September 2023

    @Lays creio que o registro do nascimento de Anezia estará na Conservatória de Almeida mesmo

  • @AlanNogueira atualizações: enviei e-mail para conservatória de Almeida aquele dia, mas até hoje não objetive resposta. Entramos em contato com o cartório de Pindamonhangaba porque minha avó falava que a Anezia nasceu lá, porém, eles disseram que não tem nenhum registro de nascimento dela lá, então creio que ela tenha vindo de Portugal mesmo.

  • @Lays se estiver disposta a arriscar os 10 euros do valor do pedido, pode tentar fazer pedir diretamente a certidão dela através do civilonline que geralmente é respondido em poucos dias: Como solicitar certidões pelo civilonline

  • @AlanNogueira oi Alan, tudo bem?


    você me indicaria alguém que faz árvore genealógica e ou essa parte de dupla cidadania? Estou pesquisando valores

  • @Lays

    É terminantemente proibida indicação de profissionais e serviços aqui no fórum

    Pediu a certidão no civilonline?

  • @AlanNogueira oie, tudo bem? desculpe pedir a indicação aqui, não sabia que era contra as regras.


    Não pedi no civil online, ontem pedi a ajuda de um genealogista que foi indicação da advogada que escolhemos para entrar com o processo. descobrimos que Anézia era mesmo brasileira e seus pais não eram Júlio Afonso e nem Filomena valente ou Ferreira. Ela era natural de Pindamonhangaba mesmo e ela mesmo fez seu registro de nascimento no cartório da saúde em 1931 com nome de seus pais Joaquim ramos e Romilda. Na declaração do óbito dela, que foi Antônio quem declarou, ele colocou a filiação verdadeira dela também.

    Entendemos que, Antônio realmente veio de Portugal e usava aquela filiação nas certidões dos filhos e disse que ela era de portugal por conta de algum tipo de preconceito que eles deviam sofrer por ela ser negra, achamos isso né.

    O genealogista achou o assento de batismo dele, ele nasceu em outubro de 1891 em almeida. Seus pais eram José monteiro e a mãe maria maximiliana , foi o que ele me passou. ainda não efetuei o pagamento (que esta um pouco salgado) para obter o documento.

    Ate cheguei a procurar no link que me deixou aqui de porto de ovelha, mas não achei :(

    assim que der pagaremos o valor para o genealogista para obter a documentação, e depois pelo entendi, precisaremos entrar com a retificação do nome da avó paterna na certidão da minha avó, que na certidão dela consta como Maria Monteiro e precisa mudar para maria maximiliana para entrar com a documentação de cidadania.


    Vou tentar fazer mais uma pesquisa nos documentos de almeida. Quem sabe consigo achar o assento

  • @Lays se contratou um genealogista e ele já fez o serviço, encontrou documentos e lhe deu informações acho que é justo prosseguir com ele pagar o combinado. Fico feliz que esteja bem assessorada. Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.