2. Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor em cópia reprográfica, apostilada;

Boa tarde @mabego. Estou separando minha documentação para entrar com o processo de cidadania portuguesa como filha maio de português. Estou com dúvida quanto a minha certidão de nascimento. Solicitei no cartório a cópia de inteiro teor, apostilada e reconhecida firma. Porém andei vendo umas postagens que falam que precisa desta certidão e cópia reprográfica. Liguei no cartório e me falaram que está cópia reprográfica e uma cópia do livro de registro e isso? Tenho que solicitar isso documento também? Se puder me ajudar agradeço.

Tenho outra dúvida quanto a estar enviando a certidão de nascimento da minha mãe. Fui informada no consulado português de SP que teria que enviar. mas aqui no fórum não consta este documento. Estou com muitas dúvidas e gostaria muita da ajuda de vocês. Fico no aguardo e agradeço desde já.

Renata Caetano

Comentários

  • @RenataCmbc

    tem diferença de documentação se enviada pelo consulado.

    Aqui recomendamos o envio diretamente para Portugal.

    siga a lista abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

  • @mabego Quero enviar diretamente para o Porto. Então você recomenda que eu tire a cópia reprográfica? E outra dúvida. Se fizer aqui pelo consulado de SP deve comparecer um dia p fazer o pagamento da taxa e assinatura do requerimento. Aqui pelo Porto todo este processo é feito como?

    @RenataCmbc

  • @RenataCmbc

    leia atentamente o link que te passei acima.

    documento brasileiro deve ser em cópia reprográfica.

    o endereço, instruções e mais formulário a ser preenchido está no link que te passei.

    Consulados demoram mais e a lista de documentos é maior.

  • @mabego bom dia!

    Após o pagamento da taxa e envio dos documentos, eu irie acompanhar o processo de andamento por onde? Você sabe me falar quanto tempo esta demorando o processo de cidadania?

    @RenataCmbc

  • @RenataCmbc

    Após o pagamento da taxa e envio dos documentos, eu irie acompanhar o processo de andamento por onde? Você sabe me falar quanto tempo esta demorando o processo de cidadania?

    A senha de acompanhamento vc recebe entre 2 a 4 meses. Mas já receberam antes, como tem relatos aqui no forum.

    O processo, por volta de 8 a 10 meses.

  • @mabego bom dia!

    Gostaria de saber se aqui no fórum tem modelo do requerimento 1C já preenchido com dados fake para ter como modelo? Estou seguindo as orientações para preenchimento mas estou em dúvida com relação algumas informações.

    Outra dúvida e quanto ao envio dos documentos. Após todos os documentos prontos para envio, eu irei enviar para o Conservatória do Porto no endereço que peguei no fórum, gostaria de sabe se este documentos que estou enviando sendo todos originais depois serão devolvidos e se devo enviar um envelope com os dados do retorno desde documentos como são feitos aqui pelo consulado português aqui de São Paulo.

    Outra dúvida o processo e todo online não precisando eu ir assinar nada né?

    Desculpe tantas dúvida mas que eu havia pego todas as informações pelo consulado de SP pois iria fazer por aqui, mas como vi esta possibilidade de fazer direto pelo por Portugal achei mais interessante.

    Fico no aguardo e agradeço desde já

    @RenataCmbc

  • @RenataCmbc

    Gostaria de saber se aqui no fórum tem modelo do requerimento 1C já preenchido com dados fake para ter como modelo? Estou seguindo as orientações para preenchimento mas estou em dúvida com relação algumas informações.

    1C é filho... é isso mesmo?? pode perguntar as dúvidas

    Outra dúvida e quanto ao envio dos documentos. Após todos os documentos prontos para envio, eu irei enviar para o Conservatória do Porto no endereço que peguei no fórum, gostaria de sabe se este documentos que estou enviando sendo todos originais depois serão devolvidos e se devo enviar um envelope com os dados do retorno desde documentos como são feitos aqui pelo consulado português aqui de São Paulo.

    Não serão devolvidos. Não precisa enviar envelope.

    Outra dúvida o processo e todo online não precisando eu ir assinar nada né?

    Claro que precisa, tem que constar assinatura por autenticidade.

    Desculpe tantas dúvida mas que eu havia pego todas as informações pelo consulado de SP pois iria fazer por aqui, mas como vi esta possibilidade de fazer direto pelo por Portugal achei mais interessante.

    orientações de consulado são diferentes, vc só precisa decidir qual orientação vai seguir.

    Abaixo o check list de filhos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

  • @mabego Bom dia,

    Já estou com todos os documentos e pagamentos prontos para o envio. Pelo que li no fórum devo enviar para este endereço abaixo. Porém gostaria de saber se junto aos documentos tenho que fazer alguma carta de próprio punho explicando o motivo do envio dos documentos. Outra questão e onde envio em DHL ?

    Fico no aguardo.

    Renata Caetano

    Enviar para:

    Arquivo Central do Porto

    Rua do Cunha, 404

    4200-270 Porto - Portugal

  • @RenataCmbc

    Já estou com todos os documentos e pagamentos prontos para o envio. Pelo que li no fórum devo enviar para este endereço abaixo. Porém gostaria de saber se junto aos documentos tenho que fazer alguma carta de próprio punho explicando o motivo do envio dos documentos. Outra questão e onde envio em DHL ?

    Não precisa enviar nenhuma carta, já que o formulário é específico para cada artigo.

    Vá em uma loja da DHL.

    Consulte pelo site um endereço mais próximo de vc:

    https://www.dhl.com/br-pt/home.html

  • @mabego Boa tarde.

    Os processos de cidadania são feitos apenas nas conservatórias do Porto e de Lisboa, ou existe outras conservatórias em Portugal?

    Sei que pelo que vi no fórum a do Porto é que está realizando os processos mais rápidos. Mas fiquei com esta dúvida. Como tenho parentes proximo a Coimbra e Tomar pensei q talvez eles conheçam alguém possa me ajudar neste processo.

    Fico no aguardo

    @RenataCmbc

  • editado May 2023

    @RenataCmbc

    o endereço que está atendendo processos de filhos está no link acima, com informações atualizadas.

    Enviar para conservatórias menores, com número reduzido de conservadores, pode demorar o dobro do tempo.

  • @mabego Bom dia!

    Ontem fiz o pagamento da taxa de 175 euros. Porém ao receber o e-mail de confirmação do pagamento, percebi q me foi enviado a ficha 1C para preencher com meu nome o número do processo. Eu já havia preenchido e reconhecido firma da ficha 1C. Será que tem algum problema eu enviar anexado a cópia do e-mail com a confirmação?

    Outra dúvida. No e-mail enviado ontem após o pagamento o endereço que consta do conservatória do Porto e outro. Qual devo mandar? Se puder me ajudar agradeço

    Fico no aguardo

    @RenataCmbc

  • @RenataCmbc

    pode anexar o email como comprovante do pagamento.

    O endereço que está no link daqui do forum é o que está correto

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.