Busca de certidão de casamento de minha avó
Boa tarde, minha avó era portuguesa. Estou tentando que meu pai tenha nacionalidade portuguesa para que possa vir morar perto de mim na Europa, já que meu filho é deficiente e não posso viajar facilmente para o Brasil. Eu consegui a certidão de batismo dela, mas a certidão de casamento já requeri e não consigo encontrar. Eu sei o ano em que se casou, mas não o dia ou local exato.
O nome de solteira era Mimosa Rosa da Silva Lima, nasceu no Porto 28/01/191.
O nome de casada Mimosa Rosa da Silva Nunes, casou-se em 1927 provavelmente no Porto.
Meu avô Daniel de carvalho Nunes era Brasileiro de Belém do Pará, nasceu dia 06/07/1900.
Tanto a Mimosa Rosa quanto o Daniel tinham ambos os pais portugueses.
Agradeço imensamente qualquer ajuda. Meus pais têm 83 e 86 anos, meu filho é seu único neto, queremos estar juntos e meu filho não consegue viajar longa distância pra o Brasil. Vivo na Inglaterra com meu marido e filho ingleses. Meu pai tem os quatro avós portugueses e a mãe portuguesa, será que não teria direito à cidadania? Poderíamos ficar mais perto.
Muito obrigada,
Simone Taylor
Comentários
@SimoneTaylor
qual o nome dos pais da Mimosa?
Qual o nome dos pais do Daniel?
@SimoneTaylor
Seu pai poderia pedir a nacionalidade como filho de portuguesa, o que seria a via mais rápida (aprox. 8 meses). Como neto demoraria muito mais (cerca de 2-3 anos).
Siga a lista abaixo:
Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de FILHO maior de idade - 1C
@SimoneTaylor
Você já tentou pelo civilonline? Custa 10 euros; acho que vale a pena arriscar.
Pela certidão do filho Mario. os pais se casaram em PT por volta de 1927:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6QW3-KKB?i=47&cc=1582573
Como você tem o nome de solteiro e dos pais de ambos, é bem possível que eles achem o casamento só com isso.
No formulário vão pedir que coloque a freguesia, concelho e distrito. Eu colocaria as do nascimento de sua avó e nas observações mencionaria que não tem certeza que foi nessa freguesia. O mesmo para a data; coloque uma em 1927 e diga que não está certa do mês e ano.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Muito obrigada pela ajuda de todos.
Respondendo @mabego
Nome dos pais da Mimosa: Alberto Peri Sampaio e Ana da Silva Lima.
Nome dos pais do Daniel: Seraphim Nunes e Eulália Nunes de Carvalho.
@AlanNogueira
Sim, é o que estamos tentando, mas pedem para atualizar a certidão de batismo de Mimosa que não tem o casamento e não achamos o registro de casamento, só o que o Carlos colocou que na certidão do meu tio Mario diz que se casaram em Portugal e quando ele nasceu já estavam casados há três anos, por isso sei que é em 1927, mas não sei o dia ou mês nem local. estamos com toda a lista pronta e apostilada, menos essa certidão que não achamos. O problema é que os documentos apostilados têm validade e teremos que fazer e pagar todos de novo se expirarem. Sem contar que na idade deles não temos muito tempo para estarmos juntos. 😢 Eu tenho cidadania inglesa pelo meu marido, mas não se extende a eles e também com o Brexit não valeria de nada para morarem em Portugal. meu irmão vive na Espanha com a mulher espanhola e também tentou levá-los mas não conseguiu.
@CarlosASP
Já pedi, mas não me dão retorno e os outros documentos vão expirar. Sim eu tenho a certidão do meu tio Mário. É por ela que sabemos que se casaram em 1927. Eu fiz isso mesmo coloquei o mesmo local de nascimento confiando que na época as pessoas não viajavam muito, apesar de que foram para o Brasil 😂. Até agora nada.
Muito obrigada pela ajuda de todos!
@SimoneTaylor
Outras coisas que tentaria, se já não tiver feito:
Já viu a imagem do livro onde está o assento de nascimento de Mimosa (ou só pegou a certidão digitada)? Para ver se há alguma anotação do casamento no assento de nascimento/batismo dela. Na teoria, o local onde ela casou teria que informar ao o do nascimento e esse último anotar no livro de nascimento que ela casou (na margem do assento); mas nem sempre acontecia na prática.
Um exemplo disso aqui no tif 075:
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1147468
Usei no exemplo uma Josepha, pois é filha de um Alberto Perry de Sampaio. Esse Alberto, um médico cirurgião, aparece tendo vários filhos no Porto. mas com uma Clara Tasso de Sousa (que é brasileira também), entre 1896 e 1907.
Mimosa e Daniel tiveram algum filho ainda em PT. entre se casar e voltarem para o BR? Se positivo, tem esse assento de nascimento (para ver se nele consta algo sobre o casamento dos pais)?