Certidão de casamento portuguesa serve pra pedir nacionalidade
Boa tarde!
Tenho a Certidão de casamento dos meus bisavós portugueses, certidão emitida em Portugal em 1922.
Com essa certidão consigo pedir a nacionalidade da minha mãe? Ou terei que ir atrás da certidão de nascimento deles?
Se eu pedir uma segunda via da certidão de casamento pelo civil online, virá só a certidão de casamento ou o assento de nascimento com averbação de casamento?
Muito obrigado pessoal!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@maicon_amaral
tem que pedir o nascimento de pelo menos um dos portugueses.
Peça daquele que foi o declarante do filho (seu avô ou avó)
@maicon_amaral
Sim, você precisa da certidão de nascimento do bisavô ou da bisavó, que será a ponta inicial do pedido de nacionalidade.
Mas para você isso será fácil. Na certidão de casamento consta o local, freguesia e data de nascimento de ambos. O que você chama de "ir atrás da certidão de nascimento deles" não tem nada de complicado, já que você tem a certidão de casamento.
Basta você fazer a solicitação ao CRAV, com os dados que estão disponíveis na própria certidão de casamento.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav
Quanto a outra pergunta, se você solicitar uma segunda via da certidão de casamento, é uma segunda via da certidão de casamento que você receberá.
Muito obrigado pela informação.
Me ajudou muito.