Exigência bolinha 4

Estou com um problema complicado de resolver.


O casamento dos meus avós não havia sido transcrito em portugal, porém ambos eram portugueses. Só que meu avô só tenho sua certidão de óbito, e até hoje não consegui sua certidão de assentamento de portugal por não saber de qual parte ele veio pois morei muito antes de eu nascer. Por isso entrei com a cidadania solicitando a cidadania por meio da minha vó por quem eu consegui todos os documentos.


Como ambos eram portugueses, o responsável na conservatória me explicou por e-mail que eu poderia tão somente enviar a certidão de assentamento do meu avô já que ele também era português ou fazer a transcrição. 


Como vocês tem mais experiência que eu nesse quesito preciso achar o assento de batismo do meu avô.


Nome: João Veiga


Mãe: Angelina Roza


Pai: Ernesto José

Nasceu por volta de 23/06/1894

«1

Comentários

  • @Felipe veiga

    No caso então mais simples apresentar o batismo dele, do que transcrever o casamento (que também demandaria apresentação do batismo dele da mesma forma...)

    Talvez seja o passaporte do pai dele? https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1028112

    Vila Real, 30/05/1898

    Requerente: Ernesto José

    Idade: 22 anos

    Freguesia: Santa Valha

    Concelho: Valpaços

    Distrito: Vila Real

    Destino: Brasil

  • Acho que não é ele, nenhum familiar tem o sobrenome "Veiga"

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1088614 m22.tif n.º 3 Ernesto José

  • @Felipe veiga

    se os dois avós são portugueses e se casaram no Brasil (no estrangeiro) a transcrição do casamento deve ser feita.

    Como vc chegou a esta data?

    De onde é sua avó?

    Normalmente, os casados moravam perto um do outro.

  • Eles se conheceram no Rio acredito eu, como ambos são portugueses o rapaz disse que caso eu preferisse eu poderia somente enviar a certidão de assentamento dele portuguesa que conseguiria tirar por ele. Porque ele quem atestou o nascimento do meu pai.

    já possuo todos os documentos da minha avó, ela era de cabeceiras de Bastos. Veio pro Brasil criança.

    porém para transcrever o casamento também precisaria dessa certidão. Ou posso fazer a transcrição só com o óbito dele brasileiro?

    @mabego @AlanNogueira

  • Também não entendo porque meu avô se chama Veiga pois na certidão de casamento e no óbito dele os pais dele não possuem o nome Veiga.


    somente Ernesto José e Angelina Rosa

  • @Felipe veiga

    Antigamente não havia muito critério para uso dos apelidos de familia (sobrenomes). Muitos surgiam "do nada". Um antepassado meu usava o sobrenome "Viana", que não era de nenhum ramo da família. Depois de pesquisar descobrimos de onde tirou: ele era natural de Viana do Castelo e passou a utilizar esse sobrenome ao vir ao Brasil.

    Já vi caso de pessoas que utilizaram o sobrenome do padrinho, do nome do navio que vieram para o Brasil, ou simplesmente "inventados" mesmo kkkkk

    Mas no geral as pessoas utilizam sobrenome mesmo de um dos pais ou dos avós, nem sempre do lado paterno, etc.

    Mas voltando ao seu caso, apesar dos pais não terem o sobrenome Veiga, imaginei que ao encontrar o registro do pai (Ernesto José) ao menos o pai/mãe do Ernesto ou um dos avós dele poderiam ter esse sobrenome - isso para tentar fazer uma ligação com um mínimo de segurança que esse Ernesto que encontrei era o Ernesto pai do seu antepassado - para então te dar uma direção de uma região para procurar o filho dele.

    Se soubessemos os nomes dos avós de João Veiga teriamos condições melhores de buscar e confirmar essas histórias...

    Tem conhecimento de irmãos do João Veiga? As vezes achando documentação deles conseguirá obter os nomes dos avós e assim ajudar na sua busca...

  • @AlanNogueira minha família é muito idosa, maior parte dela já morreu os únicos dados que possuo dele são esses.

    Acredito na possibilidade deste Ernesto José ser meu bisavô por realmente ter vindo pro Rio 4 anos após o nascimento do meu avô. Então há uma grande chance. Pedi a reprodução deste dado junto o arquivo de vila real.

    Talvez seja mais fácil achar minha bisavó e fazer esse cruzamento de informações.

  • editado March 2023

    @Felipe veiga

    Esse registro de passaporte que te enviei já está online, não tinha te enviado a reprodução da imagem pois nela não tinha nenhuma informação adicional além do transcrito na descrição, que além de tudo era mais fácil de ler... Segue caso queira dar uma olhada: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1027442 m0159.tif n.º 431 (último da segunda pagina). Provavelmente vai ser o que vão lhe mandar em resposta ao seu pedido de reprodução.

    Em alguns casos é possível recuperar o processo de emissão do passaporte, que tem todos os documentos apresentados pelo cidadão e muitas vezes tem também a certidão de batismo (mas essa imagem que te mandei é apenas o registro do passaporte no livro). Pelo que olhei o arquivo distrital só tem catalogados os processos de emissão de passaporte a partir de 1927. Porém pode tentar perguntar lá se eles tem esse processo de passaporte...

    ===========================

    Se acredita que esse Ernesto possa ser o seu bisavô, pode tentar folhear os livros da Freguesia de Santa Valha, onde Ernesto nasceu, em busca do assento do filho João... Olhe alguns anos antes e depois da data que estima o nascimento dele, pois as datas dos documentos brasileiros nem sempre são exatas (geralmente os portugueses se declaravam mais novos do que realmente eram...). Livros em: https://tombo.pt/f/vlp20

    Quando folhear, procure também por registros de eventuais irmãos (Filhos de Ernesto José e Angelina Rosa), podem indicar o locais diversos onde talvez possa estar o registro do João.

    Não é garantido, pois nem sempre os filhos eram batizados no mesmo lugar que os pais... mas é uma pista a seguir, na falta de outra melhor...

  • @AlanNogueira o estranho é que esse Ernesto foi ao brasil sem levar ninguém, normalmente vem escrito se levou filhos e esposa. Como o pai da minha avó.

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1403119&ht=miquelina%20pacheco

  • @Felipe veiga

    Eu pessoalmente acho que não é ele, como havia lhe falado logo apos ter lhe enviado o passaporte, por não ter o "Veiga" em nenhum ascendente... mas nao custa tentar olhar melhor pra ver se é ele ou apenas um homônimo...

  • @AlanNogueira vou no cartório que emitiu seu óbito tentar achar alguma outra certidão para conseguir mais informações.

  • editado March 2023

    @Felipe veiga

    No cartório do óbito o máximo que irá conseguir será a certidão de inteiro teor, certamente não há documentos adicionais lá... Os óbitos mais antigos principalmente são declarados de forma verbal apenas e registrados no livro...

  • @AlanNogueira isso que complica tudo, pois até para transcrever o casamento preciso dessa certidão, o óbito não serve. E aqui no Brasil, o óbito sempre substituiu a certidão de nascimento. Por imaginei que no cartório conste essa informação.

  • @Felipe veiga

    Sim será necessário buscar essa certidão mesmo, infelizmente...

  • Contratei um genealogista no início no mês passado, bem ela havia me informado que levaria em média 30 dias para encontrarem a certidão. Porém aparentemente não encontrou ainda, será que é hora de buscar um advogado? Bom, não se pode fazer a transcrição através do óbito brasileiro é a certidão portuguesa não foi encontrada até o momento. Será que seria possível transcrever o casamento através de um advogado de forma judicial? Visto que existem tratados entre o Brasil e portugal, bem a validade dos documentos brasileiros deveriam ser respeitadas.

    último contato que tive com a genealogista foi que encontrou um “possível” irmão de João Veiga, chamado Antônio. E a princípio o sobrenome da família seria José.

    tipo Pais: Ernesto José e Angelina Rosa

    filho: Antônio Jose

    nome do meu avô: João Veiga (filho de pessoas com o mesmo nome)

    Enfim quem puder me dar uma luz de como proceder.

    @guimoss

  • @Felipe veiga

    Fez a busca na freguesia onde achamos aquele "Ernesto"?

    Em qual local foi encontrado o registro desse suposto irmão? Coloque as referências para ajudar os foristas a localizarem, quando mais informações você fornecer, maior é a chance de alguém conseguir te ajudar...

  • @AlanNogueira busquei por aquele Ernesto, porém aparentemente não era meu bisavo.

    A genealogista que “contratei” não me responde desde então. Já tenho estado desmotivado por esse motivo.

    Nome: João Veiga

    Pai: Ernesto José

    Mãe: Angelina Rosa

    Nasceu dia: 23/06/1894

    Faleceu: 27/11/1961

    Natural de Portugal


    Casou com Adélia de Magalhães(portuguesa nascida em cabeceiras de Bastos), após o nascimento passou a se chamar Adélia de Magalhães Veiga, no Rio de Janeiro no ano 1923.



    Será que ele pode ter nascido no Brasil e terem colocado natural de portugal por seus pais serem Portugueses? Enfim não sei o que fazer

    precisava de uma direção.

  • @Felipe veiga

    Achou o registro dele?

    O registro desse "irmão" que a genealogista localizou?

    O fórum é colaborativo, por gentileza poste as informaçoes que já localizou pois isso ajuda as pessoas a buscarem a partir daí e dessa forma te ajudarem de uma forma mais assertiva.

  • @AlanNogueira busquei por aquele Ernesto, porém aparentemente não era meu bisavo.

    A genealogista que “contratei” não me responde desde então. Já tenho estado desmotivado por esse motivo.

    Nome: João Veiga

    Pai: Ernesto José

    Mãe: Angelina Rosa

    Nasceu dia: 23/06/1894

    Faleceu: 27/11/1961

    Natural de Portugal


    Casou com Adélia de Magalhães(portuguesa nascida em cabeceiras de Bastos), após o nascimento passou a se chamar Adélia de Magalhães Veiga, no Rio de Janeiro no ano 1923.



    Será que ele pode ter nascido no Brasil e terem colocado natural de portugal por seus pais serem Portugueses? Enfim não sei o que fazer

    precisava de uma direção.


    óbito do possível irmão nascido no ano 1891 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6L9S-WJ6?i=262&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79LS-TZT2

  • editado May 2023

    @Felipe veiga

    Casamento do Ernesto com Adélia: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-631S-43D?i=138&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJB-P33X

    Foi no centro do Rio de Janeiro, você pode tentar localizar o casamento religioso nas igrejas proximas ou na Cúria Metropolitana. Geralmente os casamentos religiosos são mais minunciosos quanto a freguesia onde os noivos foram batizados.

    Nascimento de um dos filhos: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSGV-HS75-F?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VFB-65Q5&action=view&groupId=TH-909-74348-57966-38

    O óbito do Antonio (que deve ser mesmo irmão dele) infelizmente não ajudou em muita coisa.

    ===============

    Segue link da árvore dele no Family Search, acrescentei lá as informações que encontrei https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/GDSS-JHN

    ==============

    @mabego @Kleber Silva Aguiar @CarlosASP @nunogomes @Guilherme Moreira conseguem ajudar o @Felipe veiga nessa busca?

  • @AlanNogueira encontraram algum nascimento de um João, filho de um Ernesto José e de uma Angelina? Acredito na tese do @Felipe veiga de que o João Veiga, só adoptou espontaneamente o apelido Veiga no casamento com a sua mulher Adélia. Não precisava muito para que tal acontecesse! infelizmente o possivel irmão morreu solteiro aos 79 anos, pelo que n encontraremos em pp filhos ou um assento de casamento desse antonio jose. @CarlosASP o que aconteceu com os arquivos do FS dos cartoes de imigrantes?

  • @nunogomes infelizmente não achei nenhum João… tinha achado um Ernesto José mas parece que é homônimo do pai já que o @Felipe veiga nal encontrou nenhuma pista do filho João na freguesia dele…

  • @AlanNogueira @mabego não sei como agradecer o auxílio que estão me dando.

    Nome: João Veiga

    Pai: Ernesto José

    Mãe: Angelina Rosa

    Nasceu dia: 23/06/1894

    Faleceu: 27/11/1961

    Natural de Portugal


    Casou com Adélia de Magalhães(portuguesa nascida em cabeceiras de Bastos), já possuio seu assento de nascimento e a certidão de casamento deles porém estou em exigência o Nascimento do João pois ele declarou o nascimento. Na certidão de casamento não constam onde o João nasceu, somente natural de Portugal.

    pensei que com os dados de Antônio fosse mais fácil de localizar, mas já revirei o myheritage e famíliascreach

  • @AlanNogueira @mabego @mabego @Kleber Silva Aguiar @CarlosASP@nunogomes @Guilherme Moreira

    boa noite, existem alguma possibilidade do meu avô ter nascido no Brasil? Estive pensando, bem, antigamente eles poderiam registrar como português tão somente por ser filho de portugueses. Ou terem vindo na infância para cá!

    Existe algum lugar específico que eu possa ter acesso as imigrações de Angelina Rosa e Ernesto José.

    Desde já agradeço toda ajuda que vocês tem me dado. Só Deus sabe a importância que tem para mim!

    Nome do Procurado: João Veiga

    Pai: Ernesto José

    Mãe: Angelina Rosa

    Nasceu dia: 23/06/1894

    Faleceu: 27/11/1961

    Casou: 1923 na cidade do Rio de Janeiro.

    Natural de Portugal

    Esposa: Adélia de Magalhães Veiga

    Irmao: Antonio Jose

  • @Felipe veiga

    Nao seria uma situação muito comum…

    Desembarques geralmente na hospedaria dos imigrantes de SP ou no Arquivo Nacional RJ.

  • editado June 2023

    @Felipe veiga

    Se o João nasceu em 1894, em 1938 tinha 44 anos.

    Em 1938 foi implementado o Registro Nacional de Estrangeiros, conhecido como "Modelo 19". Era obrigatório que todos os cidadãos estrangeiros com menos de 60 anos de idade residentes no Brasil obtivessem o RNE. Ou seja, o João se enquadrava na regra e principalmente nas grandes cidades, os estrangeiros realmente se preocuparam em obter o RNE. Se o João era casado, tinhas filhos, se tinha alguma propriedade/bem... é bastante provável que tenha obtido o RNE de acordo com a lei.

    Às vezes o prontuário do RNE traz informações importantes.

    Veja aqui como solicitar: Arquivo Nacional - Sistema de Atendimento ao Usuário (an.gov.br)

    Boa sorte!


    No Rio de Janeiro, a base de dados do Acervo Judiciário também pode ter alguma coisa: <h2>Base de Dados</h2> (an.gov.br)

  • @Felipe veiga

    procurou o casamento no cartório do link que te coloquei acima?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.