Solicitação de nacionalidade portuguesa para filha cuja mãe tem nacionalidade por atribuição

Minha mãe nasceu no Brasil e adquiriu esse ano a nacionalidade portuguesa por atribuição (o falecido pai dela era português). Tenho o número do assento de nascimento que foi atribuído a ela. Consigo solicitar a minha nacionalidade portuguesa? Se sim, como?

Comentários

  • Sim, pode.


    Aqui tem tudo o que vc precisa:


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c

  • Muito obrigada LeoSantos e Mabego!

    Duvida: No quadro 2 da ficha 1C solicita a Freguesia e Concelho onde o progenitor nasceu, porem minha mãe é brasileira e adquiriu esse ano a nacionalidade portuguesa por atribuição (o falecido pai dela era português). No Brasil não temos Freguesia e Concelho, mas sim Estados e Cidades. Eu devo inserir o Estado de nascimento dela no campo Freguesia e a Cidade no campo Concelho ou devo deixar em branco?

  • @Djá Djinha

    preencha no quadro 2 somente:

    (x) mãe portuguesa

    e

    no ítem 2 - (x) sim - manter a composição originária do nome

    E anexar uma cópía simples do assento português de nascimento dela

  • Muito obrigada Mabego!

    Uma última dúvida: Meus irmãos também querem solicitar a nacionalidade deles. Nesse caso, conseguimos solicitar todos de uma vez e fazer um único envio e o pagamento de uma única taxa? Ou temos que cada um pagar uma taxa e fazer envios em separado dos documentos?

  • @Djá Djinha

    1) hoje existe a possibilidade de "apensar" processos, o que permite o compartilhamento de documentos. Mas no fórum não temos muita experiencia, entao a recomendação tem sido mandar cada processo separadamente, com todos os documentos. Mas voce pode montar os envelopes com cada processo (um envelope com os documentos para o seu processo, outro envelope com os documentos para o processo do seu irmao A, outro para o processo do irmao B, etc). Aí bota todos esses envelopes dentro de um envelope maior e faz um envio apenas, via DHL ou Correios;

    2) para cada requisitante, paga-se uma taxa individual;

  • @Djá Djinha

    Uma última dúvida: Meus irmãos também querem solicitar a nacionalidade deles. Nesse caso, conseguimos solicitar todos de uma vez e fazer um único envio e o pagamento de uma única taxa? Ou temos que cada um pagar uma taxa e fazer envios em separado dos documentos?

    Recomendo montar o processo completo de cada irmão e cada um deve, obrigatoriamente, pagar a sua taxa.

    Pode colocar todos os envelopes dentro de um só e enviar para a conservatória.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.