Processo em andamento dúvidas sobre a transcrição!

Boa tarde, possuo um processo de Atribuição de Cidadania(neto) já na bolinha 4.

porém ficou em exigência a transcrição do casamento dos avós. Pois o Avô quem havia declarado o nascimento e eu estava tirando a cidadania por meio da Avó( qual já possuía os dados). Não transcrevi o casamento pois o avô também era português mas eu não conseguia encontrar a certidão de maneira nenhuma, inclusive obtive muito auxílio do fórum nessa busca.

O responsável na Conservatória me deu as seguintes soluções:

Transcrever o casamento e anexar ao processo.

anexar a certidão do Avô e trocar a “titularidade” do processo tirando a cidadania por meio do Avô.

Vcs que já tem alguma experiência, qual dessas modalidades acreditam que serão mais fáceis/rápidas pra obter o resultado da cidadania?

Comentários

• @Felipe veiga

sem dúvida... trocar a titularidade tirando pelo avô.

Vai fazer novo formulário? pediram isso no caso da troca?

• @Felipe veiga ,

seu caso será muito elucidativo aqui no fórum. Infelizmente pelo que entendi, você não encontrou o assento de seu avô, por issoo pediu por sua avó.

Agora tanto para a transcrição quanto para a mudança de titularidade você precisará deste assento. Você já encontrou?

Com certeza será muito melhor se você tiver o assento. Seria bom você indagar se será necessário preencher outro formulário para mudar a titularidade, ou quem sabe enviar uma carta solicitando esta mudança.

Seu caso é a prova que não é obrigatório a transcrição sempre que os 2 ascendentes são portugueses. Interessante também como este conservador te comunicou a exigência, colocando passo a passo o seu processo.

• @Felipe veiga ,

notei agora que a data da correspondência sobre a exigência foi 10 de março. Me parece que você perdeu o prazo para cumprir a exigência. Seria interessante que você entrasse em contato com a CRC para se certificar se perdeu ou não o prazo. Se não sugiro que você mande uma correspondência o mais breve possível, justificando o atraso para que o processo não seja indeferido.

• @Felipe veiga

Sugiro que mantenha toda a discussão no mesmo tópico inicial, onde várias pessoas já tentaram te ajudar. Ver o histórico ajuda os demais foristas e via de consequência te ajuda a encontrar uma melhor solução para seu caso…

o tópico atual é basicamente repetição deste… https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23159/exigencia-bolinha-4#latest

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.