Certidão casamento

Boa tarde!

Gostaria de uma orientação para conseguir localizar a certidão de casamento dos meus bisavós.

Casaram-se no Rio de Janeiro

Entre os anos de 1919 e 1920

Na Freguesia de Santana, 6 circunscrição.

Antonio Dias Ferreira e Isabel Ruiz Martins, depois Isabel Dias Ferreira.

Obrigada!

Comentários

  • @Ndsg

    Sabe a data de nascimento deles?

    Sabe o nome dos pais deles?

  • @eduardo_augusto

    Antonio Dias Ferreira

    Nascimento: 01/01/1896 - Portugal (em alguns documentos no Brasil aparece 1897).

    Pai: José Dias Ferreira.

    Mãe: Maria Pacheco.

    Isabel Dias Ferreira

    Nascimento: 31/05/1900 - Rio de Janeiro

    Pai: Miguel Ruiz Martins

    Mãe: Salvadora Gonzales Naranco (em alguns documentos Larango, Larango)

  • @Ndsg

    Batismo de António:

    Assento no.1, ano 1896, nascimento em 01/01/1896, filho de José Dias e de Maria Neto

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1267621 tif 3

    Casamento no.2 dos pais, José Dias e Maria Pacheco, em 1890:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1267645 tif 4

  • @Ndsg

    Faltou dizer:

    Freguesia de Figueiró, concelho de Paços de Ferreira, distrito do Porto.

  • @Guilherme Moreira , obrigada!

    Poderia me auxiliar na busca da certidão de casamento, aqui no Brasil do meu bisavô.

    Antonio Dias Ferreira

    Nascimento: 01/01/1896 - Portugal (em alguns documentos no Brasil aparece 1897).

    Pai: José Dias Ferreira.

    Mãe: Maria Pacheco.

    Isabel Dias Ferreira

    Nascimento: 31/05/1900 - Rio de Janeiro

    Pai: Miguel Ruiz Martins

    Mãe: Salvadora Gonzales Naranco (em alguns documentos Larango).

    Casaram-se no Rio de Janeiro

    Entre os anos de 1919 e 1920

    Na Freguesia de Santana, 6 circunscrição.

  • Bom dia.

    Gostaria de esclarecer uma dúvida.

    Já possou o assento de batismo do meu bisavó, porém não consigo localizar a certidão de casamento dele no Brasil com a minha bisavó que também era portuguesa.

    Já solicitamos busca em todos os cartórios de São Paulo, porém ainda não encontraram o registro.

    Gostaria de saber se posso dar entrada no processo de cidadania do meu pai sem a certidão de casamento dos avós dele, somente com o restante dos documentos?

    O português foi o declarante do nascimento da minha avó.

  • editado June 2023

    @Ndsg

    Aqui está; foi em 30/10/1919 no que era a 3a pretoria na época (hoje em dia 3 RCPN):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67SX-Y?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJ5-B15V&action=view&groupId=M9DX-JNM

    O nome de solteira era Izabel Ruiz Gonçalves, como pode ver pela assinatura dela.

    A Izabel seguiu o costume espanhol: o primeiro sobrenome dela veio do primeiro do pai; o segundo veio do primeiro da mãe.

    A ESP tem ordem de sobrenomes diferente do BR: lá sempre o do pai vem antes do da mãe,

  • editado June 2023

    @CarlosASP , muito obrigada!

    Era o último documento que faltava para poder iniciar as solicitações nos cartórios. Darei entrada no pedido de cidadania para minha mãe, que é neta de português.

    Gostaria de mais uma orientação. Em todos os documentos de Antonio no Brasil, o ano de nascimento diverge o do assento de batismo.

    A fonte primária, o assento de batismo, consta o ano de 1896. Na certidão de casamento e óbito, no Brasil, 1897. Como faço para solicitar essa alteração na certidão de casamento, que precisarei para compor o processo? O assento de batismo basta?

  • @Ndsg

    Acho que a @mabego tem um guia para retificações usando assentos de batismo.

  • @Ndsg

    Para qualquer retificação, vc deve apresentar provas de que o documento a ser retificado está errado.

    O documento "certo" (a prova) deve estar em papel, narrativo e certificado. Além disso, deve estar apostilado no seu país de origem e registrado em cartório de notas aqui no Brasil.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal/p1

  • Boa noite!

    Estou agora ajudando meu marido a encontrar a certidão de casamento dos seus avós para iniciar o pedido de cidadania. No entanto, não consigo achar o referido documento. Poderiam me ajudar a localizá-lo?

    Manoel Gonçalves Moreira, filho de Rosa Gonçalves Moreira e pai desconhecido. Casado com Diamantina Fernandes Moreira, filha de Anna Fernandes Ferreira e Antonio Ferreira.

    Acreditamos que tenham se casado em São Gonçalo - RJ.

    Anexo alguns documentos já localizados, para auxiliar na busca.

    Desde já agradeço!


  • editado July 2023

    Boa noite, @CarlosASP, @Guilherme Moreira, @Eduardo Alvim e demais membros.

    Gostaria, se possível, de mais uma ajuda de vocês!

    Estou agora ajudando meu marido a encontrar a certidão de casamento dos seus avós para iniciar o pedido de cidadania. No entanto, não consigo achar o referido documento. Poderiam me ajudar a localizá-lo?


    Manoel Gonçalves Moreira, filho de Rosa Gonçalves Moreira e pai desconhecido. Casado com Diamantina Fernandes Moreira, filha de Anna Fernandes Ferreira e Antonio Ferreira.

    Através da certidão de óbito de Diamantina, consegui a informação de que se casaram na 7 Pretoria Cível do Rio de Janeiro, mas não consigo visualizar no Family Search.

    Anexo alguns documentos já encontrados, para auxiliar na busca, caso seja possível.

    Desde já agradeço!


  • editado July 2023

    @Ndsg

    Pelas datas, pode estar em vários lugares.

    A 7a pretoria na época tinha dois ofícios. que depois geraram vários cartórios separados.

    O FS usa a classificação por circunscrição, que foi a que substituiu as pretorias e durou até 2012.

    O que era a 7a pretoria então pode estar no que o FS coloca como 11a e 12a circunscrição. A indexação do FS tem erros. por isso muitas vezes não aparece nas buscas. Você pode tentar olhar diretamente nos livros dessas circunscrições no FS para o período provável de casamento.

    Você pode também tentar buscas nos RCPNs atuais - que substituíram as circunscrições.

    Se tiver uma ideia de que bairro eles deveriam morar, você pode começar pelos mais prováveis. Dê uma olhada no link abaixo. Note que a área da Penha em 2021 foi para o 15 RCPN.

    São os seguintes RCPNs atuais que foram parte da 7a pretoria: 11, 12, 15 e 6.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias

  • @CarlosASP , obrigada!

  • Gostaria de ajuda para localizar informações de meu bisavô Herculano gomes de Azevedo Filho de Manuel baltazar acho que também Azevedo.

    Só tenho os dados de meu avô Natalício Gomes de Azevedo filho de altiva Francisca de sousa .

    Será que consigo os dados de meu bisavô através dos dados do meu avô?


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.