Dúvidas no preenchimento do formulário1c

Estou preenchendo o formulário 1c para solicitar a cidadania da minha filha que é menor de idade.

Tenho várias dúvidas, alguém pode me ajudar?

Quadro1: Doc de identificação, pode ser RG, CPF ou precisa ser passaporte?

Quadro 2

Eu adquiri a nacionalidade portuguesa pois sou filha de português, no caso minha mãe é portuguesa. O que devo preencher alí? tem a opção de mãe portuguesa e pai português, porém, sou brasileira com cidadania portuguesa. Tenho minha certidão portuguesa com número de assento mas não tem dados de Freguesia e Concelho pois sou nascida em Portugal.

O quadro 3 não deve ser preenchido por mim já que não é minha filha quem assina o formulário?

agradeço demais por essas respostas.

Comentários

• editado April 2023

@simonemrinaldi

aqui tem a lista:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22900/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-menor-de-idade-1c

Pode ser o seu CC, RG ou passaporte. Mas a criança é menor e tem que ter o documento de identificação do pai e da mãe.

Vc é a portuguesa... a criança tem a mãe portuguesa.

O quadro 3 não preencha.

Se a criança não tiver RG, envie apenas a certidão de nascimento dela.

• Então o quadro 1 não ser preenchido com os dados dela, dados do interessado? Penso que preciso colocar os dados dela não? senão como vão saber que o pedido de nacionalidade é para ela?

eu adquiri a cidadania sim, preencho normal o quadro 2?

muito obrigada!

• editado April 2023

@simonemrinaldi

Então o quadro 1 não ser preenchido com os dados dela, dados do interessado? Penso que preciso colocar os dados dela não? senão como vão saber que o pedido de nacionalidade é para ela?

obviamente com os dados do requerente... ou seja, da criança.

eu adquiri a cidadania sim, preencho normal o quadro 2?

apenas marque com "x" - "mãe portuguesa" e anexe seu nascimento português juntamente com o restante da lista do link acima.

No quadro 4, marque com "x" 1, 2, 3

• @mabego ,

Mabego, no formulário 1C para menores o pai e a mãe devem assinar. A criança, no caso o(a) interessado(a) não vai assinar e neste caso conforme as instruções no formulário, o quadro 3 deve ser preenchido. Os pais são os primeiros representantes legais da criança. E pelo que entendo e temos feito na minha familia é preencher o quadro 3 com os dados do pai e/ou mãe que assinaram o formulário. Podendo até mesmo ao invés de mencional que intervém na qualidade de representante legal, pode-se escrever "pai" ou "mãe". Desta forma está claro quem assinou o formulário.

Você teria alguma instrução em contrário, dizendo para não preencher o quadro 3?

• @texaslady

@simonemrinaldi

desculpe, me confundi aqui com o quadro 2...

sim, tem que preencher o quadro 3 conforme instruído pela @texaslady

• entendo que o quadro 1 seja os dados da menor, no caso ela tem 17 anos.

quadro 2 são os dados de quem? meu que tenho a cidadania portuguesa ou do meu marido?

gente

• Olá boa noite!

Ah sim, os dados do interessado são da menor. Só fiquei com dúvida sobre o documento de identificação dela, o que é pedido no quadro 1, pod e ser o RG?

já o ítem 2 não tenho dados de freguesia e concelho pois sou apenas filha de português que adquiriu a cidadania. então vou colocar somente o número do meu registo e assento que consta na minha certidão nova né?

gente vcs estão me ajudando super!

Ah o formulário não tem nada escrito que é para menor de idade né?

Obrigada

• @simonemrinaldi

Ah sim, os dados do interessado são da menor. Só fiquei com dúvida sobre o documento de identificação dela, o que é pedido no quadro 1, pod e ser o RG?

leia com bastante atenção a lista que te passei acima. Vc vai fazer exatamente como explica o link

já o ítem 2 não tenho dados de freguesia e concelho pois sou apenas filha de português que adquiriu a cidadania. então vou colocar somente o número do meu registo e assento que consta na minha certidão nova né?

já te respondi isso...

Ah o formulário não tem nada escrito que é para menor de idade né?

leia o link... é de menor

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.