País nojento!!
Amigos, estou indignado!
Enviei um email ao 26ª cartório de SP, solicitando informações para eu tirar a 2ª via das certidões(nascimento e casamento) de inteiro teor do meu avô, a fim de solicitar a atribuição da cidadania PT.
Enviei um email ao 26ª cartório de SP, solicitando informações para eu tirar a 2ª via das certidões(nascimento e casamento) de inteiro teor do meu avô, a fim de solicitar a atribuição da cidadania PT.
Obtive a ABSURDA resposta:
"Segue em anexo o modelo do requerimento para a solicitação das certidões em Inteiro Teor, por gentileza preencher, assinar, reconhecer firma e enviar para o cartório via correio, junto com o comprovante do deposito
O requerimento vai ser enviado para o fórum e assim que for autorizado a sua emissão iremos estar te encaminhando as certidões solicitada, demora de 30 à 40 dias
End. do cartório
Rua do Orfanato nº 340, Vila Prudente
São Paulo – SP
CEP 03131-010
BANCO ITAÚ
AG. 0210
C.C 40280-6
ANTONIO GUEDES NETTO – OFICIAL
R$110,00"
30 a 40 dias????
Solicitei a certidão de nascimento de inteiro teor do meu Bisavô para a conservatória de Vila Real -PT, em 13 (TREZE) dias esta em minha casa!!!
Desculpem, mas é isso mesmo??? Pra que essa demora toda???
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Jimmy,
aqui no Rio a maioria dos cartórios emite as certidões de inteiro teor em 5 dias úteis, em São Paulo cfe. o relato em outros tópicos tem essa polêmica "certidão em inteiro teor só com autorização judicial". Esse seu cartório faz o processo junto ao fórum, menos mal que outros em que o interessado tem que correr atrás desta burocracia.
Não te esqueças que os processos de nacionalidade na nossa 2ª pátria tb são demorados.
Oras, EU quero minha certidão, e um juiz tem que ME autorizar a tirar.....palhaçada!!!
Jimmy,
Estou na mesma situação, mas no cartório daqui fiz 2 requerimentos um para a de nascimento e outro para a do casamento e o prazo é de 20 a 30 dias.
Acredito q essa exigência é do estado de São Paulo, pois quando precisei de certidões, tbm de inteiro teor, do Paraná foi muito simples e rápido, não precisou de autorização judicial e chegaram em uma semana.
Não entendo, se o judiciário está tão cheio de serviços, por que dar mais trabalho a eles que não conseguem dar conta de tudo. Enfim, essa é a realidade brasileira.
Cade MEU direito de obter MEU documento??? Precisa de um Juiz pra isso??
É como vc falou Luiza, o Judiciário reclama que esta sobrecarregado, e ainda enviam processos BURROS para sobrecarregar ainda mais....
Mas fiquei indignado! 45 Dias uteis para sair a cidadania do meu avô! Mais 30 pra sair uma certidão...são 75 dias!!!!
Eu solicitei a certidão de inteiro teor em PT e chegou em menos de 15 dias!
O cartorio da Mooca, o primeiro da Se e tambem em Campinas nos exigiram autorizacao judicial. Foram cerca de 10 certidoes as que tivemos que pedir. Paciencia. Nao tem outro jeito.
esta exigencia do juiz aprovar é recente..
quando vc mesmo faz é rapido, eu levei a carta autorização para o juiz, leva 1 dia, depois com a carta vai ao cartorio e aguarda mais 5 dias. Detalhe: quando o documento de Inteiro Teor já foi solicitado alguma vez anteriormente, não é necessário nova aprovação do juiz
Junto com a do meu avô, ja vou pedir a minha, do meu pai...todas as que demoram....
Paciência, eu tbm tive este problema, o pior era que eu estava morando em Salvador, lá não existe cartório privado, precisava mandar procuração, não conseguia abrir firma em Salvador pois estavam de greve, uma confusão!!!!!!!!
Conclusão: Peguei um vôo e vim pra São Paulo resolver isso, foi tanta demora , idas e vindas que quando cheguei aqui o cartórioa já tinha enviado para o Juiz, ele já tinha autorizado e a certdão estava pronta.
Jimmy, nosso país não é nojento , são as burocracias que existem em qualquer lugar, não é pk Portugal te enviou uma certidão em 15 dias que ele seja melhor que o Brasil, ele tbm tem sua burocracias.
Meu primo é portugues e sempre fala isso, é um país problemático , burocrático e demorado!!!! palavras de um portugues NATO!
Mas no fim é isso mesmo. Aproveita e pede TODAS as certidões que vc vai precisar, assim fica mais facil...
Boa sorte
Por outro lado deve ter cuidado ao pedir todas as certidoes de uma vez, pois estas poderiam vencer antes que possa concluir os processos.
(aconteceu comigo e tive que voltar a pedir e a pagar!).
Renato
Al Tri
Essa parte ai ta tranquila!
Va pessoalmente ao cartorio se puder.
Como a Denise falou o ideal é ir pessoalmente no cartório, pq vc confere e se precisar corrige no mesmo momento.
Se a solicitação for pelos correios vai levar mais tempo. As vezes o erro é muito bobo mas vc nunca sabe qual vai ser a reação da Conservatória pra isso, na dúvida melhor corrigir.
Irei pessoalmente ao cartório para retirar e para solicitar também...
Creio que as duas chegarão juntas, e com isso ganho um pouco de tempo...
é uma luta pra conseguir cada documento, cada carimbo, principalmente pra quem nao mora em cidades onde estão concentrados os serviços.
Estou esperando o carimbo do consulado, parece eterno..