Nacionalidade filhos de port. - Nomes divergentes, casamento e óbito

Exmºs Senhores,


Eu e família demos inicio à jornada para obtenção da cidadania, o planejamento é obter a nacionalidade da minha sogra e após, por atribuição, a de seus 3 filhos.

Após muitas consultas aqui no fórum, consegui localizar o assento de baptismo do pai dela, José, que nasceu em 1908. A busca foi facilitada por sabermos o distrito, concelho e freguesia!

Tenho agora algumas dúvidas de como proceder:

  1. Os nomes que constam no assento de baptismo de José não coincidem com os nomes da certidão de Casamento emitida no Brasil;


  1. Na certidão de casamento brasileira é José Fernandes Costa, enquanto no assento de baptismo José Manoel;
  1. Na certidão de casamento brasileira os pais de José são Luiz Fernandes Costa e Germana Pires de Souza Costa, enquanto no assento de baptismo Luiz Antonio Fernandes e Germana Pires de Souza.
  2. Na certidão de nascimento de Ilza, filha de José, o nome da avó paterna consta como Germana Pires de Souza, sem o "Costa" que está na certidão de casamento de José, mas igual ao assento de baptismo.
  3. Data de nascimento de José, na certidão de casamento brasileira, está como 11-11-1908, mas no assento de baptismo está 11-10-1908.
  4. José se casou no brasil e não transcreveu o casamento em Portugal. Foi ele quem registrou o nascimento da filha, Ilza.


Devemos fazer alguma coisa referente as diferenças nos nomes do item 1? E quanto à data de nascimento, item 2?

Sobre o 3 item, como foi José quem registrou a filha, será necessário transcrever o casamento e óbito de José antes de peticionar a cidadania de sua filha, Ilza?


Dado adicional, o primo de Ilza tirou a cidadania em 2012. O pai dele era irmão de José. Ele comentou que o "Costa" foi adquirido no Brasil, em alguma confusão na imigração. No assento de Nascimento do primo dela, emitido em 2012 pela conservatória de Lisboa, os nomes dos avós paternos estão iguais ao assento de baptismo de José (1.b).


Com os melhores cumprimentos,

Comentários

  • editado May 2023

    @ravreis

    Na certidão de casamento brasileira é José Fernandes Costa, enquanto no assento de baptismo José Manoel;

    Esse "Costa" veio de onde?

    Na certidão de casamento brasileira os pais de José são Luiz Fernandes Costa e Germana Pires de Souza Costa, enquanto no assento de baptismo Luiz Antonio Fernandes e Germana Pires de Souza.

    Precisa retificar, manter o nome dos pais como está no baptismo.

    Na certidão de nascimento de Ilza, filha de José, o nome da avó paterna consta como Germana Pires de Souza, sem o "Costa" que está na certidão de casamento de José, mas igual ao assento de baptismo.

    O nome da Germana deve estar como consta no baptismo do josé

    Data de nascimento de José, na certidão de casamento brasileira, está como 11-11-1908, mas no assento de baptismo está 11-10-1908.

    Deve estar a data certa... como no baptismo (verificar datas de: nascimento X de registro)

    José se casou no brasil e não transcreveu o casamento em Portugal. Foi ele quem registrou o nascimento da filha, Ilza.

    Sobre o 3 item, como foi José quem registrou a filha, será necessário transcrever o casamento e óbito de José antes de peticionar a cidadania de sua filha, Ilza?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23418/quando-se-deve-fazer-transcricao-de-casamento-para-fins-de-nacionalidade

    (vc não precisa retificar óbito, pois esta certidão não é requerida)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.