Algumas dúvidas sobre o processo de atribuição para filhos

Olá a todos.

Estou no processo de atribuição da cidadania para meu pai, e acabamos de concluir a parte de transcrição de óbito e casamento, realizados pelo consulado de Santos. Em todo caso, tenho algumas dúvidas quanto aos próximos passos, e gostaria por favor de ajuda:

1- Recebemos uma certidão simples do consulado de Santos após o processo de transcrição, e queria saber se esta já serve como a certidão de nascimento do antepassado português. Se sim, como faço para certificá-la? Seria através da apostilagem?

2- A certidão de nascimento do requerente deve ter menos de um ano, ou alguma outra validade específica?

3- O formulário 1C para requerir a cidadania pode ser autenticado via reconhecimento de firma em qualquer cartório brasileiro, ou precisa ser feito algo quanto à apostilagem/reconhecimento no consulado?

4- O Arquivo Central do Porto ainda é o local mais rápido e prático para se enviar o pedido? Qual o prazo estimado do processo?


Agradeço a quem puder esclarecer estas dúvidas!

Comentários

  • editado June 2023

    @Mario_de_Sa

    Sobre a questão 1:

    O que diz no alto da certidão que recebeu? É um assento de casamento ou de nascimento?

    A transcrição gera um assento de casamento.

    Ou você recebeu também um assento de nascimento, onde no fim consta um averbamento do casamento?

    2 e 3:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#

    4: os prazos na ACP aumentaram. Por exemplo, meu processo (filho 1C maior de idade) levou uns 8 meses e meio para ser aprovado (no fim de maio de 2023), Mas agora a espera é para a criação do assento de nascimento, a última etapa do processo. Parece que tem levado uns 2 meses; ou seja pode dar uns 10-11 meses no total.

    Os processos, como o meu, que chegaram na ACP em meados do ano passado pegaram um período bem turbulento lá; não se sabe ainda se os prazos voltarão a cair para os 6 meses que levavam antes.

    Pode acompanhar pela planilha do grupo (preste atenção que processo de menor de idade corre mais rápido):

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/filhos

  • @Mario_de_Sa

    A previsão de conclusão atualmente no ACP é de 9 meses.

    Não temos informações seguras e atuais de outras conservatórias.

  • @CarlosASP Olá, e desculpe pela demora para responder.


    Sobre a questão 1: sim, recebi uma certidão de nascimento com o casamento averbado atrás. Por ser emitida pelo Consulado, já conta como uma certidão certificada? Ou preciso apostilar, ou algo assim?


    E sobre a questão 2, não encontrei nada sobre a validade dos documentos no link que você me mandou. Posso concluir que não há validade de um ano, como no caso dos documentos enviados ao consulado?


    Desde já agradeço!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.