País nojento!!

Amigos, estou indignado!

Enviei um email ao 26ª cartório de SP, solicitando informações para eu tirar a 2ª via das certidões(nascimento e casamento) de inteiro teor do meu avô, a fim de solicitar a atribuição da cidadania PT.
Obtive a ABSURDA resposta:

"Segue em anexo o modelo do requerimento para a solicitação das certidões em Inteiro Teor, por gentileza preencher, assinar, reconhecer firma e enviar para o cartório via correio, junto com o comprovante do deposito

O requerimento vai ser enviado para o fórum e assim que for autorizado a sua emissão iremos estar te encaminhando as certidões solicitada, demora de 30 à 40 dias

 

End. do cartório

Rua do Orfanato nº 340, Vila Prudente

São Paulo – SP

CEP 03131-010

 

BANCO ITAÚ

AG. 0210

C.C 40280-6

ANTONIO GUEDES NETTO – OFICIAL

R$110,00"



30 a 40 dias????

Solicitei a certidão de nascimento de inteiro teor do meu Bisavô para a conservatória de Vila Real -PT, em 13 (TREZE) dias esta em minha casa!!!


Desculpem, mas é isso mesmo??? Pra que essa demora toda???

«1

Comentários

  • Jimmy,

                  aqui no Rio a maioria dos cartórios emite as certidões de inteiro teor em 5 dias úteis, em São Paulo cfe. o relato em outros tópicos tem essa polêmica "certidão em inteiro teor só com autorização judicial". Esse seu cartório faz o processo junto ao fórum, menos mal que outros em que o interessado tem que correr atrás desta burocracia.

                  Não te esqueças que os processos de nacionalidade na nossa 2ª pátria tb são demorados.

                

  • Minha indignação é com o prazo!

    Pra que tanta buRRocracia????

    É só com a certidão  de nascimento que tem que "ter autorização judicial"...

    Oras, EU quero minha certidão, e um juiz tem que ME autorizar a tirar.....palhaçada!!!
  • Jimmy,

    Estou na mesma situação, mas no cartório  daqui fiz 2 requerimentos um para a de nascimento e outro para a do casamento e o prazo é  de 20 a 30 dias.

    Acredito q essa exigência é do estado de São Paulo, pois quando precisei de certidões, tbm de inteiro teor, do Paraná foi muito simples e rápido, não precisou de autorização judicial e chegaram em uma semana.

     Não entendo, se o judiciário está tão cheio de serviços, por que dar mais trabalho a eles que não conseguem dar conta de tudo.  Enfim, essa é a realidade brasileira.

  • Por isso que Brasil sempre sera Brasil....essa porcaria não tem jeito!! 

    Cade MEU direito de obter MEU documento??? Precisa de um Juiz pra isso?? 

    É como vc falou Luiza, o Judiciário reclama que esta sobrecarregado, e ainda enviam processos BURROS para sobrecarregar ainda mais....

    É lamentável esse país...
  • Jimmy

    Essa exigência de autorização judicial para certidão de inteiro teor muitas vezes é interpretada exageradamente pelos Oficiais de Registro.
    A legislação exige que informações sobre adoção ou paternidade reconhecida por ação de investigação de paternidade não apareçam nas certidões simples, mas sim nas de inteiro teor. Como essas informações só podem ser fornecidas ao interessado, é exigida a autorização judicial.

    Acredito que você teve azar. Eu pedi as certidões de inteiro teor minha e da minha mãe e não foi necessária autorização.

    Não esqueçamos que o nosso sistema cartorário burocrático é mais uma herança portuguesa!
  • Pior que eu sei disso....

    Mas fiquei indignado! 45 Dias uteis para sair a cidadania do meu avô! Mais 30 pra sair uma certidão...são 75 dias!!!! 

    Eu solicitei a certidão de inteiro teor em PT e chegou em menos de 15 dias!

    = \ 


    Fazer o que né....é esperar....não tem outro jeito!
  • Jimmy,
    O cartorio da Mooca, o primeiro da Se e  tambem em Campinas nos exigiram autorizacao judicial.  Foram cerca de 10 certidoes as que tivemos que pedir. Paciencia. Nao tem outro jeito.
  • esta exigencia do juiz aprovar é recente..

    quando vc mesmo faz é rapido, eu levei a carta autorização para o juiz, leva 1 dia, depois com a carta vai ao cartorio e aguarda mais 5 dias. Detalhe: quando o documento de Inteiro Teor já foi solicitado alguma vez anteriormente, não é necessário nova aprovação do juiz

  • Ahh...fiquei mto bravo....pelamor viu.....burocracia....se eu soubesse disso ja teria pego todas as certidões....

    Junto com a do meu avô, ja vou pedir a minha, do meu pai...todas as que demoram....
  • Eu recebi a mesma informação do cartório da Liberdade. Mesmo assim a certidão chegou em casa 22 dias após ter enviado o pedido pelo correio.
    Já a certidão do casamento dos meus pais (também em inteiro teor) que eu solicitei pessoalmente no cartório do Butantã, exigiu apenas que eu preenchesse um formulário fornecido pelo cartório que teve minha firma reconhecida ali mesmo e eu retirei a certidão pessoalmente uma semana depois.
    Se eu soubesse disso antes, teria ido pessoalmente ao da Liberdade.
  • Imagino que um sistema como o do SIRIC de Portugal esteja presente também nos cartórios brasileiros daqui a algumas décadas, se tivermos sorte...

    Eu tive sorte com o cartório da minha cidade, aqui só precisei do que o Al disse, RG e estar presente para assinar o requerimento na frente da tabeliã.

    E eu acho completamente desnecessário esse pedido ter que ir para um juiz em SP, e por acaso ele poderia negar que eu tivesse acesso a um documento meu?   

     
  • Paciência, eu tbm tive este problema, o pior era que  eu estava morando em Salvador, lá não existe cartório privado, precisava mandar procuração, não conseguia abrir firma em Salvador pois estavam de greve, uma confusão!!!!!!!!

    Conclusão: Peguei um vôo  e vim pra São Paulo resolver isso, foi tanta demora , idas e vindas que quando cheguei aqui o cartórioa já tinha enviado para o Juiz, ele já tinha autorizado e a certdão estava pronta.

    Jimmy, nosso país não é nojento , são as burocracias que existem em qualquer lugar, não é pk Portugal te enviou uma certidão em 15 dias que ele seja melhor que o Brasil, ele tbm tem sua burocracias.

    Meu primo é portugues e sempre fala isso, é um país problemático , burocrático e demorado!!!! palavras de um portugues NATO!   

  • Jimmy, passei pela mesma situação e o pior, como pedi a minha certidão quase no fim do ano (2010), ainda peguei as férias do judiciario.. ou seja, a minha certidão demorou mais de 40 dias para vir!!!! (na época eu não sabia das férias do judiciario....).
    Mas no fim é isso mesmo. Aproveita e pede TODAS as certidões que vc vai precisar, assim fica mais facil...

    Boa sorte
  • [APAGADO]
  • Concordo que ir pessoalmente pode diminuir um pouco o tempo.
    Por outro lado deve ter cuidado ao pedir todas as certidoes de uma vez, pois estas poderiam vencer antes que possa concluir os processos.
    (aconteceu comigo e tive que voltar a pedir e a pagar!).


  • imageDenise A. Espinal:
    Concordo que ir pessoalmente pode diminuir um pouco o tempo.
    Por outro lado deve ter cuidado ao pedir todas as certidoes de uma vez, pois estas poderiam vencer antes que possa concluir os processos.
    (aconteceu comigo e tive que voltar a pedir e a pagar!).


    Concordo Denise, mas o Sr. Mario me afirmou que as certidões depois de legalizadas no consulado português não perdem a validade, SALVO aquelas que serão usadas para fins de transcrição. 
  • Acho que as certidões valem por 1 ano!
  • imagegraziela baratto:

    Paciência, eu tbm tive este problema, o pior era que  eu estava morando em Salvador, lá não existe cartório privado, precisava mandar procuração, não conseguia abrir firma em Salvador pois estavam de greve, uma confusão!!!!!!!!

    Conclusão: Peguei um vôo  e vim pra São Paulo resolver isso, foi tanta demora , idas e vindas que quando cheguei aqui o cartórioa já tinha enviado para o Juiz, ele já tinha autorizado e a certdão estava pronta.

    Jimmy, nosso país não é nojento , são as burocracias que existem em qualquer lugar, não é pk Portugal te enviou uma certidão em 15 dias que ele seja melhor que o Brasil, ele tbm tem sua burocracias.

    Meu primo é portugues e sempre fala isso, é um país problemático , burocrático e demorado!!!! palavras de um portugues NATO!   

    Nossa burocracia é herança lusitana! Isso é fato!

    No demais, acho sim o Brasil um país nojento sim! Burocrático, com leis sem nenhum sentido e as que tem sentido simplesmente não são cumpridas....Ladrões por todos os lados...pessoas sem nenhuma educação...e etc.... por isso acho um país nojento....
  • Jimmy, não pense que esse sistema não tem sentido. Cartórios são uma mina de ouro (para poucos é verdade...). São pensados com o que há de mais retrógrado justamente para dar muito lucro... se gritar pega ladrão, não sobra um pra contar a história.
  • Quando vc for retirar as certidões confere os nomes no ato da retirada, pq a minha certidão de nascimento estava com o nome do meu pai que é o português errado e a certidão da minha mãe com a data de nascimento errada também, a minha certidão vai voltar para o juiz autorizar novamente, mais 20 dias úteis pela frente novamente... 
  • tambem aconselho conferir tudo, tive problema com erro de digitação em um dos nomes, a correção é rápida pq depois que emitem a primeira,  fica registrada no sistema deles
  • Sou o perfil "original" do Jimmy!! Vou postar assim agora!!

    Renato

    Mas como eu faço isso? Pois receberei pelo Correio....Se bem que ainda não fui aos Cartórios para saber se da pra eu retirar lá mesmo!
  • ???
    Al Tri

    Essa parte ai ta tranquila!
    O Duro é esperar 40 dias pela certidão....Mto chato isso...Ainda mais se vier errada como o amigo Renato citou.....
  • [APAGADO]
  • imageJimmy Jimmy:
    Nossa burocracia é herança lusitana! Isso é fato!

    No demais, acho sim o Brasil um país nojento sim! Burocrático, com leis sem nenhum sentido e as que tem sentido simplesmente não são cumpridas....Ladrões por todos os lados...pessoas sem nenhuma educação...e etc.... por isso acho um país nojento....
    Jimmy, como eu tenho educação não vou te responder tá...kkkkkkk.....só para descontrair!!!!!! Relaxe e faça o processo sem estress, é assim mesmo, mas o resultado é sempre bom!!!!! Abraços.
  • Jimmy/Wlad,
    Va pessoalmente ao cartorio se puder.
  • imageWlad Jordão:
    ???
    Al Tri

    Essa parte ai ta tranquila!
    O Duro é esperar 40 dias pela certidão....Mto chato isso...Ainda mais se vier errada como o amigo Renato citou.....


    Como a Denise falou o ideal é ir pessoalmente no cartório, pq vc confere e se precisar corrige no mesmo momento.

    Se a solicitação for pelos correios vai levar mais tempo. As vezes o erro é muito bobo mas vc nunca sabe qual vai ser a reação da Conservatória pra isso, na dúvida melhor corrigir.

  • Sim sim!
    Irei pessoalmente ao cartório para retirar e para solicitar também...
  • Fui ontem ao cartório e aproveitei e solicitei a certidão do meu pai tbm.....

    Creio que as duas chegarão juntas, e com isso ganho um pouco de tempo...
  • é uma luta pra conseguir cada documento, cada carimbo, principalmente pra quem nao mora em cidades onde estão concentrados os serviços.

    Estou esperando o carimbo do consulado, parece eterno..

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.