Necessito de ajuda para encontrar o documento de batismo de minha avó

Sou novo aqui e já dei uma pesquisada nos grupos para ver se poderia me ajudar e fui tentar pesquisar se encontrava o documento de batismo de minha avó seguindo as informações que colhi aqui mas não consegui.

O único documento que tenho dela é o Atestado de Óbito aqui do Brasil.

As informações que tenho são essas que seguem abaixo;

NOME: ADUZINDA DA CONCEIÇÃO

NASCIMENTO: ?/12/1899

LOCAL: TRAS OS MONTES / GUARDA (local provável)

NOME DO PAI: JOÃO ANTÔNIO

NOME DA MÃE: CLARINDA ENCARNAÇÃO


Casada no Brasil com JOSÉ MARIA meu avô onde não tenho nenhuma informação e nem documentos.


Se alguêm conseguir me dar uma ajuda para eu conseguir encontrar esse documento ficarei muito agradecido.


Grato!

Comentários

  • editado June 2023

    @WagnerJul

    Deve ser a emigração da família, passaporte n°1560 https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289824 ...m0218.tif

    Deve ser o registro que procura n°12 https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1200384 ...m0007.tif

    Freguesia de Lombo / Macedo de Cavaleiros / Bragança


  • @mabego Essa inconsistência que comentou deve ser o "Maria" no sobrenome que seria do meu avô, mas no documento de óbito que é o único que eu tenho não consta " Maria" no sobrenome.

    Pelo link que me passou as informações batem tanto do endereço residencial como da empresa que ela trabalhou.

    Outra inconsistência é o nome da mãe dela que na certidão de óbito está como Clarinda Encarnação e no link que me mandou está como Clara da Encarnação que tem mais possibildade de ser o correto.

    Agradeço muito a sua ajuda e vamos em frente nessa jornada para ver se achamos a certidão de batismo dela.


    Gratidão!!!

  • @Kleber Silva Aguiar Dei uma olhada nesse PDF L085_140 é acho que é isso mesmo, a única dúvida é o nome do [Chefe] que está como José Antônio e o "correto" deveria ser João Antônio, isso se o José não virou João quando fez os documentos no Brasil, agora o nome da [Mãe]" e [Filhos] estão corretos.

    Agora os 2 links que passou infelizmente não consegui abrir, tentei de tudo quanto é jeito e não deu certo, a não ser que o site desses links esteja fora do ar nesse momento, amanhã vou tentar novamente e lhe informo se consegui.

    De qualquer forma agradeço muito a vossa ajuda e tenho esperança que nesses links tenham os documentos que eu estou precisando.


    Gratidão!

  • @WagnerJul

    estão incluindo novos livros de Bragança, por isto fora do ar.

    Mas logo normaliza.

  • @mabego

    Consegui entrar nos links e baixar os documentos.

    Acho que deu tudo certo graças a ajuda de todos envolvidos.

    Pelo que andei pesquisando nessa época não tinha certidão de nascimento somente de batismo, esse documento de batismo já é o suficiente para eu dar entrada no processo de nacionalidade portuguesa?


    Grato!

  • @Kleber Silva Aguiar

    Como viu nos comentários consegui baixar os documentos dos links que enviou.

    Sou muito agradecido pela sua ajuda e de todos envolvidos.


    Grato!

  • editado June 2023

    @WagnerJul

    antes de 1911 (criação do registro civil em Portugal) os documentos eram chamados de assentos de baptismo.

    Este documento que vc baixou não é suficiente, pois não é original.

    Tem que pedir em papel, certificada e na forma narrativa. Para pedir o documento da portuguesa:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

    Coloque só o nome de baptismo (sem apelido)

    PT-ADBGC-PRQ-MCD19-001-00036 - tif.7 - reg.12 - folha 4v

    Freguesia de Lombo / Concelho de Macedo de Cavaleiros / Distrito de Bragança

    porém, se vai precisar retificar documentos brasileiros (inconsistências nos nomes? datas?), este documento deve estar apostilado e isto não se faz no CRAV, se faz na Procuradoria Geral... veja como fazer:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal/p1

  • @mabego

    OK! está bem explicado e vou dar início no processo.

    Espero que não apareça mais nenhuma dúvida, mas se aperecer te contato novamente.

    Mais uma vez muito obrigado pelas informações.


    Gratidão!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.