Atribuição para neto com filho do PT falecida…
Olá!
Estou dando início ao processo de cidadania por atribuição para neto da minha sogra, para depois solicitar cidadania do meu marido e nossos filhos.
O avô português da minha sogra nasceu em Angra do Heroísmo, Açores. Se casou no Brasil, com uma brasileira e na certidão de batismo de sua filha (mãe da minha sogra), o português não foi o declarante.
Já localizei o documento de batismo nos livros da igreja católica e pedi por e-mail para o conservatório me enviar O documento em papel, certificado. Minhas dúvidas:
1 - me responderam de Portugal perguntando:
“Queira fazer o favor de especificar se pretende certidão narrativa ou certidão da reprodução do registo original.” Qual das duas opções devo solicitar?
2 - tendo o português se casado no Brasil com uma brasileira, será necessário averbar o casamento deles em Portugal, certo? Preciso também averbar o falecimento deles?
3 - vi em uma discussão que como o português não foi o declarante do nascimento de sua filha, precisarei averbar o nascimento da filha (mãe da minha sogra) em Portugal. Precisarei averbar também seu casamento e falecimento?
4 - posso fazer a solicitação de averbação do casamento do português e do nascimento da filha ao mesmo tempo em um único requerimento?
5- é necessário depois de tudo isso averbar o nascimento da neta do português em Portugal? No caso, a neta do português é minha sogra, viva…
Muito obrigada desde já pela ajuda nesse fórum tão cheio de conteúdo e pessoas queridas!
Comentários
@Cinthia2805
2 e 3: Como o PT não foi o declarante do nascimento da filha, é necessário transcrever o casamento dele (anterior ao nascimento da filha BR) para perfilhar essa filha segundo as leis de nacionalidade em PT. A transcrição do casamento nessa situação é suficiente.
Se morar no RJ ou ES, o consulado do Rio é rápido para transcrição. No resto do BR tende a ser mais complicado ou demorado, muita gente manda para CRC Porto (tem levado uns 3-4 meses; podem mudar os prazos com aumento da demanda)
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest
Óbito não é necessário transcrever.
A mãe da sua sogra pelo jeito não é, nem será PT (pois já faleceu). Só se transcrevem casamentos e óbitos envolvendo cidadãos PT (ou seus cônjuges).