Ajuda em encontrar certidão dos meus bisavós

olá, pessoal, estou há um tempo tentando encontrar as certidões de nascimento dos meus bisavós, mas ainda não tive muito sucesso. Aqui são algumas das informações que tenho, ficaria muito grata se conseguissem me ajudar.

Nome do português, ano de nascimento e filiação: Arthur Luiz de Oliveira, nascido em 02/06/1888, filho de Jose Luiz Coelho e Maria Mendes de Oliveira

Freguesia, Concelho , Distrito – desconheço

Chegou no Brasil em abril de 1910, desembarcou no Pará, navio Jerome. Esta foi a primeira entrada dele no Brasil. Até 1941, sei que ele chegou a visitar Portugal duas vezes, retornando para o Brasil novamente em 1929 e 1939.

Se fixou em Manaus.

Não consigo informar se na primeira vinda ao Brasil ele já trouxe a família. Mas sei que minha bisavó também é portuguesa, por conta da sua certidão de óbito.

Nome da esposa e/ou filhos: O nome da minha bisavó se encontra na identidade da minha avó Fernanda (já nascida no Brasil em 1939): Silviana Garcia (de Oliveira / nome de casada), nascida em 01/11/1892 ou 95 (diverge entre a lápide e a certidão de óbito) filha de Francisco Esteves e Maria José Garcia.

Entrei em contato com o arquivo nacional e eles que me concederam algumas dessas informações e Tive acesso a um documento intitulado:

"SERVIÇO CONSULAR DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL

Pedido de visto em passaporte brasileiro ou de estrangeiro domiciliado no Brasil"

onde constava o nome dele e o nome da esposa e de filhos: Fernando 8 anos, Carlos 2 anos e Abílio 1 ano.

carimbado em Lisboa, 16 de julho de 1929.

Essas são as informações que tenho.

obrigada, desde já.


Comentários

  • @mariagiovana

    Você tentou entrar em contato com o Consulado de Manaus? O consulado de Manaus é honorário, dependente do consulado de Belém. Valeria talvez contato com os dois.

    Nesse arquivo que você compartilhou, na página 5 diz que que para pedir o visto ele apresentou o "passaporte do Consulado Português em Manaus, número 371". Você tem até o número, isso pode facilitar a busca.


    Boa sorte!

  • muito obrigada, @eduardo_augusto !! vou fazer isso!!

  • @mariagiovana

    registro nº17 https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1212491 ...m0190.tif

    freguesia de São Romão / Seia / Guarda

  • @Kleber Silva Aguiar

    estou impressionada, vc não imagina o quanto eu procurei, revirei centenas de registros em diversas freguesias, muito obrigada!!

  • @mariagiovana

    deve ser o registro da "Silviana" nº82 https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37946&FileID=568902 consta Severiana nascida 01/11/1893

    freguesia de São Julião da Figueira da Foz / Figueira da Foz / Coimbra

  • @Kleber Silva Aguiar

    muito obrigada! realmente, as informações todas batem: os pais, a data de nascimento... o nome realmente parece, até mesmo na fonética. estou achando que realmente seja ela.

    Não temos documentos dela. O único que tenho acesso é a certidão de óbito e alguns poucos documentos da minha avó, mas que já constam Silviana. Até mesmo na solicitação de Visto do meu bisavô aparece Silviana.

    Pela sua experiência aqui no fórum, é comum as pessoas virem para o Brasil e mudarem o nome??

  • @Kleber Silva Aguiar

    estou desconfiando que realmente seja, até pq há proximidade entre ela e o Arthur. Coimbra e Guarda são vizinhos.

  • @mariagiovana

    Sim, é bem comum alterações em alguns nomes, datas e filiação.

    Um documento (português ou brasileiro) com grafia ruim, dialeto na pronúncia portuguesa, alguem vai ajudar para lavrar um documento, etc, a Severiana pode virar Silviana.

    Mas, precisa encontrar o casamento talvez nele conste Severiana

    Sabe onde ocorreu o casamento?

  • Infelizmente não sei onde ocorreu o casamento. provavelmente não tenha sido no Brasil. fiz uma pesquisa em alguns jornais antigos da cidade de Manaus e não vi nenhum registro de casamento deles. Encontrei nascimento e falecimento de filhos deles (já em Manaus), o casamento da minha avó, mas nada relacionado ao casamento de Arthur e Silviana / severiana.

    @Kleber Silva Aguiar

  • @mariagiovana

    "Encontrei nascimento e falecimento de filhos deles" não consta em nenhum registro de nascimento a situação civil ou perfilhação? ..."solteiros...", "casados em...", "filho natural..."

  • @Kleber Silva Aguiar

    me referi a citações em jornais da época. Mas não citam nada sobre a situação civil deles. No documento que anexei acima, o Arthur Luiz responde o questionário falando que era casado. suponho que tenham vindo casados.

    para a cidadania, precisarei desse registro de casamento?

    durante a semana irei no consulado portugues de manaus para tentar uma busca de algum documento deles.

    obrigada!

  • mariagiovanamariagiovana Member
    editado July 2023

    olá! @Kleber Silva Aguiar @eduardo_augusto


    como vcs me ajudaram, gostaria de compartilhar com vcs algumas informações que descobri nos últimos dias,

    meus bisavós não vieram casados ao Brasil, foi encontrado no consulado aqui em Manaus o registro do casamento deles, feito no consulado.

    também encontramos o registro da minha avó nascida em Manaus, ela também foi registrada no consulado português (assim como todos os filhos dos meus bisavós) tendo já certidão portuguesa.

    no caso ficará mais fácil para mim e minha família conseguirmos a cidadania já que agora meu pai é filho de português.


    muito obrigada pela ajuda :)

  • @mariagiovana otima noticia isso diminuirá muito o tempo de tramitação e a documentação. Siga a lista: Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de FILHO maior de idade - 1C Boa sorte

  • @mariagiovana

    Como você soube que sua avó também foi (além como brasileira manauara) registrada como portuguesa?

    Consultou o Consulado e os cadastros que eles possuem lá?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.