Transcrição de casamento e certidão de batismo

@Guilherme_D olá! Boa noite pessoal.

Brevemente minha história é: Meus bisavós: Joaquim e Maria são Portugueses que vieram para o Brasil, se casaram aqui e tiveram um filho chamado Paulo, e o Paulo teve minha mãe.

Hoje falei com duas consultorias diferentes e as duas me disseram que o processo poderia ser feito só com a certidão de batismo do meu bisavô Joaquim. Me disseram que não precisariam transcrever o casamento pois eles já são falecidos e que não é necessário o batismo da minha bisavó Maria pois o Joaquim consta como declarante da certidão de nascimento do Paulo.

Em relação a transcrição eu falei com as pessoas da consultoria que meus bisavós foram para Portugal alguns meses depois que o Paulo nasceu e ficaram lá durante 4 anos, e durante esse período eles tiveram um filho chamado Moises que foi registrado lá, eles responderam falando que como a criança foi registrada lá oficialmente não precisaria transcrever o casamento.


O que você acham em relação a transcrição do casamento e ao batismo?

Comentários

  • @Guilherme_D

    Até onde sabemos, a Conservatória exige a transcrição do casamento quando entre dois cidadãos portugueses, ocorrido no estrangeiro. Mas se você vai fazer por uma Consultoria, deve decidir quem vai seguir. Vir aqui no Fórum para perguntar se a consultoria está ccorreta, é dor de cabeça na certa.

    Dito isso, se os portugueses, em portugal, tiveram um segundo filho, voce pode procurar a certidão de batismo do Moises. Se ele aparece como filho legítimo, isso indica, a principio, que Portugal reconhecia que os pais eram casados (na época do nascimento do segundo filho) o que por sua vez, poderia indicar que o casamento já foi transcrito.

    1) localize a certidao de batismo do Moises;

    2) tente, via civilonline, solicitar uma via do registro de casamento dos pais;

  • @Guilherme_D

    brevemente minha história é: Meus bisavós: Joaquim e Maria são Portugueses que vieram para o Brasil, se casaram aqui e tiveram um filho chamado Paulo, e o Paulo teve minha mãe.

    Portugueses que se casaram no estrangeiro tem que transcrever casamento.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23418/quando-se-deve-fazer-transcricao-de-casamento-para-fins-de-nacionalidade

    Hoje falei com duas consultorias diferentes e as duas me disseram que o processo poderia ser feito só com a certidão de batismo do meu bisavô Joaquim. Me disseram que não precisariam transcrever o casamento pois eles já são falecidos e que não é necessário o batismo da minha bisavó Maria pois o Joaquim consta como declarante da certidão de nascimento do Paulo.

    Consultorias e consulados tem informações que nem sempre são as corretas. Já tive advogado brasileiro dizendo que pode dar prioridade em processos... Me diga qual a porcentagem de portugueses que ainda estão vivos.

    Esta informação não procede.

    Em relação a transcrição eu falei com as pessoas da consultoria que meus bisavós foram para Portugal alguns meses depois que o Paulo nasceu e ficaram lá durante 4 anos, e durante esse período eles tiveram um filho chamado Moises que foi registrado lá, eles responderam falando que como a criança foi registrada lá oficialmente não precisaria transcrever o casamento.

    Outra informação que não procede. Este moisés consta como português?

    Vc só precisa se decidir sobre qual caminho escolher: o das consultorias, o do consulado ou por conta própria.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.