Posso eu mesma solicitar a cidadania como neto? Ou é necessário uma empresa de assessoria?

Boa noite.

Minha mãe é neta de portugueses e estávamos há um tempo procurando os documentos para dar entrada no processo dela, e, posteriormente, ao nosso.

No momento, o único documento faltante é a transcrição do casamento deles em Portugal, mas que deve finalizar logo.

Minha pergunta: como fazemos para dar entrada/inicio ao processo? Obrigatoriamente temos que contratar uma empresa especializada? Gostaríamos de fazer nós mesmos.

Outra pergunta: conseguimos solicitar as certidões de nascimento sem uma empresa envolvida? Pois estão nos cobrando $170 euros por cada, muito caro mesmo.

Minha mãe tem alguns problemas de saúde, seria ótimo darmos início o quanto antes, e até pedir prioridade se fosse possível.

Comentários

  • editado June 2023

    @Danicosta

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest


    Para pedir documentos, temos links aqui no fórum. Todos pedem direto em Portugal, sem intermediários.

    De quando é seu português? de antes ou depois de 1911?

    Pois a data influencia no lugar a ser perdido a documentação.

    Infelizmente, prioridade não está sendo concedida deste o ano passado.

    Só em casos humanitários: Guerra da Ucrânia (tem até despacho do IRN falando sobre isto aqui pelo fórum)

  • @mabego , muito obrigada pela dica. Meus bisavós nasceram antes de 1911.

    E em relação ao processo, é obrigatório que seja intermediado por um despachante ou advogado?

  • editado July 2023

    @Danicosta

    Nao é obrigatório que tenha despachante ou advogado, você mesma pode fazer por conta própria seguindo os guias publicados aqui no site, não é algo tão complicado e os foristas sempre tentam ajudar. Contrate alguém apenas se achar necessário e estiver disposta a gastar, mas tome cuidado para contratar pessoas idôneas e comprovadamente experientes neste assunto, infelizmente tem muito charlatão infiltrado neste meio de nacionalidade. Aqui no fórum é terminantemente proibida a indicação ou oferecimento de serviços, se optar por contratar terá que fazer sua pesquisa por conta própria. Boa sorte!

  • @AlanNogueira,

    Entendido! Nossa intenção é fazermos nós mesmos.

    Em relação a documentação, estamos com dúvida no seguinte: A certidão de nascimento do filho precisa conter a averbação de casamento e óbito, se for o caso...mas aqui no Brasil não se faz averbações em certidão de nascimento.

    No caso, minha avó é falecida, então, entendo que deveremos incluir no processo certidão de nascimento, de casamento e de óbito, estou correta?

  • @Danicosta

    Onde voce recebeu a informacao de que no Brasil nao se faz averbacao na certidao de nascimento?

    https://www.anoreg.org.br/site/atos-extrajudiciais/registro-civil/averbacao/

  • @Danicosta se for fazer por conta própria siga as listas disponiveis aqui no site em "guias e informações uteis", lá tem tudo explicado direitinho. Se achar muito complicado reunir a documentação e seguir os passos indicados procurar ajuda profissional pode ser uma alternativa também, não há nada de mal nisso...

  • Oi @Danicosta, tudo bem?

    Enviei um comentário na sua outra postagem também, mas vou mandar aqui só para garantir que conseguirá ver.

    Pelas informações que deu eu percebi que somos parentes. No momento estou morando em Lisboa e em busca de algumas certidões que faltam, o que acha de nos ajudamos com isto? Pelo que entendi você já está um pouco mais avançada do que eu, pois ainda estou buscando informações da certidão de nascimento de Aurora e casamento com Henrique.

    Essa é a minha árvore:


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.