Busca de Certidão de Casamento da minha Bisavó portuguesa no Brasil

Boa noite. Me chamo Pedro

Minha bisavó era Portuguesa e veio de Portugal para o Brasil. Aqui no Brasil se casou com meu bisavô.

Estou procurando o registro de casamento deles para poder pedir a cidadania portuguesa pra minha mãe.

Já achei o registro de batismo da minha bisavó em Portugal. Então tenho o nome dela, a data de nascimento, o nome dos pais e nome dos avós dela. Tenho nome de irmãos e tios dela.

Mas não acho o registro de casamento dela aqui no Brasil com meu bisavô. Do meu bisavô sei apenas o nome que consta no registro de nascimento da minha avó.

Eles moraram aqui na cidade do Rio de Janeiro onde teve duas filhas

Queria ajuda de alguém pra tentar achar. O problema é que por motivos familiares, não posso botar nomes aqui.

[removido]

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Comentários

• @Pedro23

Tente buscar, usando várias combinações de parâmetros de busca, no Family Search:

https://www.familysearch.org/search/

Também tente achar o nascimento de todos os filhos do casal e leia o registro completo (a imagem do livro, se tiver). No nascimento de algum deles pode ter alguma menção ao local ou data de casamento dos pais.

• @Pedro23

Sem os nomes e dados fica dificil de ajudar. Tente pesquisar pelo familysearch como sugeriu o @CarlosASP

Siga também estes topicos que podem ter algumas dicas para ajudar na sua busca:

Como encontrar o seu ancestral português

Rio de Janeiro/RJ - Cartórios atuais x Circunscrições x Pretorias

• Olá Pedro

Se seus bisavós se casaram antes de 1961, todos os registros vc encontrará no Arquivo Nacional ( antiga casa da moeda). Porém os registros não estão em ordem de nomes e sim pelo ano. Vc poderá entrar no arquivo nacional pelo Sian ou se tiver uma conta Gov.

• A irmã da minha avó se casou em 1936 e os meus bisavós já eram casados, ou pelo menos tinham o mesmo sobrenome. Ela veio pro Brasil depois de 1900.

Fui no Arquivo nacional, porém, eles não acharam nada sobre ela. Ao procurar no Family search também não encontrei.

A minha avó se casou na 13 Circunscrição - 7º Zona Distrito Federal

A irmã da minha avó se casou na 2ª Circunscrição 

@CarlosASP

@AlanNogueira

@Mcfg_2023

• @Pedro23

Ninguém vai conseguir te ajudar sem saber os nomes das pessoas.

Você só vai conseguir uma orientação geral: buscar no arquivo nacional, buscar no family search, buscar nos cartórios, ou perguntar para familiares.

• @Pedro23 reitero o que já havia lhe falado no primeiro post, que sem os nomes e dados fica dificil de te ajudar. O @eduardo_augusto reforçou isso agora também: infelizmente sem os nomes, filiação, datas etc ninguem no fórum conseguirá te ajudar além de lhe dar informações genéricas de onde pode tentar achar...

• JoaoHJoaoH Member

Caros colegas,

Alguém poderia me ajudar a localizar uma certidão de nascimento

HELENA OTERO

20/04/1910 - SÃO PAULO

PAI - RAMOM OTERO SANCHEZ

MÂE - CARMEM RIBAS GARCIA

MARIDO - ARNALDO DA SILVA MARQUES

OBRIGADO

• @JoaoH

Já procurou no cartório de Brás?

Aparentemente um irmão de nome Antonio foi registrado lá em 1911:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VF8-PR91

O casamento dela que você colocou também foi no Brás e diz que ela vivia naquele distrito.

Se não achar direto o nascimento, peça ao cartório do Brás para desarquivar a habilitação desse casamento. Para casar, os nubentes tinham que apresentar documentos que podem inclusive ser a certidão de nascimento dela.

• JoaoHJoaoH Member

@CarlosASP obrigado pela ajuda, eu havia tentado pedir a microfilmagem dos documentos entregues para o casamento, mas os cupins acabaram com eles. Mas já consegui localiza-la. Mesmo assim obrigado.

• Pessoal, boa noite, tudo bem?

Estou ajudando minha avó a obter a nacionalidade portuguesa dela.

Ainda não consegui obter informações sobre o casamento do avô português dela, Antônio Pinto da Silva com a avó dela (acho que brasileira) Francisca de Castro e Silva (acho que o nome de solteira era Francisca de Castro ).

Eu suspeito que eles tenham se casado em Oliveira/MG, pois os três filhos nasceram lá. Pesquisei os arquivos da Igreja da cidade mas não achei (tenho dificuldade para ler os arquivos e identificar os nomes).

É provável que ele tenha chegado ao Brasil antes de 03/10/1987, pois já nessa data encontrei registros do nascimento do primeiro filho.

Ele nasceu em Navalho, Comarca de Mirandela, Portugal (registro n. 12 desse link, o Kleber me ajudou a achar !! https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1205910).

Vou deixar abaixo a árvore que montei com as informações que já localizei nas minhas pesquisas.

Agradeço a todos desde já !!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.