Como achar uma certidão de nascimento e casamento em Amarante?

Olás amigos e amigas.

Estou a procura da certidão de nascimento e de casamento de meu avô, Joaquim Monteiro, da região de Amarante.

Ele nasceu em 25/06/1896 , filho de pai José Monteiro e mãe Luiza Nunes.

Tenho o passaporte dele e o registro de trabalho no Brasil, em 1927

Alguém sabe como me ajudar?

Obrigado!

Comentários

  • @Frborges

    No passaporte seu avô consta como casado? Qual o número do passaporte?

  • @Frborges

    Tem um casal Luiza Nunes e Jose Monteiro Guedes ou às vezes Jose Monteiro Miranda com vários filhos em Gouveia, concelho de Amarante, distrito do Porto.

    Não dá para ter certeza se são eles; talvez algo no passaporte ajude; ou se souber quem são os irmãos dele.

    Acho que os batismos de Gouveia de 1896 não estão online ainda:

    https://tombo.pt/f/amt34#BIRT

    Aqui no tif 071 o batismo de Roza em 1887, uma filha desse casal:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=812576

    Eu vi por esse árvore aqui que Joaquim Monteiro faleceu em Niteroi. É essa pessoa que busca?

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/G86H-X8T

    E aqui que Avelino, filho de Joao Monteiro Guedes e Luiza Nunes também faleceu em Niteroi. Sabe se são irmãos?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-69TQ-F7?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6K8V-WXNN&action=view&groupId=M9H7-12S

  • Bom dia @CarlosASP

    É esse sim. Meu avô faleceu quando meu pai tinha poucos anos e estou desvendando a história dele.

    Ele se casou com minha avó e tiveram 4 filhos em São Gonçalo/Rj e depois se mudaram para Niterói/RJ,

    No passaporte dele tem a data de nascimento, um pedido ao consulado para que ele pudesse trabalhar no porto do RJ ,

    @Guilherme Moreira as fotos do passaporte estão ruins pq estava com um filho dele que não temos contato (nem sei se ainda é vivo). Estou tentando recuperar o passaporte.

    Tenho tentado procurar online e não achei. No Family Search eu inseri tudo que sabemos sobre ele mas não consigo descobrir se tinha irmãos, se estavam no Brasil tbm ou não.


    Obrigado pela ajuda!

  • editado May 2023

    @Frborges

    Me chamaram atenção os sobrenomes. Minha familia descende de um Monteiro (e tbm Guedes) de Baião, vizinha a esta localidade, mas não encontrei parentesco próximo... mas certamente deve ter alguma relação :-)

    Aparentemente a sua família se conecta com essa árvore aqui: https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/G465-XDY

    Se for isso a familia tem registros nas Freguesias de Gouveia e Ansiaes, bem como um casamento em Padronelo, todas em Amarante. Vale a pena procurar nessas freguesias e nas próximas geograficamente: https://tombo.pt/m/amt


  • editado May 2023

    @Frborges

    Eu faria um pedido de pesquisa através do CRAV, informando a data de nascimento, filiação e colocaria como freguesia Gouveia, concelho de Amarante e distrito do Porto. No pedido mencionaria que não pode buscar diretamente pois os batismos de 1896 não estão online. Normalmente os primeiros 30 minutos de pesquisa são grátis; se ele for de lá mesmo com essa data de nascimento, é mais que tempo suficiente para achar:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

    Como dito antes, há essa família de portugueses que foram para Niteroi, A mãe se chama Luiza Nunes e o pai aparece como Jose Monteiro, ou Monteiro de Miranda ou Monteiro Guedes. Dos que já deu para ver os batismos, todos eram de Gouveia. O mesmo casal teve outros filhos que viveram e faleceram em PT mesmo. Há referências que o pai Jose faleceu em PT, mas parece que a Luiza veio para o BR também

    A variação de sobrenomes do pai é explicada pela árvore, pois ele tem antepassados com todos esse 3 sobrenomes; não era raro haver essa variação de sobrenome de um registro para outro na época. Mas olhando os batismos de cada um dos filhos, pelo conjunto de informações (nome do cônjuge, locais de nascimento dos pais, nomes dos avós paternos e maternos) dá para ver que são muito provavelmente as mesmas pessoas - inclusive provavelmente que sejam também a Luiza e Jose, pais do Joaquim,

    Caso seu pai ou seus tios (irmãos dele) possam relatar quem são os tios deles (irmãos de Joaquim), perguntaria se sabem de um Agostinho ou Avelino, pois são dois que viveram em Niteroi. Possivelmente tem uma Emília também.

    Sobre o casamento de Joaquim: olhe os registros de nascimentos dos filhos dele, especialmente do mais velho. Os pais podem ter se casado ali no mesmo lugar onde registraram esse filho. Como a esposa Carmem é natural do Rio de Janeiro, imagino que casaram ou no Rio ou em Niteroi.

  • Bom dia @CarlosASP

    É esse sim. Meu avô faleceu quando meu pai tinha poucos anos e estou desvendando a história dele.

    Ele se casou com minha avó e tiveram 4 filhos em São Gonçalo/Rj e depois se mudaram para Niterói/RJ,

    No passaporte dele tem a data de nascimento, um pedido ao consulado para que ele pudesse trabalhar no porto do RJ ,

    @Guilherme Moreira as fotos do passaporte estão ruins pq estava com um filho dele que não temos contato (nem sei se ainda é vivo). Estou tentando recuperar o passaporte.

    Tenho tentado procurar online e não achei. No Family Search eu inseri tudo que sabemos sobre ele mas não consigo descobrir se tinha irmãos, se estavam no Brasil tbm ou não.

    obrigado pela ajuda

  • @CarlosASP e @AlanNogueira , bom dia !

    Impressionante a hipótese que vocês nos trazem. Faz completo sentido e vou seguir essa linha de investigação. Tenho amigos em Portugal (Braga) e vou pedir para que eles possam fazer a busca pessoalmente, se for o caso.

    Sobre a história do José Monteiro, como mencionei, sabemos o que escrevi. Meu pai contava que ele faleceu quando ele era muito pequeno (ele se lembra pouco do pai ). Nunca tiveram a necessidade de investigar essa história e nunca comentaram sobre tios e tias.

    Minha mãe, que curiosa com a imigração, correu atrás de tentar saber alguma coisa sobre a família. Esse documento que postei acima está com o único filho vivo dele (85 anos e alzeimer) e tou achando, pela pesquisa que fiz aqui nos cartorios é a carteira de identidade de imigrante do José Monteiro. E não o passaporte. Desconfio disso pelo visto que ele pegou no consulado para trabalho no Brasil.

    Outra coisa que chama atenção é que ele pede esse visto de trabalho com 30 anos. Duas hipóteses: Ou ele chegou ao Brasil com 30 anos (ou perto disso) ou chegou antes e só foi trabalhar no porto nessa idade.

    Já solicitei ao cartório no Brasil a certidão de casamento dele com a Carmem e a certidão dos filhos (4 filhos).

    Não entendi muito bem como funciona essa pesquisa no CRAV @CarlosASP. Estou lendo o artigo sobre a documentação e vou tentar essa possibilidade sim.

    Uma pergunta: vcs conhecem algum documentarista especializado em buscar esses documentos em Portugal?


    Muito obrigado pela ajuda de vcs!!!

  • Atualizando, fiz o pedido da certidão no CRAV sob número 2023PCert10760 :) obrigado pela ajuda!

  • Atualizando, fiz o pedido da certidão no CRAS

    A resposta foi:

    Resposta ao Pedido de Certidão

    Exmo. Sr.,


    Informamos que relativamente à paróquia/freguesia de GOUVEIA CONCELHO DE AMARANTE só temos registos até ao ano de 1892 pelo que deverá dirigir o seu pedido à Conservatória do Registo Civil de AMARANTE


    Com os melhores cumprimentos,

    ADP

  • @Frborges

    Mande um email com os mesmos dados para a Conservatória do Registo Civil de AMARANTE :

    Contactos

    • Morada: Lg. Sertório de Carvalho n.º 31 - São Gonçalo, 4600-037 Amarante
    • Email: registos.amarante@irn.mj.pt
    • Telefone: (+351) 255 420 550

    É o procedimento para os casos quando os livros de batismos de antes de 1911 ainda não foram transferidos para o Arquivo Distrital.

  • @CarlosASP obrigado pela dica. Fiz a consulta pelo email acima e estou aguardando resposta!

  • @CarlosASP obrigado pela dica. fiz a consulta pelo email acima,

  • @CarlosASP e @AlanNogueira boa tarde!


    Consegui o assento do meu avô na CRC de Amarante. O nome do pai dele está gravado como José Monteiro GUEDES e a mãe Luiza Nunes sou seja , o Allan acertou que existia vínculo com a família ali de cima!


    Muito obrigado pela ajuda de vcs! Nos vemos em Portugal!

  • @Frborges

    Fico feliz que tenha dado certo! Boa sorte nas próximas fases!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.