Celeridade no processo feito em Portugal

Boa tarde pessoal, gostaria de saber se há diferença na velocidade em conseguir a atribuição caso o processo seja protocolado diretamente em Portugal, ao invés de ser enviado por DHL.


Att.

Comentários

  • @yfaleiro


    A princípio não há nenhuma diferença.

    A vantagem de entregar na CRC é que você recebe o número do protocolo na hora.

    Digo "à princípio" porque uma vez que o processo entra na CRC, a velocidade do processamento vai depender de vários fatores.

    Mas aqui no fórum costumamos recomendar enviar via DHL ou pelos correios, em vez de gastar horas na fila da CRC.

  • @eduardo_augusto Se possível queria aproveitar para tirar outra dúvida. Estou montando o processo do meu pai, que é neto de portuguesa. Um dos documentos pedidos é cópia do RG com menos de 10 anos. O RG dele tem 8 anos e como o processo é demorado, pode ser que em algum momento ele vença antes da finalização do processo. Isso seria um problema? Ou eles considerariam a data de protocolo para validade dos documentos?


    Att.

  • @yfaleiro

    No case de minha mãe (como neta de PT), foi mandado um RG com 9 anos. Foi aprovado sem exigência.

  • @yfaleiro


    Acredito que não terá problema.

    Mas volta e meia aparecem casos de fraude em documentos (veja um exemplo aqui: Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa (dgsi.pt)), então a Conservatória "aperta" os requisitos.

    Assim, não pode ser descartada a possibilidade de que no momento da análise do seu processo, venha a ser solicitado documento de identificação atualização. Mas na verdade esse risco existe com qualquer coisa dentro de um processo de nacionalidade.

    É um risco? Sim. Dá para quantificar esse risco? Eu acredito que seja pequeno.

    Outros colegas aqui do fórum, como o @CarlosASP , por exemplo, não tiveram problema.

    Se você tem recursos (tempo, dinheiro, disposição, paciência, etc.), pode ser interessante tirar uma carteira de identidade nova e dormir tranquilo. Ou deixa rola, se der problema vai ser só daqui a 2 anos :-)

  • Ola, alguém sabe informar se a via online é mais rápida que pelo consulado? Vi que tem essa opçao onde precisa de um advogado com assinatura digital, o processo corre mais rapido? Qual a média de tempo? Outra coisa, peguei a certidao do meu avô pelo Civil Online, mas nao vem um PDF, o que eu devo enviar para Portugal?

  • @TalitaMoura20

    Nunca faça o processo de nacionalidade pelo consulado. É muito mais demorado e tem menos transparência.

    Se for processo de neto, os documentos devem ser enviados para a Conservatoria dos Registos Centrais, em Lisboa.

    A opção do processo online é nova, foi implementada entre fevereiro e maio de 2023. Até onde sei, nenhum processo foi concluído ainda, então não sabemos se será mais rápido que a via tradicional.

    O documento emitido pelo civil online, vc quis dizer que recebeu um pdf? É só imprimir e enviar com o seu processo.

  • @eduardo_augusto Eu nao recebi nenhum arquivo em PDF, eu insiro o código que o civil online me passou e ele me direciona para uma página da internet onde aparece os dados da certidao dele, nao é um arquivo. Sobre o processo, estou iniciando o da minha mae, que é filha do portugues. Vi que o processo online só funciona com um advogado portugues... Ou seja, terei que fazer pelo consulado de SP? Ou mesmo sendo de filha de portugues posso enviar para Lisboa?

  • @TalitaMoura20


    Orientações aqui: 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa


    Não sei como são os documentos do Civil Online por isso não posso ajudar nessa situação específica.

  • @TalitaMoura20 ,

    se o que você esta visualizando é o assento de nascimento, basta imprimir uma cópia simples e enviar, ou apenas preencher os dados no quadro 2 do formulário. Os processos de filho(a) em Lisboa demoram quase o dobro do tempo que os processos enviados para o ACP.

    Veja aqui algumas instruções: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

  • Vi hoje um advogado aqui em Portugal que protocolou o processo em junho, e hoje postou que entrou na bolinha 6. Estou indignada com isso.

  • @rafastavares Caramba, tão rapido assim? Que loucura.

  • editado August 2023

    Desculpem a sinceridade, e torço para estar totalmente errado, mas tenho muita dificuldade em acreditar que um processo protocolado em junho tenha alguma possibilidade de ser concluído no início de agosto. Temos visto dezenas de processos aprovados desde o final de abril que estão até hoje esperando só emitir o assento.

    Mesmo que a análise do processo online seja 100% automatizada (o que duvido que seja), ainda assim essa última etapa a princípio é igual para todo mundo.

    Eu sou da opinião de tem que sempre ter um certo ceticismo com essas saídas milagrosas.

    Se daqui a uns meses tivermos dezenas de relatos comprovados confirmando isso, aí mudo de opinião, até isso acontecer vejo esses casos como duas possibilidades: algum sortudo em um caso isolado ou alguém inventando uma lorota por qualquer que seja a motivação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.