Transcrição de casamento como fazer?
Oie pessoal, boa noite (ou bom dia)
Eu estou tendo uma certa de dificuldade para entender o processo de transcrição de casamento.
Vou fazer a transcrição referente ao casamento dos meus bisavós, ambos são portugueses, e essa transcrição serve para eu entrar com o pedido de cidadania referente ao meu pai primeiro (no caso seria processo de neto)
Eu queria saber que documentos são necessários, eu vi alguns lugares falando sobre o nubente (e essa parte me pegou nubente seria eu que estou solicitando?)
Outro detalhe seria sobre o local, vi alguns relatos sobre enviar para o Porto (Conservatoria do Porto) que geralmente é mais rápido mas não entendi direito como faço esse processo, que documento que eu preencho, onde consigo e para qual endereço enviar? O pagamento pode ser por transferência ?
Voces teriam também outras indicações de locais que realizam o processo de transcrição de maneira mais rápida que não demore 8 meses?
agradeço muito se puderem me ajudar, estou tentando seguir tudo certinho pra quem sabe conseguir dar entrada no pedido ainda no começo do ano que vem. Obrigada a todos que puderem me ajudar ❤️
Comentários
@Yasmimcabral07
Nubente = noivo = a pessoa que está casando (ou seja, seus bisavós).
caso more nos estados do RJ ou ES, é mais rápido fazer pelo consulado do Rio.
Para a CRC Porto, veja o guia aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1
@CarlosASP oiie então eu sou de SP e parece que o consulado daqui demora muito
@Yasmimcabral07
Sim, Sao Paulo e Santos demora muito. Uma opção é a CRC Porto como descrito acima. Lá o tempo tem aumentado, mas continua mais rápido (por ora) que SP e Santos.
Pode ver os comentários no tópico específico para ter ideia de experiências recentes lá:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest
Gente, ano passado eu fiz da minha avó por Santos, demorou coisa de 15 dias. Sério mesmo que agora está demorando mais que mandar pra Porto? 😯