Posso fixação de sobrenome pela avó materna?

Oie de novo, estou querendo dar entrada com processo de neta para a minha mãe, no entanto estou tendo problemas para bater o nome da mãe do português que será usado para atribuição da nacionalidade. o nome dele é José Maria Pereira mas na sua certidão de nascimento o nome da mãe está apenas Anna Iria. Na certidão de casamento dele aqui no Brasil e na certidão de nascimento dos filhos o nome dela está Anna Iria da Silva Pereira, no passaporte dele está Anna Iria da Silva. Procurei o assento dela de batismo e de casamento e a única pessoa que tem Silva no nome é a avó materna (Mariana da Silva). Se o processo cair em exigência eu poderia justificar pelo nome da avó?


O assento de batismo dela:

Pelo lado do marido de Anna Iria, o José Agostinho Pereira, o avô materno dele se chama Domingos José da Silva Campos. Mas não acho que faça sentido vir pelo lado dele porque ele nunca usou o da Silva no nome...

O post inicial está no link: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23941/para-pedido-de-cidadania-eu-posso-enviar-copia-simples-do-portugues#latest

A minha dúvida é, posso justificar pelo nome da avó de Anna Iria o sobrenome da Silva ou seria caso de corrigir as certidões brasileiras sem o da Silva?

Qualquer ajuda é mais do que bem vinda e agradeço desde já pela atenção.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.