Qual a melhor forma de dar entrada no processo para netos
Maiza Costa
Member
Boa tarde!
Estive aqui no Fórum uns anos atrás e ia tirar a atribuição para a minha vó (filha de português). Enquanto ainda estava entendendo e reunindo os documentos, ela teve problemas de saúde e veio a falecer. Depois da mudança de lei, retomei o processo para tirar a cidadania da minha mãe (neta de português). Os documentos que tenho são:
- Assento de batismo do cidadão português emitida em 2018
- Certidão de nascimento da filha (minha vó), em Inteiro Teor, emitida há menos de um ano e devidamente apostilada. Consta o nome do declarante do nascimento, feita na menoridade; Com a averbação de casamento.
- Certidão de nascimento do requerente (minha mãe) emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento, emitida há menos de um ano e devidamente apostilada
- Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG) recente
- Atestado de antecedentes criminais. Emitido por último por conta da validade, não está apostilado.
- Requerimento 1D para ser preenchido e assinatura ser reconhecida por autenticidade.
Minhas dúvidas:
1- Essa lista de documentos está certa? Teria algum problema?
2- Vi que é possível pagar no cartão de crédito e mandar pelo correio ou DHL. O que é DHL?
3- Não fiz transcrição de casamento. Pra onde enviar esse processo? ACP, CRC Lisboa?
4- Tenho parentes em Portugal. Nesse cenário atual, tem diferença se der entrada pessoalmente?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Maiza Costa
resposta p quase todas as perguntas: 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa
pergunta 2: DHL é uma empresa privada de correspondencia. mais rápida e mais confiavel que os Correios. nao é obrigatorio, apenas recomendavel.
pergunta 4: nao, melhor mandar por correios ou dhl.
@Maiza Costa
1- Essa lista de documentos está certa? Teria algum problema?
veja esta lista:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
2- Vi que é possível pagar no cartão de crédito e mandar pelo correio ou DHL. O que é DHL?
https://www.dhl.com/br-pt/home.html
3- Não fiz transcrição de casamento. Pra onde enviar esse processo? ACP, CRC Lisboa?
endereço acima na lista básica
4- Tenho parentes em Portugal. Nesse cenário atual, tem diferença se der entrada pessoalmente?
não. Vc vai ter que respeitar a fila, como todo requerente.
@eduardo_augusto e @mabego Muito obrigada! Espero que dê certo