Atribuição para neto com filho do PT falecida…

Olá!

Estou dando início ao processo de cidadania por atribuição para neto da minha sogra, para depois solicitar cidadania do meu marido e nossos filhos.

O avô português da minha sogra nasceu em Angra do Heroísmo, Açores. Se casou no Brasil, com uma brasileira e na certidão de batismo de sua filha (mãe da minha sogra), o português não foi o declarante.

Já localizei o documento de batismo nos livros da igreja católica e pedi por e-mail para o conservatório me enviar O documento em papel, certificado. Minhas dúvidas:

1 - me responderam de Portugal perguntando:

“Queira fazer o favor de especificar se pretende certidão narrativa ou certidão da reprodução do registo original.” Qual das duas opções devo solicitar?

2 - tendo o português se casado no Brasil com uma brasileira, será necessário averbar o casamento deles em Portugal, certo? Preciso também averbar o falecimento deles?

3 - vi em uma discussão que como o português não foi o declarante do nascimento de sua filha, precisarei averbar o nascimento da filha (mãe da minha sogra) em Portugal. Precisarei averbar também seu casamento e falecimento?

4 - posso fazer a solicitação de averbação do casamento do português e do nascimento da filha ao mesmo tempo em um único requerimento?

5- é necessário depois de tudo isso averbar o nascimento da neta do português em Portugal? No caso, a neta do português é minha sogra, viva…

Muito obrigada desde já pela ajuda nesse fórum tão cheio de conteúdo e pessoas queridas!

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.