Transcrição de casamento no consulado português em São Paulo

Boa tarde! O processo de cidadania da minha mãe via avô português está quase no fim, somente aguardando o registro de cidadão português, que entendo ser como uma certidão de nascimento que chegará na nossa casa em SP. Para pedir a minha cidadania, entendo que agora vou ter que fazer a transcrição do casamento da minha mãe com meu pai, quem me registrou no cartório. Eles casaram aqui no Brasil. Estou buscando informações na internet, no site do consulado, link https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-e-pedido-de-primeiro-cartao-do-cidadao/ e ainda estou com algumas dúvidas

1- Na parte que diz "Se o outro cônjuge não for português (no caso o meu pai), deve enviar a Certidão de Nascimento simples (digitada) emitida há menos de 1 ano (original), constando da mesma o averbamento do casamento". Eles realmente querem a certidão de nascimento do meu pai ou querem a certidão de casamento?

2- Na parte que diz Requerimento devidamente assinado e com a assinatura reconhecida em cartório; Tem um link lá no site https://consuladoportugalsp.org.br/intra-manager/login que não me deixa cadastrar um novo usuário. É apenas login para usuários existentes. Alguém sabe onde realmente cadastro um novo requerimento?

3- Entendo que só saberei o valor depois que eu conseguir preencher o requerimento. Vou receber um boleto. Não sei se por email ou automaticamente se abrirá no site. Nesse site do consulado diz que custa 60 reais, mas vi em outros sites em Portugal que custa 38 euros. Alguém sabe o valor correto?

4- Quanto tempo demora em média uma transcrição de casamento?

5- Eu teria uma opção mais rápida (sem advogado) pra fazer isso já que estou lendo que o consulado em São Paulo chega a demorar 12 meses?

Obrigada

Ana Carla.

Comentários

  • @anaguimaraes

    olá....

    1- Na parte que diz "Se o outro cônjuge não for português (no caso o meu pai), deve enviar a Certidão de Nascimento simples (digitada) emitida há menos de 1 ano (original), constando da mesma o averbamento do casamento". Eles realmente querem a certidão de nascimento do meu pai ou querem a certidão de casamento?

    sim,é isso mesmo. a certidão de nascimento de seu pai .

    2- Na parte que diz Requerimento devidamente assinado e com a assinatura reconhecida em cartório; Tem um link lá no site https://consuladoportugalsp.org.br/intra-manager/login que não me deixa cadastrar um novo usuário. É apenas login para usuários existentes. Alguém sabe onde realmente cadastro um novo requerimento?

    entre por esse link e imprima o formulario preenchido, após isso façao reconhecimento de firmapor autenticidade , e encaminhe junto com os demais documentos https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/form_casamto.pdf

    3- Entendo que só saberei o valor depois que eu conseguir preencher o requerimento. Vou receber um boleto. Não sei se por email ou automaticamente se abrirá no site. Nesse site do consulado diz que custa 60 reais, mas vi em outros sites em Portugal que custa 38 euros. Alguém sabe o valor correto?

    voce não receberá nenhum boleto, faça a transferencia bancaria , imprima o comprovante e envie junto com a documentação.

    Estes são os dados bancários para pagamentos por transferência bancária:

    Banco Itaú

    Agência: 7657

    Conta Corrente: 17520-9

    CNPJ: 04.503.986/0001-73

    Chave PIX:  04.503.986/0001-73 (CNPJ)

    4- Quanto tempo demora em média uma transcrição de casamento?

    por SP vai demorar de 8 a 12 meses

    5- Eu teria uma opção mais rápida (sem advogado) pra fazer isso já que estou lendo que o consulado em São Paulo chega a demorar 12 meses?

    acredito que RJ é mais rápido, porém não atende a moradores de SP; outra opção seria enviar a Transcrição para o PORTO,

    de uma pesquisada aqui no fórum.

    boa sorte.

  • editado September 2023

    @anaguimaraes

    Se vc é de SP recomendo que mande a transcrição para a CRC Porto. As opções para quem mora em SP (Consulado de SP ou de Santos) estão levando 1 ano para transcrever um casamento.

    Sobre suas dúvidas:

    1- Na parte que diz "Se o outro cônjuge não for português (no caso o meu pai), deve enviar a Certidão de Nascimento simples (digitada) emitida há menos de 1 ano (original), constando da mesma o averbamento do casamento". Eles realmente querem a certidão de nascimento do meu pai ou querem a certidão de casamento?

    Eles querem ambas as certidões. A de nascimento do seu pai, de inteiro teor digitada e apostilada, e a de casamento de inteiro teor (digitada), apostilada. Tem um guia na página inicial do fórum, mas em resumo o que precisa mandar: Cópia simples do assento de nascimento do cônjuge português, certidão de nascimento emitida em inteiro teor digitada e com apostila de Haia do cônjuge brasileiro, requerimento de transcrição com assinatura reconhecida por autenticidade (assina na frente do notário ou do oficial consular). Caso quem assina o requerimento for o próprio nubente ou um filho, mandar cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte brasileiro com filiação, se quem assina o requerimento for o neto, enviar também uma via da certidão de nascimento em inteiro teor digitada e apostilada do neto requerente.

    2- Na parte que diz Requerimento devidamente assinado e com a assinatura reconhecida em cartório; Tem um link lá no site https://consuladoportugalsp.org.br/intra-manager/login que não me deixa cadastrar um novo usuário. É apenas login para usuários existentes. Alguém sabe onde realmente cadastro um novo requerimento?

    Use o modelo de requerimento disponível no site do consulado do RJ. Copie o conteúdo, cole num documento Word, retire o cabeçalho com o nome do consulado, preencha e mande para a conservatória.

    3- Entendo que só saberei o valor depois que eu conseguir preencher o requerimento. Vou receber um boleto. Não sei se por email ou automaticamente se abrirá no site. Nesse site do consulado diz que custa 60 reais, mas vi em outros sites em Portugal que custa 38 euros. Alguém sabe o valor correto?

    Se fizer em Portugal o valor é de 120€. Você manda a documentação para a CRC Porto, eles conferem os documentos e se estiver tudo Ok te mandam um e-mail com o link do site de pagamento do IRN para vc pagar com cartão de crédito.

    4- Quanto tempo demora em média uma transcrição de casamento?

    Depende de onde fizer. Nos consulados que atendem SP leva de 10 meses a 1 ano, no consulado do RJ (atende apenas residentes do RJ ou ES) fazem em menos de 1 mês, se mandar para a CRC Porto fazem em + ou - 4 meses.

    5- Eu teria uma opção mais rápida (sem advogado) pra fazer isso já que estou lendo que o consulado em São Paulo chega a demorar 12 meses?

    Fazer com ou sem advogado não vai fazer diferença. O que define o tempo é o lugar onde decidir transcrever. Para quem é de SP as opções são o consulado em SP ou o de Santos (infelizmente péssimas opções) ou mandar para uma conservatória em Portugal. Eu optei por mandar para a CRC Porto, já foram mais ágeis, mas como o volume de pedidos de transcrição aumentou muito o prazo também aumentou. No meu caso fizeram em 3 meses.


    Boa sorte.

  • Pessoal, bom dia a todos!

    Sou Brasileiro e Português (por atribuição recentemente adquirida).

    Preciso encaminhar a documentação para transcrição do meu casamento ao consulado de Santos porém não consigo chegar até a forma de pagamento lá no site do consulado.

    Alguém sabe me informar se o boleto é emitido e pago antes, para envio junto com a documentação, ou se receberei o boleto depois, para pagar, e enviar o comprovante do pagamento por e-mail?

    No momento quero somente a transcrição.

    Pretendo solicitar o PEP e CC após 10/06 para obter o novo modelo do CC.

    Antecipadamente agradeço a quem puder me ajudar com essa dúvida.

  • @CarlosASP Muito obrigado pela resposta!

    Agora entendi melhor.

    Eu fiz a transferência do valor da transcrição de casamento, conforme a tabela de emolumentos consulares, e vou enviar ao Consulado de Santos.

    Postarei aqui a experiência com relação ao prazo de resposta.

    Mais uma vez, agradeço.

  • Conforme prometi, segue informações sobre a minha experiência no processo de transcrição do meu casamento no Consulado de Santos.

    Documentos recebidos no Consulado de Santos: 04/04/2024

    Processo concluído e postado de volta nos Correios: 08/04/2024

    Foi super rápido. Em apenas 4 dias foi recebido e devolvido concluído com a minha certidão já constando a transcrição.

  • Bom dia, o valor para transcrição no consulado do RJ também é de 120€?

  • @Jsilva20

    Olá, bom dia! Você é residente em Santos? Será que o Requerente, sendo de SP/Capital, também pode encaminhar para Santos?

    Houve a necessidade de comparecimento presencial em algum momento ou tudo via correios, conforme você mencionou?

    Desde já, agradeço pelas informações.

  • @andbsouza Bom dia!

    Resido em Botucatu, interior de SP.

    Vc sendo de SP não tem problema nenhum, pode mandar sem medo para Santos.

    É só seguir as instruções de envio dos documentos, anexando o comprovante de pagamento da taxa, e mandar junto o envelope como o seu nome e endereço no destinatário para que te enviem a sua transcrição feita com o carimbo de chancela do consulado.

    Se vc for fazer "somente" a transcrição do casamento não há necessidade de comparecer presencialmente. Tudo é feito só enviando a documentação pelos correios.

    Essa parte de agendamento presencial é somente se vc quiser fazer também o Cartão de Cidadão e/ou passaporte.

    Boa sorte com seu envio!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.