Ajuda em localizar a Certidão de Nascimento do meu bisavô português
Olá! Bom dia! Eu gostaria de pedir ajuda com a localização da certidão de nascimento do meu bisavô português. Não tenho conseguido encontrar as certidões de nascimento ou de batismo, no momento só tenho a carteira de identidade de estrangeiro de quando ele veio para o Brasil, mais especificamente na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, em 1940. Os dados que eu possuo são os seguintes da carteira de identidade de estrangeiro:
Nome: Antonio dos Santos Martins
Pai: Domingos Martins
Mãe: Modesta de Jesus
Data de Nascimento: 30 de março de 1878
Natural de: Porto – Portugal
Desde já agradeço. Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@marcos145
N°62 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=829865 ...m0034.tif
Freguesia de Miragaia / Porto / Porto
@Kleber Silva Aguiar muito obrigado, Kleber!!! Me ajudou muito! Grato!
Eu tenho algumas dúvidas sobre o processo de atribuição para neto, no caso eu estou fazendo para meu pai que é neto de português:
1. Na certidão de batismo do avô – nascido em 1878- só consta o primeiro nome “Antonio’’, já no registro de imigrante de quando veio para o Brasil e na certidão de óbito – que morreu no Brasil - consta o nome “Antonio dos Santos Martins’’. OBS: os sobrenomes “dos Santos’’ vem dos avós paternos e o “Martins’’ vem do pai – isto se comprova com a certidão de batismo com os nomes dos respectivos pais e avós. Diante deste cenário, é preciso retificar alguma das certidões?
2. No site oficial da Conservatória, não fala da exigência de uma certidão de óbito, só de nascimento, porém, com essa diferença dos sobrenomes – visto que os sobrenomes são da família - nas certidões como disse na questão 1, seria necessário anexar a certidão de óbito?
3. Na certidão de óbito do avô “Antonio dos Santos Martins’’, o sobrenome dos pais estão diferentes, porque:
3.1 Na certidão de batismo está: “Domingos Martins’’ e “Modesta de Jesus’’
3.2 Na carteira de identidade do imigrante está: “Domingos Martins” e “Modesta de Jesus’’
3.3 Na certidão de óbito está: “Domingos dos Santos Martins’’ e “Maria de Jesus Martins’’
Se precisar da certidão de óbito, seria melhor retificar os sobrenomes dos pais e principalmente da mãe que ao invés de “Modesta’’ está “Maria’’ e tirar os sobrenomes, consequentemente na certidão de nascimento do filho do português também está errado, diante disso seria melhor retificar, certo?
Obs: o avô “Antonio dos Santos Martins” se casou no brasil com uma brasileira, mas em seu nome não foi acrescentado o sobrenome, tanto que quando morreu consta o nome original da carteira de identidade de imigrante, de quando chegou ao Brasil, sob o nome “Antonio dos Santos Martins’’.
Por enquanto é só... desde já agradeço!
Atenciosamente,
Marcos Paulo
@marcos145
Por favor leia os dois links abaixo.
Em relação ao documento de batismo, era a regra que aparecesse apenas o primeiro nome (às vezes o segundo, por exemplo, uma "Ana Maria") no registro da criança. Os nomes dos pais aparecia por completo. O nome completo do português adulto, tipicamente, é o nome que aparece na certidão de casamento.
99% dos casos, você não precisa da carteira de identidade do imigrante e nem da certidão de óbito do português.
Ou seja, você precisa verificar se todos os nomes e datas estão alinhados nos documentos descritos no link.
Boa sorte!
Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D — Fórum Cidadania Portuguesa
Guia para preencher o Formulário 1D a partir de 11 de novembro de 2020 — Fórum Cidadania Portuguesa