TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO - Cônjuge falecido
Eu sou neta de portuguesa por parte de pai, meu pai ainda não tem cidadania e quero fazer o processo dele para depois fazer o meu. Minha avó saiu de Portugal ainda jovem, veio para o Brasil e se casou com brasileiro (meu avô no caso), esse meu avô já é falecido e não chegou a tirar a cidadania dele também. Meu pai foi registrado normalmente pelos meus avós. Nesse caso, preciso fazer a transcrição de casamento dos meus avós antes de iniciar o processo do meu pai? Se sim, precisaria do documento que atesta o óbito do meu avô ou quais documentos são pedidos? Detalhe, ao se casar, minha avó mudou o sobrenome dela, tirou o sobrenome português e ficou apenas com o brasileiro do meu avô. Desde já agradeço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@marianagiacomo
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1
já tem o documento português de nascimento dela?
(se vc mora no RJ, o consulado que atende este estado é bastante rápido)
@marianagiacomo
Para saber se precisa ou não transcrever o casamento de seus avós:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23418/quando-se-deve-fazer-transcricao-de-casamento-para-fins-de-nacionalidade
Note que PT tem uma coisa muito diferente do BR em relação ao que consta no registro para permitir passar a nacionalidade. O simples fato de seu pai ter sido "registrado" pelos avós não é suficiente.
PT quer saber quem e quando "declarou" o nascimento da pessoa (seu pai). "Declarar" é quem foi no cartório fazer o registro e assinou o livro de registro. Se não foi o ascendente PT, mas o ascendente BR, vai cair no caso de transcrever o casamento, como explicado no link acima.
Essa questão de quem declarou seu pai é a primeira coisa que tem que descobrir. Ás vezes isso aparece no fim da certidão de nascimento "comum", com um campo tipo "foi declarante: pai/mãe/terceiro". Mas em muitas só vai conseguir saber através da certidão de inteiro teor. Pode aparece também "no dia XYZ, compareceu Fulano de Tal e declarou etc etc"
Normalmente, era o homem que ia declarar o nascimento dos filhos. Se foi isso, terá que transcrever o casamento de seus avós.