Transcrição de casamento Pessoalmente em Portugal

ola pessoal bom dia.

gostaria de saber sovre transcricao de casamento

eu irei para portugal no fim do mes de setembro e la eu quero transcrever o casamento do brasil com minha esposa.

estive lendo e vi algo que me preocupou um pouco e sobre o sef

no caso eu irei casar semana que vem. estou em um relacionamento a 6 anos mas nao somos casados.

estive lendo que esta demorando muito a transcricao sendo feita por aqui. (sou de sp)

seria melhor fazer a transcricao pessoalmente?

O sef pode barrar a transcricao pelo pouco tempo de casamento? tenho fotos desde 2017 juntos. festas de fim de ano viagem litoral. pedido de uber pra residencia juntos e ifood para o msm endereco.

estive pensando em ate adiar a viagem e tentar fazer a transcricao antes de ir

Comentários

  • @Diego86


    Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Casou no Brasil, pode dar entrada nos papéis para fazer a transcrição do casamento.

    A transcrição é feita pelo IRN, não pelo SEF, que aliás vai deixar de existir muito brevemente.

    Você não "faz" a transcrição pessoalmente, tem apenas a possibilidade de entregar os documentos pessoalmente. E aí vai para uma pilha, e os funcionários do IRN fazem a transcrição. O que quero dizer é que não há vantagem nenhuma em levar os documentos em mãos.

    Se você vai casar semana que vem, logo em seguida já pode enviar os documentos para o Porto para fazer a transcrição. De fato, é mais rápido do que fazer pelo Consulado. Não precisa mandar fotos, nem nada disso.

    Lista básica para Transcrição de casamento em Portugal (pela CRC do Porto) — Fórum Cidadania Portuguesa

  • Oi Eduardo td bem ?

    entao posso no dia da viagem ou na semana ir diretamente ao crc do porto e dar entrada?

    no caso eu estou comprando um imovel em castelo branco, posso por o endereco de la ?

    eu irei apenas com a passagem de ida. minha esposa no caso tambem. vamos entrar juntos por lisboa.

    tens algum problema ?

  • editado September 2023

    @Diego86


    entao posso no dia da viagem ou na semana ir diretamente ao crc do porto e dar entrada?

    Até onde tenho conhecimento, sim.


    no caso eu estou comprando um imovel em castelo branco, posso por o endereco de la ?

    Ninguém vai conferir o endereço informado no formulário.


    eu irei apenas com a passagem de ida. minha esposa no caso tambem. vamos entrar juntos por lisboa. tens algum problema ?

    Não sei como funciona o processo para a entrada do(a) cônjuge estrangeiro de um cidadão português.




    @texaslady @CarlosASP @LeoSantos

  • texasladytexaslady Beta
    editado September 2023

    @Diego86 ,

    pelo que eu saiba, sua esposa precisará da passagem de ida e volta, mesmo que possa ir para a filia dos cidadãos europeus junto com você. Como turista ela poderá ficar 3 meses em Portugal, tempo que deve ser suficiente para fazer a transcrição de casamento. Concorco com o @eduardo_augusto , o melhor seria mandar o pedido de transcriçãp pelo correio, mesmo com o enderêço de Portugal. Mandar para o Porto, não tenho idéia de quanto tempo leva por LIsboa.

    Depois dos 3 meses ela deve ir ao SEF (ou AIMA assim que o SEF estiver extinto) no prazo de 30 dias e solicitar um cartão de residência. Assim ela poderá ficar legal em Portugal depois dos 3 meses. Cheque aqui o que ela vai precisar: https://eduportugal.eu/como-requerer-o-cartao-de-residencia-para-a-familia-do-cidadao-com-dupla-nacionalidade-europeia/

  • @Diego86 ,

    Nào tenho certeza, é só algo que ouvi dizer... Mas parece que com uma carta ou documento o consulado português o conjuge poderia viajar sem a passagem de volta. Mas não sei se tem fundamento, você poderia enviar email ao consulado indagando, quem sabe.

  • Eu pensei em ir e se pedirem passagem poderia comprar na hora depois de 3 meses , nao sei se alguem ja passou por isso.


    estava pensando em transcrever em alguma conservatoria da guarda ou castelo branco. Pensei que se poderia ser mais rapido.

    mas parece que casamento antes de 6 meses o sef analisa, o problema e que meio vago isso


    nao sei o que e melhor. A se fazer

  • Essa foi a resposta


    Ref.: BSILVA// GRICRP.CC /23

     

    Exmo(a). Sr(a).:

     

    Para entrada em território português os cidadãos estrangeiros necessitam de:

     

    *Ser portadores de documento de viagem com validade superior, pelo menos em 3 meses à duração da estada pretendida, salvo quando se tratar da reentrada de um cidadão estrangeiro residente no País.


    *Possuir um visto válido e adequado à finalidade da estada. Este visto deve ser sempre solicitado numa missão diplomática ou posto consular de carreira português sedeado no estrangeiro. 

     

    *Dispor de meios de subsistência suficientes para o período da estada. Para efeitos de entrada e permanência, devem os estrangeiros dispor, em meios de pagamento, per capita, dos valores fixados por portaria dos Ministros da Administração Interna e do Trabalho e da Solidariedade Social, os quais podem ser dispensados aos que provem ter alimentação e alojamento assegurados durante a respetiva estada.


    *Não estarem inscritos no Sistema Integrado de Informação do SEF nem no Sistema de Informação Schengen.

     

    Com os melhores cumprimentos,


    Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

    Telefone: Rede fixa +351 808 202 653; Rede Móvel + 351 808 962 690

  • Cônjuge de cidadão não precisa de passagem de volta e pode passar junto na fila de cidadão. Basta ter a certidão de casamento portuguesa ou a brasileira de inteiro teor apostilada.

  • @Diego86 ,

    parece que o problema maior é mesmo a companhia aérea. Leia esta discussão aqui e veja o que o @Nilton Hessel falou: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12920/passagem-so-de-ida-ou-ida-e-volta

  • @Diego86 

    Gostaria de chamar a sua atenção para os seguintes fatos:

    1) Pela lei portuguesa, a União Estável é dissolvida pelo casamento, e você perderá os 6 anos que já possui. 

    Recomeça a contagem do zero, e para a nacionalidade terá que esperar mais 5 anos a partir da data do casamento.


    2) Se quiser aproveitar os 6 anos de UE, existe uma forma correta de fazer o casamento ter efeito retroativo, em juízo.

    Se simplesmente for até lá e se casar, não terá como voltar atrás. 

    Em seu lugar, eu adiaria o casamento, até aprender como funciona. 

    Vá ao cartório de paz e pergunte ao juiz, ou a alguém qualificado (não é caso para um simples atendente).


    3) E pior... Se você se casar e fizer a transcrição do casamento com menos de 1 ano, seu caso ficará sob investigação no SEF por possível casamento de conveniência. (Parece que você já sabia disso). Ela não conseguirá residência, nada... Pode levar de 1 a 2 anos.

    (casar apenas para passar a nacionalidade a outra pessoa, é ilegal)

    Só a foto que possui não vai ajudar.

    E como o SEF está em fase de extinção, passando as funções para o AIMA, pode demorar ainda mais tempo.

  • @Mtrin

    oi td bem?

    entao ela

    ter cidadania n seria um problema de inicio poderia esperar


    entao eu iria casar no brasil mesmo ja esta ate marcado pra semana que vem.

    quando eu fiz a transcricao do casamento do meu avo foi em 5 dias , pensei que levaria esse tempo apenas.

    entao essa investigação do sef que acho q seria o problema maior, nao por causa da investigação, seria o problema e dela se legalizar no pais. Ter direito a saude e beneficios.


    alguem aqui do forum ja foi investigado pelo sef e tem ideia da demora mesmo?

    agora nao sei o que fazer, ja tenho as passagens aéreas compradas.

  • Bom dia pessoal tudo bem

    estou atualizando meu caso aqui

    vim dia 25 para Portugal por lisboa

    no brasil mesmo foi me questionado os docs e mostrei o meu passaporte portugues e o assento da minha avo e a certidao de casamento e n foi questionado nada no brasil sobre apenas a passagem de ida

    na entrada eu fui como cidadao portugues e na hora da entrada eu mostrei a certidao de casamento inteiro teor apostilada e o assento da minha avo portuguesa

    nao me questionaram nada sobre a estada so carimbaram

    nao foi preciso de seguro saude e nem passagem de volta


    no dia 29 deu entrada na minha transcricao de casamento pessoalmente

    foi me questionado se tinha filhos e disse que nao

    dei meu cartao cidadao.. ela tirou copias dos docs e me deu o recibo

    paguei 120 euros,

    Hoje me ligaram me dizendo que minha transcricao estava pronta.

    eu casei faz pouco mais de 1 mes. entao muito acontece do senhor conservador. o recibo da transcricao ficou no meu nome

    e quando fui dar entrada fui eu e minha esposa mas nao precisou de docs nenhum dela. apenas o meu

    muito obrigado pelas dicas que recebi aqui.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.