Certidão chegou

Prezados, acabei de receber a certidão do meu avô do Arquivo de Braga. Terei que enviá-la, juntamente com a da minha avó, que ainda não chegou, para averbação do casamento deles.

Estou em dúvida se a certidão é correta, pois veio uma cópia do livro paroquial com um selo em relevo e uma assinatura no verso.

Gostaria de saber se isso basta, porque achava que viria uma certidão transcrita, mas quando solicitei, não vi nenhuma opção.

Alguém poderia me esclarecer?

«1

Comentários

  • Prezados,

    Meus pais se casaram no 1o. Distrito de Nova Iguaçu em 1942. Possuo a certidão original, porém precisarei de uma de inteiro teor atualizada. Alguém sabe em qual cartório eu poderia procurá-la? Desde já, agradeço.

  • @ALMIR CARDOSO


    nao está escrito na certidão que voce tem?

  • @eduardo_augusto Somente vem escrito : REGISTRO CIVIL, MUNICÍPIO DE NOVA IGUASSU, 1º. DISTRISTO

  • Prezados, sou neto de português e estou buscando os docomentos para viabilizar o pedido de cidadania. Localizei o registro de batismo de meu avô, ainda não o pedi por insegurança de como fazê-lo.

    Além disso, como ele casou no Brasil com minha avó, certidão essa de casamento que ainda estou buscando, não tenho certeza se vou precisar averbá-la em Portugal antes de pedir o registro dele.

    Alguém teria algo para a minha orientação?

  • editado August 2023

    @Guilherme Moreira

    Obrigado, já tinha localizado no FS.

    Fiz solicitação no 2o. Registro e só me disseram que eles existem a partir de 1946, o que nada significa, pois poderiam ter recebido registros de outro cartório e outra época.

    Mandei e-mail para o cartório do 1o Ofício e me responderam que só fazem atribuição notarial. Pelo menos, indicaram o 1RCPN, RPCN da 2a. Circ do 1o. Distrito e RPCN do 3o. Distrito.

    Mandei um hoje para o 1o. RPCN, vamos ver o que falam.

  • editado August 2023

    @ALMIR CARDOSO Comigo eles falar que não tem mais, o meu era do segundo distrito de 1951, ainda tenho acertidão de casamento.

    O que é atribuição notarial ?

  • @ALMIR CARDOSO qual é a insegurança em pedir o assento/certidão de nascimento do seu avô? Está em arquivo distrital ou em conservatória?


    Dá uma olhada nos tópicos dos guias aqui do fórum, lá tem tudo explicadinho passo a passo.


    Há grande chance da certidão de casamento do seu avô ser necessária para o processo, se vai precisar averbar o casamento em Portugal depende de quem foi o declarante do nascimento do filho entre outros fatores.


    Poste os dados que tem aqui, algumas pessoas aqui são muito boas com essas buscas e ajudam sempre que possível.

  • @LeoSantos De antemão, muito obrigado pelo comentário.

    O registro de batismo está no arquivo distrital de Braga e a insegurança deve-se ao fato de que não entendi exatamente como pedí-la (o passo-a-passo) ou, pelo menos, um orçamento de custos. Se tem que ser em papel ou eletrônica, essas coisas.

    Até imaginei que a averbação dependesse de quem tivesse feito o registro, mas a caligrafia do escrevente não me ajudou. De qq forma, tb descobri no portal FS a certidão de casamento deles no Brasil, faltando ainda descobrir em qual RPCN do RJ foi parar.

    Tenho um procurador em Portugal que cuidará do meu processo. Ele orçou um valor para conseguir o registro lá, bem como as certidões no Brasil, mas como tudo isso é um processo caro, estou tentando eu mesmo conseguir alguns documentos, pra economizar um pouco.

    Se alguém puder me ajudar, coloco aqui alguns dados e agradeço:

    O registro foi feito em Portugal, Braga, Cabeceiras de Basto, Pedraça, Paróquia Santa Marinha, registros paroquiais, 1672 -1899.

    Código de referência

    PT-UM/ADB/PRQ/PCBC13/001/0023

    Localização física

    PT/ADB//H/64/D/4

    Cota descritiva

    247

    Cota antiga

    A-247

    Nome: Francisco Da Silva

    Pai: Lino Da Silva

    Mãe: Raquel Machado

    Data do evento: 28/01/1876

  • @bunker94 Não tenho certeza do significado, mas acho que tem a ver com bens e imóveis de pessoas físicas e jurídicas. Obrigado pelo comentário.

  • @ALMIR CARDOSO


    o que quer que voce esteja pagando ao procurador, com certeza vai sair mais caro do que voce pedir uma certidao errada.

    mas se voce ja firmou com alguem, agora é seguir.

    boa sorte no seu processo!!

  • @eduardo_augusto Não firmei pra ele tirar as certidões, vc entendeu errado. Firmei para entrar com o pedido de cidadania somente. Eu que estou correndo atrás das certidões, exatamente para economizar mais esse gasto que teria com ele ou um outro despachante.

  • Prezados, bom dia!

    Seguindo a orientação dos amigos deste fórum, solicitarei as certidões de registros dos meus avós em Portugal para futura averbação do casamento deles (Consulado RJ) que se deu aqui no Brasil.

    O primeiro distrito que fiz contato foi o de Braga, que me fez um orçamento de 20EU pela certidão e 5,40EU pela postagem.

    Saberiam dizer ser o tempo médio que leva entre solicitação e chegada no Brasil dos documentos?

    Esses documentos chegam em boas condições?

    Muito obrigado pelas orientações.

  • @ALMIR CARDOSO


    1- entre 4 e 6 semanas

    2- sim!

  • @eduardo_augusto

    Fiz o pedido do registro do meu avô, em resposta ao email que continha as orientações do ADB. Enviando o comprovante de transferência dos 25,40EU como solicitado.

    Ao proceder à solicitação no CRAV do registro de minha avó, o site deles permite acrescentar a opção "narrativa" e em papel.

    Essa opção não foi me dada no ADB. Muda alguma coisa? Sds.

  • @ALMIR CARDOSO


    Infelizmente não sei responder a essa pergunta.

  • Prezados, dei entrada na certidão de casamento dos meus pais, solicitando averbação do óbito de ambos. Posteriormente, terei de solicitar a de nascimento da minha mãe, averbando nela o casamento e o óbito. Como a de casamento já estará com o óbito averbado, bastará a apresentação dessa certidão?

  • Prezados, recebi algumas mensagens que agora não consigo acessar. Quando tento, aparece a mensagem de que eu não tenho permissão, sendo que as mesmas eram endereçadas a mim.

  • Prezados, como informei aqui em outro tópico, fiz contato com um despachante indicado em Portugal para entrar por lá com meu processo de atribuição de neto.

    Estou meio insatisfeito com ele, pois o mesmo não responde aos meus questionamentos. Tudo indica que ele ficou insatisfeito por eu ter, com a ajuda de colegas do Fórum, conseguido encontrar as certidões necessárias.

    Gostaria de tirar umas dúvidas com vocês:

    1) É realmente interessante a contratação de um despachante em Portugal?

    2) Há alguma agilização no processo pelo fato do mesmo ser registrado pessoalmente pelo despachante?

    3) Qual as diferenças, caso hajam, entre utilizar os serviços de um despachante e enviar os documentos para Portugal?

    Desde já, agradeço.

  • @ALMIR CARDOSO


    1) É realmente interessante a contratação de um despachante em Portugal?

    Não.

    2) Há alguma agilização no processo pelo fato do mesmo ser registrado pessoalmente pelo despachante?

    Não. Talvez o processo online (que só pode ser feito por advogado ou solicitador) seja mais rápido, mas não é possível afirmar ainda. Além disso, há expectativa de contratação de algumas centenas de funcionários até o fim do ano, e o fim da chamada "via sefaradita" também levará a uma redução no número de processos. Acredito que a médio prazo, digamos, um a dois anos, o tempo de um processo online e outro físico, será igual ou bastante próximo.

    3) Qual as diferenças, caso hajam, entre utilizar os serviços de um despachante e enviar os documentos para Portugal?

    "Despachante", nenhum. Se for um advogado ou solicitador, com acesso à plataforma online, pode ser que o processo ande mais rápido. Mas isso não é pelas graças do advogado ou solicitador, mas simplesmente porque o processo online talvez seja um pouco mais ágil.

    ------

    Teoricamente valeria a pena contratar alguém se fosse um processo com muitas idas e vindas, ou no qual fosse necessário "defender" a solicitação. Mas não é o caso. A documentação estando correta, a obtenção da cidadania é praticamente certa. São raríssimos os casos de processos indeferidos. Já a questão do "processo online", bem, foi implementado em fevereiro e passou a valer para netos em maio, se não me engano. é muito cedo para dizer se tem um benefício real.

  • @eduardo_augusto muito obrigado.

    No caso, então, como e para onde envio a documentação?

  • @ALMIR CARDOSO também acho que não seja necessário um despachante. Você deve enviar os documentos para a conservatória em Portugal de acordo com o tipo de processo de nacionalidade, por exemplo para Netos de Portugueses, enviar para a CRC de Lisboa, para filhos pode enviar para outras conservatórias, depende do tipo de processo de nacionalidade.

    Já que você já tem todos os documentos, eu não recomendaria despachante. Envie tudo por correio mesmo.

  • editado September 2023

    @ALMIR CARDOSO

    Deve ter recebido uma xerox do livro paroquial, com carimbo em relevo, numerada e no verso (ou em folha anexa) um pequeno texto assinado pelo responsável em que diz mais ou menos assim: “certifico que a presente certidão é composta por X folhas, está conforme o original e foi extraída do livro de registo de bastimos folha Y.”

    A cópia só é valida de estiver junto dessa declaração do responsável pelo arquivo, portanto quando mandar mande tudo junto.

  • editado September 2023

    @ALMIR CARDOSO

    Despachante em Portugal é uma função restrita a desembaraço aduaneiro. Para tratar nacionalidade ou te representar junto a conservatórias faça você diretamente ou constitua um advogado (devidamente inscrito na OA).

    Se algum “despachante” te cobrar para fazer o processo para vc, estará cometendo procuradoria ilícita, e pode te causar dor de cabeça no seu processo.

  • @ecoutinho

    Despachante foi o nome dado por mim. A pessoa trabalha com um advogado prestando esse serviço.

  • @ecoutinho

    Foi exatamente isso que recebi.

    E acompanha uma outra folha dizendo:

    "Junto se envia a certidão extraída da Paróquia ..., de acordo com o solicitado.

    A fatura/recibo será enviada oportunamente.

    Com os melhores cumprimentos.

    O Diretor "


    Tenho que pedir outro tipo de certidão?

    Qual?

    Não vi outra opção no Arquivo Distrital de Braga.

  • Vou dar minha modesta opinião.


    Eu tive um trabalho hercúleo para achar todas as certidões do processo de neto da minha mãe e tia. Fiquei praticamente 9 meses para conseguir tudo. Emitir todas as certidões. Em diversos cartórios pelo país. MG. RJ. RS. não foi fácil. Mas depois de tudo feito. Era só enviar.

    Eu teria contratado um escritório para fazer essa parte burocrática sim.


    Bom. Mas vc já passou por isso. Agora é só enviar. E para isso acho que não precisa de um serviço. A não ser que queira testar o serviço on line.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.