Me ajudem com dicas para acha algumas certidões.

Boa tarde a todos. Já achei várias informações no FS porém não consigo obter mais nada.

Manoel Thomaz Ferreira casado com Rosalina Alves Barbosa.

Consigo somente achar informações sobre os filhos deles.

Alguém poderia me dar mais dicas?

Comentários

  • editado May 2023

    @HercullesMoraisViana

    Qual seu parentesco com essa pessoa? É para fins de nacionalidade portuguesa? Qual desses seria portugues?

    Para busca coloque mais dados que já encontrou (filiação, datas, local de nascimento, etc), fica muito complicado buscar apenas com os nomes e ter refazer todas as buscas que você já fez inicialmente...

  • @HercullesMoraisViana

    são seus parentes?

    tem como colocar alguma certidão para que possamos estabelecer uma linha de pesquisa?

  • Peço desculpas por não ter colocados os dados galera.

    No momento não é para fins de nacionalidade, são de parentesco muito distante.


    São meus Tataravós. Não tenho muitas informações, porém encontrei alguns registros dos filhos deles, que foram registrado no espirito santo, mas nasceram no rio de janeiro. Os irmãos dos meus avós sempre disseram que tinham parentesco com portugueses e provavelmente espanhóis.

    O Manoel Thomaz Ferreira, em alguns registro está escrito " Manoel Felippe Santiago", eu não faço ideia por que a mudança do nome.


    Arquivo onde cita manoel thomaz ferreira.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VM7-YJ6W

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V4T-7DZM

  • editado May 2023

    @HercullesMoraisViana

    O fórum é mais voltado para ajuda relacionada a nacionalidade, para pesquisa genealógica há grupos especializados no Facebook por exemplo que acredito vão poder lhe ajudar melhor :-)

    Algumas dicas do fórum você pode ler neste tópico espero que ajude: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22283

  • Bom dia,

    Alguém sabe me dizer em qual cartório eram registrados os casamentos em Belém entres os anos de 1910 e 1930? preciso emitir a segunda via da certidão de casamento dos meus bisavós?

    Outra Coisa: Também sabem ponde em qual documento pode haver a indicação do local de nascimento em Portugal? na certidão de minha avó, inteiro teor, já há a indicação de que meu bisavô é português, mas não há a indicação do seu local de nascimento.

  • @Andreza_Naif

    o que exatamente vc procura?

  • @mabego


    Oi.

    Procuro documentos que indiquem dados do local de nascimento do meu bisavó em Portugal; e assim consiga estreitar mais a busca da certidão de nascimento dele, lá

  • @Andreza_Naif Minha vó nasceu em Belém, no ano de 1912 e foi registrada no cartório do 1º oficio da capital, muito usado pela população na época. Eu liguei, repassei os dados de minha avó e prontamente, fizeram a busca. Tente nesse cartório. Seguem os dados:

    CARTÓRIO DO 1° OFICIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS

    Oficial Titular: Luciana Loyola de Souza Zumba

    Rua Bernal do Couto, 1280 – Umarizal – CEP:66.055-080

    Belém – PA – Brasil

    Fone: (91) 3347-2002 – E-mail: 1rcpnbelem@gmail.com

     

  • @fcarneiro tudo bem?

    Precisamos falar urgente, rs. Acredito que somos parentes!!

    Meu bisavô tem o mesmo nome, nascido no mesmo local e com os pais com o mesmo nome.

  • @LuisLopes @fcarneiro

    Enviei mensagem para vocês, vejam no envelope no canto superior direito da tela.

  • Estou querendo saber onde meu tataravô pode ter nascido, acredito que seja Portugal, mas não consigo encontrar mais nada.

  • @fcarneiro Esse cartório do 1° ofício é ótimo, mesmo; também consegui a segunda via, inteiro teor da certidão de nascimento da minha avó que nasceu em 1917 e eles foram super atenciosos e ágeis na busca.

    Mas o que quero é tentar achar, em algum documento, que esteja por Belém, a indicação, em Portugal, do local de nascimento do meu bisavó, pois facilitaria muita a busca da sua certidão de nascimento.

  • @Andreza_Naif Deixe os dados de seu bisavó (nome completo, filiação, nome dos avós, dada de nascimento e outras informações), talvez algum forista possa lhe ajudar. Aqui temos verdadeiros experts em buscas.

  • @fcarneiro ótima ideia! Obrigada pela dica.

    Se alguém tiver alguma informação sobre o Antonio Augusto da Silva, por favor me avise.

    Os dados são:

    Antonio Augusto da Silva (mãe: Maria Magalhães / pai: Manoel Joaquim da Silva) .

    Ele nasceu em 1870, mas não sabemos nem o dia e mês.

    Foi casado com Maria Manoela Lopes, espanhola.

  • editado May 2023

    @Andreza_Naif

    Duas sugestões:

    Já buscou no banco de dados do Grêmio Literário Portugues?

    https://www.gremioportugues.com.br/atendimento/contato

    Além disso, você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.

    Especialmente em casos como esse, com nome bastante comum (deve ter homônimos), é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

    Por enquanto só achei batismo de filhos em Belém:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DRL9-P5H?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A66LX-KLKS&action=view&groupId=TH-266-11571-40698-27

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DRLS-HQR?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A66LX-J7R4&action=view&groupId=TH-266-11571-40698-27

  • @Andreza_Naif Outra opção de pesquisa, é o Centro Memorial da Amazônia - https://www.cma.ufpa.br -.Nesse site, encontrei alguns dados dos meus bisavós.

  • @CarlosASP nem lembrei do grêmio....vou fazer isso! Obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.