Como preencher o CRAV corretamente?

Olá!

Li alguns tópicos que falam sobre o preenchimento do CRAV para requisição da documentação de batismo aos nascidos antes de 1.911.

Porém, tenho algumas dúvidas em relação de alguns dados que devemos preencher e não achei falando sobre esses dados específicos e como não gosto de ficar no achismo, prefiro perguntar para quem já solicitou.

Conservatória= A paróquia que registrou ele?

Registado = Nome do meu ascendente, no caso meu avô. OK

Pai= OK

Mãe= OK

Cônjuge= É necessário colocar a esposa brasileira do meu avô aqui?

Sobre o número de assento e número da página:

Eu sei que o assento é no N 10, agora a página seria o número no topo superior desse livro?

Se sim, parece que é 74...


Por enquanto são essas dúvidas.


Muito obrigado!

Comentários

  • @GuilhermeJustino

    Preencha o código de referencia caso pedido: CÓDIGO DE REFERÊNCIA PT/ADBGC/PRQ/MCD05/001/00042

    Conservatória= A paróquia que registrou ele? deixe em branco

    Registado = Nome do meu ascendente, no caso meu avô. OK

    Pai= OK

    Mãe= OK

    Cônjuge= É necessário colocar a esposa brasileira do meu avô aqui? não coloque

    Sobre o número de assento e número da página:

    PT-ADBGC-PRQ-MCD05-001-00042_m0001.tif - Registo de baptismos - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1198515

    Eu sei que o assento é no N 10, agora a página seria o número no topo superior desse livro? sim

    Se sim, parece que é 74... não, o número da folha é 4

    Em informação adicional coloque o link de onde localizou o registro E o número do arquivo "m0009.tif" para facilitar a localização.

  • @AlanNogueira

    Mais uma vez muito obrigado pela rapidez, por sua ajuda e conhecimento.

    Fico muito grato mesmo.

    Me resta apenas uma última dúvida em relação ao envios da documentação e tive respostas diferentes sobre esse caso em específico.

    Como o assento de nascimento (batismo) foi lavrado apenas com o nome próprio (sem inclusão dos sobrenomes / apelidos), os documentos que serão enviados juntos no caso as certidões de nascimentos do filho do português e do neto, em ambas constam o nome do ascendente com o prefixo/apelido Justino.

    Para compreender melhor:

    Batismo: Augusto Cesar, sem o apelido Justino.

    Certidão do filho: Augusto Cesar Justino e declarante como pai da criança o mesmo e aqui consta que ele é casado nas observações.

    Certidão do neto: João Alcides Justino e declarante como pai da criança o mesmo.


    Nesse caso, é necessário o envio de alguma documentação para comprovar ou demonstrar a forma como ocorreu a fixação do nome completo?


    Obrigado pela sua atenção novamente!

  • editado July 2023

    @GuilhermeJustino vc já fez pergunta semelhante no outro topico que abriu https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23920/como-e-quando-devo-pedir-o-documento-de-assento-do-portugues#latest e acabei nao entendendo bem se a esposa dele é brasileira ou portuguesa. Se ele for portuguesa você já vai transcrever o casamento dos dois portugueses no Brasil, ao anexar a transcrição do casamento no pedido de nacionalidade a fixação do sobrenome/apelido de familia já estará feita. Se ela for brasileira ai veja por gentileza com os colegas do forum quais documentos adiconais eles recomendam alem dos constantes da lista daqui do fourm, disponivel em "guias e informações uteis"

  • @AlanNogueira

    Obrigado pelas informações, só restou uma última dúvida em relação ao CRAV, a data do ato/documento seria a data de hoje/atual do requerimento do pedido?

    E sobre a documentação, eu havia sim aberto esse questionamento em outro tópico. Mas para complementar, o meu avô é Português e a esposa dele é Brasileira.

    Eu sei que sobre isso há margem de não necessitar dos documentos de casamento e tudo mais.

    Porém, ouvi relatos de pessoas diferentes sobre o assunto abaixo:


    Como o documento de batismo aparece apenas o nome e não o prefixo/apelido (Justino), mas nos documentos de certidão de nascimento do filho e do neto constam o apelido (Justino), dispensaria de algum outro documento como certidão de casamento ou óbito do meu avô?

  • @GuilhermeJustino

    .... só restou uma última dúvida em relação ao CRAV, a data do ato/documento seria a data de hoje/atual do requerimento do pedido?

    R: é a data do do documento

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.