Mãe se tornou cidadã portuguesa já divorciada preciso transcrever o casamento e divórcio?

Olá,

Minha mãe se tornou cidadã portuguesa já divorciada e utilizando o nome de solteira. Vou entrar com pedido de nacionalidade para mim e estou com dúvida se o casamento e divórcio dela (ocorrido há 10 anos) precisam ser transcritos ou não. Todos os meus documentos estão com o nome dela atualizado, de solteira. Se alguém souber me informar se há necessidade ou se somos isentas de fazer a transcrição eu agradeço!

Obrigada,

Mariana.

Comentários

  • @AlanNogueira Muito obrigada pela resposta!

    Quem me registrou no cartório foi meu pai, que hoje é divorciado da minha mãe.

    Nas certidões dos dois consta o divórcio. A nova dúvida é: minha mãe se tornou portuguesa já divorciada e eu terei que então fazer a transcrição desse divórcio? OU preciso fazer do casamento e posterior divórcio?

    A meu ver não faz sentido ter que transcrever algo que é notório e, caso realmente precise transcrever, qual a maneira correta, casamento (ocorrido há mais de 40 anos) e divórcio (ocorrido há 10 anos) ou somente o divórcio?

    Agradeço novamente.

  • @MarianaClas

    Quem me registrou no cartório foi meu pai, que hoje é divorciado da minha mãe.

    Precisa transcrever o casamento
    

    Nas certidões dos dois consta o divórcio. A nova dúvida é: minha mãe se tornou portuguesa já divorciada e eu terei que então fazer a transcrição desse divórcio? OU preciso fazer do casamento e posterior divórcio?

    Ninguem se torna portugues "casado", a nacionalidade é desde o nascimento. Todos "nascem" solteiros em Portugal, assim como no Brasil.
    O mais correto é transcrever o casamento e o divórcio.
    Mas a seu critério você pode avaliar se apenas o casaemento já seria suficiente para sua nacionalidade.
    

    A meu ver não faz sentido ter que transcrever algo que é notório

    Portugal é outro país, os fatos ocorridos no Brasil não são notórios lá. 
    Transcrever os atos de alteração de estado civil ocorridos no exterior são uma obrigação legal do cidadão portugues.
    

    e, caso realmente precise transcrever, qual a maneira correta, casamento (ocorrido há mais de 40 anos) e divórcio (ocorrido há 10 anos) ou somente o divórcio?

     Transcrição de casamento: siga as orientações constantes dos "guias e informações uteis" do fórum (clicar na barra verde na parte superior do site e selecionar o topico sobre como fazer transcrição).
    
    Divórcio só pode ser transcrito com auxilio de advogado português (judicial em Portugal - ação de homologação de sentença estrangeira). 
    Primeiro tem que fazer a transcrição do casamento... 
    
  • @AlanNogueira Obrigada novamente pela ajuda!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.