Exigência do RG

Li em postagens aqui que além das certidões de do avô, pai, neto, atestado criminal do neto, PRECISA enviar RG com menos de 10 anos. LENDO no site Justiça de Portugal, ISSO não consta. Enfim, é preciso ou não e por que exigem se não consta na lista de documentos deles???!!!

Comentários

  • Tem um tópico inteirinho sobre isso, é só ler aqui:


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24005/novas-exigencias#latest

  • @PauloTS ,

    você está falando do documento de identidade do requerente? Se sim, é isso mesmo, não consta da lista do IRN, mas os conservadores exigem.

    Veja a lista aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24182/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-menores-formulario-1d#latest

    Se você está falando do RG do progenitor do requerente, é algo recente que alguns conservadores estão pedindo, Leia o tópico que o @LeoSantos mencionou acima.

  • Olá, solicitei a nacionalidade portuguesa (sou argelino casado em 2007 com uma portuguesa) tenho que apresentar todos os documentos e quando acedo ao meu processo online diz-me que existe um requisito (falta uma menção/declaração do tradutor na tradução da minha cópia integral do nascimento, bem como no meu registo criminal. O registo português confirma-me que a tradução é boa, mas falta a menção/declaração do tradutor, apesar de o tradutor ter assinado e colocado o seu carimbo e eu Fui ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Argélia que legalizou todos os documentos para mim (as assinaturas dos originais bem como a assinatura da tradução e portanto do tradutor) bem como a embaixada/consular de Portugal em Argel na Argélia legalizou todos os documentos para mim. Feito isso mandei tudo para Lisboa (registo português) e foi isso que eles responderam: Exmº senhor

     

    Respondemos ao seu e-mail infra informado que será devolvido às informações prestadas em nossa data oficial de 20/06/2023 e sem nosso e-mail de 22/08/2023, esta cópia está anexada e a declaração não foi foi recebido.

     

     

    Com os melhores cumprimentos

     

    Assinatura nova. jpg

     

    De: CRCentrais - Aquisição <rcentrais.aquisicao@irn.mj.pt>

    Enviado: quinta-feira, 31 de agosto de 2023 14h53:10

    Para: goncalves.nice@hotmail.fr

     

     

    Exmº senhor

     

    Respondemos ao seu e-mail infra novamente informação que deverá apresentar novas traduções da sua certidão de nascimento e do Certificado de Registro Criminal da Argélia, nos termos expostos no nosso e-mail de 22/08/2023.

    Assim, novamente informa que nas traduções anteriormente apresentadas encontra-se em falta a menção/declaração feita tradutor, que sob juramento ou compromisso de honra afirme perante entidades

    oficiais (cartório notarial, consulado português, consulado que representa em Portugal o país onde o mesmo foi, Conservatória do Registo Civil, advogado), declara a sua confiança na tradução relativa aos originais apresentados.

    Devemos verificar se o tradutor vê os nossos documentos, mas não devemos deixar de declarar que traduzimos efetivamente os documentos.

     

    Com os melhores cumprimentos

     

    imagem001.png

     

    De: Conservatória dos Registos Centrais <registos.centrais@irn.mj.pt>

    Postado: 11 de agosto de 2023 09:00

    Para: CRCentrais - Aquisição <rcentrais.aquisicao@irn.mj.pt>

    Assunto: FW: Solicitação

     

     

     

    Com os melhores cumprimentos

     

     

    Não entendo se querem que eu marque o tradutor. Você pode me dizer o que devo fazer ou o que o tradutor deve fazer se for possível que você me diga exatamente o que deve ser mencionado/declarado. obrigado porque meu tempo está contando e se houver pessoas que passem pela mesma situação terei o maior prazer em lê-lo cordialmente.

  • @PauloTS isso não está explícito, mas isso é normal em Portugal porque na vida adulta, as identidades portuguesas possuem um prazo de 10 anos.

  • @Suz06 procure um advogado português para o seu caso. É simples para um advogado fazer isso. Mas precisa ser português, ou melhor, inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.