Certidão portuguesa Averbação de divórcio

A homologação do meu divórcio foi deferido em Portugal , e encaminhado para CRC Lisboa para a averbação na certidão de casamento e nascimento. Posso dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade das minhas filhas na ACP , ou preciso aguardar a averbação. Quanto tempo a CRC está levando para averbar ? Obrigada pelos esclarecimentos

Comentários

  • @Cris130

    Apenas opinião: pode enviar. Os processos de filho estão levando cerca de 1 ano, até chegar na vez das suas filhas, já deverá estar averbado.

    Se não estiver e se cair em exigência, você só precisa pedir ampliação do prazo, até que a averbação seja feita.

    Mas é apenas opinião.

  • @Cris130

    A homologação de seu divórcio só interfere no pedido de seus filhos apenas em casos muito específicos.

    Por exemplo, você não ter sido declarante do nascimento deles, mais eles serem filhos de um segundo casamento seu, e dependerem da transcrição desse segundo casamento para ter direito. É seu caso?

    Se der mais detalhes do seu caso (filhos maiores ou menores?; quem declarou o nascimento? antes ou depois de 1978? são filhos de que casamento etc), receberá opiniões mais precisas para seu caso específico.

  • Bom dia! Eu não fui declarante do nascimento das minhas filhas, e sim o meu segundo marido. Eu acredito que será necessário primeiro transcrever o meu segundo casamento e aguardar a averbação do divorcio na certidão do 1o casamento. A CRC demora muito para averbar? Obrigada a todos esclarecimentos.

  • @Cris130

    Acho que não há muitos comentários aqui no fórum sobre o tempo que a CRC Lisboa leva para averbar os divórcios homologadas em PT.

    Sobre transcrição de casamento, em outro fórum alguém comentou que recebeu agora uma transcrição cujo pedido foi feito para a CRC Porto há 3 meses.

    Aqui no fórum tem um tópico específico sobre transcrição na CRC Porto, pode dar uma olhada lá:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest

    Caso você seja do RJ ou ES, o consulado do Rio faz a transcrição mais rápido que a CRC Porto. Mas São Paulo e Santos estão levando quase um ano.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.