Registado pelo pai com maioridade
Fui registado pelo meu pai português com maioridade 18 anos, é possivel pedir nacionalidade?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Fui registado pelo meu pai português com maioridade 18 anos, é possivel pedir nacionalidade?
Comentários
Se voce foi registrado com 18 anos ou mais, infelizmente a lei portuguesa não concede a nacionalidade. "Só a filiação estabelecida durante a menoridade produz efeitos relativamente à nacionalidade."
@Jfern28
Quando você nasceu e quando foi registrado?
@eduardo_augusto Fui nascido em 1984, o registro foi em 2002
@Jfern28
Algumas pessoas em situacao similar estao tentando obter a nacionalidade por via judicial. Procure aqui no fórum as discussões a respeito.
Não sei a taxa de sucesso.
Precisaria de um advogado. Tem um custo alto.
Há uma discussão no parlamento portugues sobre o tema. Pode ser que a lei mude. Pode ser que não.
Hoje, a resposta seria, não, você não tem direito à nacionalidade portuguesa.
@Jfern28 ,
sobre a ação judicial que o @eduardo_augusto mencionou você pode encontrar informação no link abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22398/como-obter-a-nacionalidade-atraves-de-acao-judicial-para-quem-foi-reconhecido-na-maioridade#latest
@eduardo_augusto O meu pai ainda está em vida, e somos muito proximos agora, ele poderia entrar com um advogado ou fazer uma procuração para assumir que é meu pai.
Todos meus irmãos tem documento português eu sou unico mesmo com pai português, não vou deixar assim.
@Jfern28
A questão não é ele assumir que é seu pai. Isso já foi feito, quando você foi registrado. O problema foi esse registro ter sido feito quando você já tinha 18 anos.