Passagem só de ida ou ida e volta ?

Olá pessoal, gostaria de tirar uma dúvida:
Sou casada e tenho uma filha menor de idade com meu marido, eu e minha filha somos portuguesas originárias, temos todos os docimentos ( cartão cidadão, passaporte, todas as certidões, nascimento e casamento ), nosso casamento já é transcrito em Portugal, a mae do meu marido mora em Portugal e tem um restaurante lá, já resolvemos tudo aqui no Brasil, tiramos todos os documentos, não temos dívidas, e compramos passagem só de ida para dezembro, pela TAP Air Portugal, voo direto, podemos ir com passagem só de ida ?, e meu marido que ainda é brasileiro pode ir com passagem só de ida ou tem que comprar a volta ?, nós estamos indo definitivamente para morar, gostaria de tirar essa dúvida, passagem só de ida ou ida e volta ?, agradeço desde já.

Comentários

  • editado June 2018
    @Daniellafv vc e sua filha são cidadãs portuguesas e podem comprar passagem só de ida.Com relação ao seu marido..isso depende do oficial da imigração. Acredito q se todos entrarem em Portugal pelo acesso a cidadãos da UE não vai ter problema.
  • Boa Noite @Daniellafv...

    Creio que nessas condições que você apresentou... Você e sua filha...Sem problemas...(São Cidadãs da UE)...
    Seu marido entra junto com vocês...(Pega a fila de cidadãos Europeus)...Ainda mais Tendo em mãos a Transcrição do Casamento de vocês...Não terá nenhum problema na entrada...

    Quanto à questão da passagem de volta...A TAP costuma encrencar na hora do embarque aqui no Brasil quando um Brasileiro não está com a passagem de volta...

    Segundo email do SEF em resposta a um amigo que viajou nas mesmas condições que você viajará em Dezembro...:

    "...A questão da passagem de volta é um assunto a ser resolvido entre a companhia aérea e o passageiro..."

    Um primo que viajou a pouco mais de um mês estava com essa mesma preocupação...(Ele já tinha obtido a nacionalidade Portuguesa...Mas não teve tempo de fazer os Documentos aqui pelo Consulado)...
    Consultando o Fórum descobri o caso de uma estudante que estava nas mesmas condições que esse meu primo...
    Ela fez o seguinte...:
    Comprou só a passagem de ida com antecedência...
    No dia do embarque...Antes de ir para o Aeroporto...Comprou...Também pela TAP...A passagem de volta...Assim que desembarcou em Lisboa...Entrou em contato com a empresa e cancelou a compra...

    **(Existe um prazo...(Por Lei)...De 24 horas para o cancelamento da compra da passagem sem nenhum custo...)

    Meu primo fez exatamente igual a estudante e deu certinho...A TAP reembolsou o valor pago pela passagem...
  • @Vlad Pen, @Nilton Hessel, muito obrigado pelas informações, no dia da viagem vamos comprar a passagem de volta então e quando chegarmos em Portugal iremos cancelar para retornar o valor, obrigado pela dica.
  • @Daniellafv...

    Importante levar em consideração que sua viagem será só em Dezembro...Procure acompanhar as regras da companhia aérea durante esse período...Principalmente quando estiver chegando próximo da data de embarque...Podem ocorrer alterações...

    Boa Sorte...!!!

  • @Nilton Hessel, como faço para legalizar meu marido assim que chegarmos em Portugal ?, Quais os documentos ?
  • @Daniellafv com a transcrição do casamento a TAP não poderá fazer nada. Eu irei fazer o mesmo com minha esposa (eu sou português e também transcrevi meu casamento), iremos somente com ida. A TAP não tem motivo para barrar esposa/marido de cidadão da União Europeia, ainda mais com ele/ela presente no embarque.

    E assim que chegar, você precisa solicitar a Autorização de Residência dele por ser seu marido. Como você já tem contatos e endereço em PT, quando estiver próximo da viagem (Setembro, Outubro) faça o agendamento por telefone e já deixe tudo no esquema para quando vocês chegarem.
  • Bom dia a todos, alguem sabe dizer como posso fazer para agendar cartão de residencia para conjuge de cidadão portugues estando ainda no Brasil?
    Tenho tentado logar porém a ligação não se completa.
  • editado July 2018
    Olá @Daniellafv...

    O @Yuri já deu as coordenadas...

    Importante buscar informações pelos canais oficiais...:

    https://www.sef.pt/pt/Pages/homepage.aspx?requestUrl=https://www.sef.pt/PORTAL/v10/PT/aspx/apoioCliente/detalheApoio.aspx

    @EDSON MARTINS...

    Creio que só poderá proceder ao agendamento quando já estiver em território Português...Mas...Vale a pena ler com atenção a página do SEF
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.