Ajuda na procura de certidão da bisavó portuguesa
Eu estou com muitas dificuldades em achar a certidão da minha bisavó portuguesa, o único documento que eu tenho é seu cartão de imigração com as seguintes informações:
Nome: Maria Luiza dos Santos
Pai: Fortunato dos Santos
Mae: Maria Joaquina
Naturalidade cidade: Beira Alta
data de nascimento: 25/10/1910
Se alguem conseguir conseguir me auxiliar com qualquer informação, sera de grande ajuda
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@lucasantonio
Algumas ideias:
Na ficha de imigração dela consta o casamento em Guarulhos. Vá nesse cartório e peça o desarquivamento da habilitação do casamento. Nesse processo, pode aparecer onde em PT ela nasceu.
Há uma série de pessoas em Guarulhos e região que parecem ser irmãos dela. O mais promissor é esse Americo dos Santos:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS6Z-7935-G?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AWZ9W-QR2M&action=view&groupId=TH-909-66005-30298-40
Pois há um passaporte para uma pessoa de mesmo nome e filiação:
ID / Nome /Naturalidade / Concelho / Pai / Mãe / Profissão / Idade / Destino / Estado Cívil
336652 / Americo Dos Santos / Penalva do Castelo / Penalva do Castelo / Fortunato Dos Santos / Maria Joaquina / Sem Indicação / 24 / Rio de Janeiro / Sem Indicação
Cada concelho (como Penalva do Castelo) tem várias freguesias, mas eu começaria por Castelo de Penalva:
https://tombo.pt/m/pct
Como os livros para 1910 não estão online, eu pediria uma pesquisa ao CRAV (grátis até 30 minutos):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav
Há também uma possível irmã Maria Remedios que casou na Penha em 14/07/1923:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:XNPS-WYF
Seria um outro casamento para pedir o desarquivamento da habilitação para tentar achar de onde em PT a família era (caso a de Maria Luiza não forneça essa informação).
Pode antes ver essa certidão (quem sabe por milagre fala de onde em PT ela era). A imagem no link acima está travada, mas pode ir num Centro de Historia da Familia que eles conseguem acessar:
https://www.familysearch.org/centers/locations/
Realizei o pedido da pesquisa no CRAV, e também estarei indo no cartório desarquivar a certidão de casamento e também a de óbito. Obrigado pela sua ajuda
@CarlosASP
Crav me deixou essa mensagem hoje:
Exmo. Sr.
Os documentos necessários à localização do registo pretendido ainda são detidos pela Conservatória do Registo Civil de Aguiar da Beira à qual deve apresentar pedido de localização/emissão de certidão.
Melhor ir no site do civil online ?
@lucasantonio
Talvez a melhor opção seja solicitar as informações do passaporte do Américo ao Cepese. Custo 15 euros
http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
Em atualizar o post, eu mandei um email para registos.abeira@irn.mj.pt, e até então me deram o seguinte retorno:
"Em resposta ao solicitado informo que sob o n.º 8/2019 está registado o nascimento de Maria Luiza, filha de Fortunato dos Santos e Maria Joaquina, nascida em Sargaçais, em 23 de outubro de 1908.
Caso seja este o assento pretendido pode pedir a certidão online no site https://justica.gov.pt/Servicos/Pedir-certidao-de-nascimento .
Se preferir poderá pedir a certidão diretamente a esta Conservatória, sendo que, deverá enviar o pedido identificando o assento, acompanhado do pagamento do emolumento de vinte euros em dinheiro ou vale postal."
Agora estou indo atrás do nome dos avós da Maria Luiza para que eu possa confirmar essa identidade, pois achei estranho a data de nascimento não bater
@lucasantonio
Deve ser a sua Maria Luiza, repare que o dia e mês é bastante próximo. O ano também, uma diferença de 2 anos é normal acontecer.
Como o registro está informatizado, acredito que algum familiar tenha providenciado a transcrição do casamento que deve constar averbado nesse registro de 2019.
Por que não retorna o e-mail perguntando se consta o casamento averbado e com quem?
Interessante, eu teria que ir no cartório para puxar a certidão para ver quando ela se casou e solicitar o documento ? Ou eu tento a sorte e pago os 20 euros na certidão ? Soube que uma prima de meu pai estava fazendo os documentos da cidadania portuguesa (creio que tenha conseguido, não sei como esta o processo dela), provavelmente ela fez a transcrição.
@lucasantonio
Mas vc sabe o nome do seu bisavô, não?
O custo dessa certidão de 2019 é de 10 euros no civilonline.
@lucasantonio
Como o colega disse. eu acho que já tem bastante elementos para que essa seja a Maria Luiza certa. Inclusive as outras fontes que já indicavam o lugar de Sargaçais como "lugar" de nascimento. Eu já pediria direto no civilonline e bola para frente.
Você não precisa pagar 20 euros para a conservatória, faça pelo civilonline que é muito rápido (em geral 1-2 dias úteis e vem um PDF por email) e sai por 10 euros. Muito mais simples (paga online com cartão) do que ter que mandar $ ou vale postal (nem existe mais no BR) para a conservatória.
Como o assento dela já está informatizado, a cópia simples que vai receber do civilonline é suficiente para o processo de nacionalidade.
Depois disso, você vai olhar as certidões BR do filho/a da Maria Luiza e do neto/a (requerente da nacionalidade) e ver se todos os nomes que constam nelas (pais e avós de todo mundo) batem entre as diversas certidões das 3 gerações.
Comprei no dia 28 a certidão via online, esqueci de comentar aqui no forum, agora só estou esperando chegar para começar a bater as Certidões
Boas noticias, a certidão realmente era dela e alguém já deu "baixa" no casamento dela aqui do Brasil para Portugal:
"Em resposta ao solicitado informo que se encontra averbado ao assento de nascimento infra identificado o casamento da registada com Salvador Jose Antonio, em 16 de abril de 1932, em São Paulo, República Federativa do Brasil."
Agora, que saiu a certidão dela no civil online e aparentemente tudo batendo certinho, vou dar entrada no pedido de cidadania do meu pai e depois na minha. Obrigado a @CarlosASP SP e @Guilherme Moreira ira por me ajudarem. Se tiverem mais algumas dicas para o processo de meu pai eu agredeço.
- Documentos que eu acho que irei precisar:
Assento de baptismo português (Maria Luiza dos Santos) (ok)
Certidao do Filho em inteiro teor com averbação de casamento e obito (preciso transcrever o casamento do filho falecido ? Precisa ser retrografica?)
Certidao do neto inteiro teor com averbacao de casamento (preciso transcrever o casamento do meu pai que é o neto ? Precisa ser retrografica?)
Atestado de antecedentes criminais (ok)
Consta não obrigatorio, mas fica a duvida, ele concluio até a 8* série, realmente nao preciso de nenhum documento do genero né?
Copia autentica e apostilada da carteira de identidade, emitida menos de 10 anos (tranquilo)
Imprimir frende e verso colorido do formulario 1d, preenchido no computador (tranquilo)
Duvida, preciso mandar para lisboa ou posso fazer o processo pelo consulado portugues ?
@lucasantonio
Processos de netos só tramitam na CRCentrais Lisboa. O consulado não ajuda em nada. Só iria atrapalhar e levar mais tempo para ser reencaminhado para Lisboa (isso se eles receberem o processo). E é um inferno agendar qualquer coisa nos consulados de PT no BR. Não crie dificuldades e mande direto para a CRCentrais em Lisboa como todo mundo faz.
As certidões de nascimento do filho/a e neto/a do PT tem que ser reprográficas - se não mandar, vai cair em exigência.
Veja a lista aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Só se transcrevem casamentos quando há um cidadão PT entre os cônjuges. Nem o filho/a nem neto/a do PT são cidadãos PT.
Como você está fazendo processo de neto, está pulando a geração do filho/a do PT - que então nunca será PT (até por já ser falecido).
Quando o seu pai virar cidadão PT como neto (daqui a uns 2-3 anos), aí você olha se vai precisar transcrever o casamento de seu pai. Já adianto que, se seu pai declarou o seu nascimento (ele que foi no cartório fazer o registro) antes de você completar um ano de idade, não precisará transcrever o casamento dele em PT para o seu processo de nacionalidade.
Não precisa de histórico escolar de seu pai. Não mande nada além do necessário - quanto mais coisa mandar, maior a chance de ter algum documento que tenha divergência e acabe criando problemas à toa. Se eventualmente os conservadores acharem que precisa de algo mais, eles vão pedir - e aí você manda exatamente o que eles pediram.