Certidão chegou

2»

Comentários

• @ALMIR CARDOSO

Fique tranquilo, vc recebeu o documento correto.

• @leonardocouto

quando eu comecei o meu processo, pedi orcamento para 3 empresas. As tres deixaram essa parte de obter a documentacao por minha conta… ou seja, eu pagar para eles „darem uma olhada „ e botar um estagiario na Fila da CRC para entregar os documentos…

• @leonardocouto É isso! Muito obrigado.

• Eu tenho a seguinte opinião: ficar na dividida, só atrapalha.

Se você tem condições de fazer o processo sozinho (é relativamente fácil), peça ajuda ao fórum e faça você mesmo.

Se você não tem condições (é normal, muita gente não tem tempo, paciência, etc...) contrate um advogado para fazer por você.

Agora, a pior coisa do mundo é contratar um advogado e ficar questionando o mesmo com informações que recebe na internet.

O advogado é um profissional, responde perante o seu órgão de classe (Ordem dos Advogados). A internet é uma rede sem filtros, qualquer um pode chegar aqui e afirmar qualquer coisa, cada a cada um ter discernimento em relação ao que lê.

• @ecoutinho Eu ia escrever pra eles pedindo para me enviarem uma certidão narrativa em papel.

Esta que recebi servirá para o Consulado RJ averbar o casamento?

• @eduardo_augusto

O processo de neto de minha mãe foi feito por advogado, pois na época eu não me sentia seguro para fazer eu mesmo, e a experiência foi exatamente como vc descreveu: a responsabilidade por obter os documentos era minha. O que eles faziam era instruir o processo e desenrolar qualquer exigência que surgisse.

Não me arrependo de ter contratado pois me deu paz de espírito de que tinha gente experiente tocando, mas depois de quase três anos já deu para aprender e perder o medo. Para os demais processos da família, incluindo meus tios (irmãos de minha mãe), estamos fazendo sem advogado pois não é bicho de sete cabeças.

• @LeoSantos Você está correto.

O problema com ele é que me pediu as certidões x, y e z. Aí questiono coisas tipo: que tipo de certidão? Fotocópia? Inteiro teor? Apostilada?

E fico no vácuo...

Aí não dá!

• @ecoutinho

A de minha avó pedi no CRAV formato narrativa em papel. Ainda não chegou.

• @ALMIR CARDOSO

Na página do consulado do RJ eles solicitam exatamente o documento que vc recebeu. Não vejo por que não aceitarem.

Você pediu apenas uma cópia? O consulado do RJ não devolve a via após a transcrição. Após transcrever você precisará ter outra via para usar no processo do filho ou do neto.

https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

• @ALMIR CARDOSO

Acho que vale a pena ligar ou mandar email para o consulado para checar se eles aceitam a narrativa. Eu não saberia informar, mas acredito que para transcrever o casamento eles aceitem tanto num formato quanto em outro.

• @ecoutinho

E o CRC aceita ambas?

A pergunta deve-se a sua orientação de pedir outra cópia. Como pedi somente uma tb da minha avó, poderia pedir outra igual a do avô ou seja, cópia do livro.

• editado September 2023

@ALMIR CARDOSO

Não saberia dizer se a CRC aceita ambos formatos, mas apostaria que sim. Pode ser o caso de mandar email perguntando ou arriscar ligar.

Apesar disso, na minha opinião se vc mora no estado do RJ ou ES é mais negócio usar o consulado do RJ. Eles transcrevem em dias, já a CRC Porto está levando de 3 a 4 meses.

A CRC Porto devolve os doctos ao final, mas não acho que compense fazer lá por causa disso. Pedir uma via nova no CRAV para usar no seu processo de neto vai te custar uns 25€ e chega em algumas poucas semanas.

• @ALMIR CARDOSO

Almir, antigamente (até 2021, pelo menos...) o Consulado do Rio devolvia os documentos.

Não tem absolutamente custo nenhum você mandar uma cartinha acompanhando os documentos, dizendo que não sabia que o consulado não devolvia mais os documentos e que você só pediu um para o arquivo distrital... e pergunta se eles poderiam devolver.

• @eduardo_augusto

Infelizmente pararam de devolver. Se vc for no site do consulado (link que coloquei acima para o Almir), vai ver que no último parágrafo das orientações está escrito:

“Depois de concluido o processo, o utente receberá o assento de casamento por email e os documentos utilizados para instrução do processo, destruídos.”

Eu não teria esperança de que devolvam, mesmo mandando um pedido como vc sugeriu.

• Pretendo usar, realmente, o Consulado do RJ.

Só não entendi uma coisa: não é o casamento que é averbado na de batismo? Então, por que se desfazem da de batismo?

• @ALMIR CARDOSO

Você abriu - provavelmente sem querer - diversos tópicos diferentes para tratar dos temas da sua família. Isso dificulta um pouco para nós te ajudarmos.

Vou pedir para o @Admin unificar os principais, mas tente daqui pra frente concentrar as suas mensagens nesse mesmo thread intitulado "Certidão chegou".

@Admin , poderia por favor unificar os tópicos abaixo?

Certidão chegou — Fórum Cidadania Portuguesa --> tópico principal

Averbação de certidão de casamento — Fórum Cidadania Portuguesa

Contratar ou não despachante — Fórum Cidadania Portuguesa

Certidão de casamento em Nova Iguaçu 1942 — Fórum Cidadania Portuguesa

Remessa de documentos — Fórum Cidadania Portuguesa

Acesso proibido — Fórum Cidadania Portuguesa

-------------

Agora vamos tratar da sua pergunta:

Pretendo usar, realmente, o Consulado do RJ. Só não entendi uma coisa: não é o casamento que é averbado na de batismo? Então, por que se desfazem da de batismo?

Acredito que você esteja se confundindo aqui. Você não vai pedir para fazer averbamento, o que você vai pedir é para fazer a transcrição. Para simplificar, a transcrição é o ato de inscrever nos registros civis de um país (no caso, Portugal) os atos civis ocorridos em outro país (no caso, Brasil). Ou seja: seus avós (ou seus pais, ou até você mesmo), sendo portugueses, se casaram no Brasil. Com a transcrição, o casamento realizado no Brasil passa a existir aos olhos de Portugal.

Quando esse procedimento for concluído, por exemplo, pelo Consulado de Portugal no Rio, você receberá por correio um documento que equivale a uma certidão de casamento portuguesa.

O processo é equivalente. Para se casar no Brasil, os noivos apresentam as respectivas certidões de nascimento no cartório. O casamento é realizado e os (agora) cônjuges recebem uma certidão de casamento.

O que vai acontecer agora, você vai apresentar as certidões de batismo (porque na época não existiam certidões de nascimento) ao consulado, junto à certidão de casamento brasileira, e receberá de volta a certidão de casamento portuguesa.

Tentei simplificar, mas essencialmente é isso aí.

• @eduardo_augusto

@Admin

Minhas sinceras desculpas pelo transtorno.

Muito obrigado pelo esclarecimento.

• @ecoutinho

@eduardo_augusto

No tópico de atribuição para netos escrito pela texaslady ela diz que a certidão de assentamento antes de 1911 tem que ser narrativa e certificada. Agora fiquei em dúvida, poderiam esclarecer.

@Eduardo92 @eduardo_augusto

@Eduardo

• @ALMIR CARDOSO

O @ecoutinho já respondeu ontem:

Não saberia dizer se a CRC aceita ambos formatos, mas apostaria que sim. Pode ser o caso de mandar email perguntando ou arriscar ligar. Apesar disso, na minha opinião se vc mora no estado do RJ ou ES é mais negócio usar o consulado do RJ. Eles transcrevem em dias, já a CRC Porto está levando de 3 a 4 meses. A CRC Porto devolve os doctos ao final, mas não acho que compense fazer lá por causa disso. Pedir uma via nova no CRAV para usar no seu processo de neto vai te custar uns 25€ e chega em algumas poucas semanas.

• Desculpe. É muita informação.

• @ALMIR CARDOSO

não tem problema. leia as coisas com calma e tome a decisão que te parecer mais acertada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.