Divergência no nome do bisavo da minha mãe

editado April 2023 em Outros assuntos

Olá amigos:


Esta é a minha primeira participação no forum e peço a atenção de vocês para a seguinte situacao:


Pretendo conseguir a naturalização da minha mãe na condição de neta de português e ao conseguir alguns documentos de antepassados me deparei com o seguinte problema:


O ANTONIO, avô da minha mãe nasceu em Ferreirim, Lamego, em 19 de fevereiro de 1883, é filho de SEBASTIÃO PINTO e PHILOMENA DE JESUS, sendo o pai o declarante, conforme consta no atestado de batismo que consegui.


O ANTONIO, português, veio para o Brasil e em 1902 casou-se com a LEOPOLDINA, jovem brasileira.


Em 1907 nasceu a LUCILIA e o declarante foi o ANTONIO, português, logo após o nascimento.


A LUCILIA casou-se em 1924 com ANTÓNIO VIDAL e em 1926 nasceu a SYLVIA e o declarante foi o pai logo após o nascimento.


As divergências que me preocupam são, primeiro, em relação ao nascimento do ANTONIO, avô da minha mãe. Na certidão de nascimento dele diz que é nascido na freguesia de Santo Antonio, Lamego, em 1882 e, conforme consta no atestado de batismo ele nasceu em FERREIRIM, LAMEGO em 19 de fevereiro de 1883.


A outra divergencia é em relação ao nome do seu pai que no atestado de batismo aparece como SEBASTIÃO PINTO e na certidão de casamento do ANTONIO aparece como SEBASTIÃO PINTO DE SOUZA e o avô da minha mãe consta como ANTONIO PINTO DE SOUZA apesar de no atestado de batismo constar somente ANTONIO.


O nome da mãe está igual nos 2 documentos.


A pergunta que faço é, será que essas divergências irão inviabilizar a comprovação da origem portuguesa da minha mãe.


Agradeço antecipadamente quaisquer esclarecimentos


@mabego


@texaslady


Peço especial atenção das duas pessoas citadas as quais verifiquei serem extremamente habilidosas e generosas na ajuda a muitos participantes como eu.

Comentários

  • @ELLY

    As divergências que me preocupam são, primeiro, em relação ao nascimento do ANTONIO, avô da minha mãe. Na certidão de nascimento dele diz que é nascido na freguesia de Santo Antonio, Lamego, em 1882 e, conforme consta no atestado de batismo ele nasceu em FERREIRIM, LAMEGO em 19 de fevereiro de 1883.

    Vc tem certidão de nascimento e baptismo??? de 1883? Naquela época não existia certidão de nascimento. Coloque os documentos aqui para que analisemos

    A outra divergencia é em relação ao nome do seu pai que no atestado de batismo aparece como SEBASTIÃO PINTO e na certidão de casamento do ANTONIO aparece como SEBASTIÃO PINTO DE SOUZA e o avô da minha mãe consta como ANTONIO PINTO DE SOUZA apesar de no atestado de batismo constar somente ANTONIO.

    Coloque o documento aqui para que os foristas vejam

    O nome da mãe está igual nos 2 documentos.

    A pergunta que faço é, será que essas divergências irão inviabilizar a comprovação da origem portuguesa da minha mãe.

    antes de mais nada, precisamos ver os documentos para te orientar melhor

  • @ELLY ,

    Obrigada pe mencão, todos aqui estamos aprendendo a cada dia e tentando ajudar no que podemos.

    Com relação as suas dúvidas de documentação do português Antonio, a mim me parece que possam ser duas pessoas distintas. Porém é só um palpite.

    Como a @mabego te orientou post aqui toda informação e documentos que tem. Tem vários foristas aqui craques, que podem te ajudar muito.

  • Olá @mabego e @texaslady


    Grata pelo pronto interesse.


    Em relação ao documento de nascimento do meu bisavô eu me equivoquei ns segunda citação a ele, na verdade trata-se do atestado de batismo e não certidão de nascimento.


    Cometi outro grave erro no nome da bisavó da minha mãe, o nome certo e que aparece no atestado de batismo do ANTONIO e na certidão de casamento do ANTONIO com a LEOPOLDINA é JOSEFINA DA CONCEIÇÃO.


    Em relação aos documentos, tenho cópia da CERTIDÃO DE BATISMO DO ANTONIO fornecido pelo ARQUIVO DISTRITAL DE VISEU e as certidões de casamento do ANTONIO e de nascimento da LUCILIA tenho cópias somente da primeira pagina e das páginas com os relatos não tirei cópia e deixei com um parente que não está conseguindo localizar mas asseguro que as informações nelas constantes são as que relatei inicialmente, ou seja, o ANTONIO é português, nascido na freguesia de ??Santo Antonio??? que nem existe, no ano de 1882 e que é filho de SEBASTIÃO PINTO DE SOUZA e JOSEFINA DA CONCEIÇÃO.

    Mesmo assim vou enviar os documentos que possuo na esperança de conseguir algum esclarecimento.


  • @ELLY

    ...o ANTONIO é português, nascido na freguesia de ??Santo Antonio??? que nem existe, no ano de 1882 e que é filho de SEBASTIÃO PINTO DE SOUZA e JOSEFINA DA CONCEIÇÃO.

    Santo Antonio, era o mosteiro e igreja de Ferreirim.

    E o documento é o assento de baptismo.

    Esclarecida essas dúvidas?

    Quais os dados divergentes com a documentação brasileira?

    Para o artigo 1D - neto:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

  • @mabego

    @texaslady

    Exatamente, parece que os portugueses se equivocaram com o nome da freguesia que é FERREIRIM com o nome do mosteiro, é o que parece.


    Mas nas certidões daqui do Brasil, primeiro a de casamento do ANTONIO e depois na de nascimento da sua filha LUCÍLIA que é mãe da SYLVIA, minha mãe ainda viva, com 97 anos constam as seguintes diferenças:


    NOME DO PAI DO ANTONIO:


    SEBASTIÃO PINTO DE SOUZA, e no documento de batismo que enviei aparece somente SEBASTIÃO PINTO mas o nome da mãe é igual em ambos os documentos.


    A freguesia de nascimento que se justifica como provavel engano trocando a verdadeira FERREIRIM por outra que nem existe mas citando a cidade de LAMEGO e também a data de nascimento que nesse documento mostra que foi em 19 de fevereiro de 1883 e na certidão de casamento cita apenas o ano de 1882.


    Estas são as divergências que muito me preocupam além do próprio nome do Antonio que no registro de batismo só aparece o nome próprio e nas certidões brasileiras aparecem com o sobrenome PINTO DE SOUZA.


    O que vocês acham?

  • @ELLY

    Exatamente, parece que os portugueses se equivocaram com o nome da freguesia que é FERREIRIM com o nome do mosteiro, é o que parece.

    Não se equivocaram, está certo. Mas vc terá que pedir o documento no formato certo: em papel, certificado e em forma narrativa. E para retificar tem que apostilar e registrar o documento em um cartório de notas no Brasil (isto é norma de cartórios).

    NOME DO PAI DO ANTONIO: SEBASTIÃO PINTO DE SOUZA, e no documento de batismo que enviei aparece somente SEBASTIÃO PINTO mas o nome da mãe é igual em ambos os documentos.

    Tem que retificar o nome do pai conforme o assento de baptismo. O nome do Antonio consta como na certidão de casamento dele?

    A freguesia de nascimento que se justifica como provavel engano trocando a verdadeira FERREIRIM por outra que nem existe mas citando a cidade de LAMEGO e também a data de nascimento que nesse documento mostra que foi em 19 de fevereiro de 1883 e na certidão de casamento cita apenas o ano de 1882.

    a freguesia está certa no baptismo, tem que retificar a data.

    Estas são as divergências que muito me preocupam além do próprio nome do Antonio que no registro de batismo só aparece o nome próprio e nas certidões brasileiras aparecem com o sobrenome PINTO DE SOUZA.

    aparecer só o primeiro nome nos assentos de baptismo era costume, os portugueses ao se casarem adotavam o nome que escolhiam e isto era no momento do casamento. Como consta o nome do antonio no casamento e na certidão de nascimento da filha?)

    por gentileza, ao escrever suas dúvidas, não espaçar os parágrafos

  • Olá @mabego


    O nome do Antonio aparece na certidão de casamento dele e na certidão de nascimento da Lucilia, sua filha como ANTONIO PINTO DE SOUZA.

  • Olá @mabego e @texaslady


    Grata pelo pronto interesse.


    Em relação ao documento de nascimento do meu bisavô eu me equivoquei ns segunda citação a ele, na verdade trata-se do atestado de batismo e não certidão de nascimento.


    Cometi outro grave erro no nome da bisavó da minha mãe, o nome certo e que aparece no atestado de batismo do ANTONIO e na certidão de casamento do ANTONIO com a LEOPOLDINA é JOSEFINA DA CONCEIÇÃO.


    Em relação aos documentos, tenho cópia da CERTIDÃO DE BATISMO DO ANTONIO fornecido pelo ARQUIVO DISTRITAL DE VISEU e as certidões de casamento do ANTONIO e de nascimento da LUCILIA tenho cópias somente da primeira pagina e das páginas com os relatos não tirei cópia e deixei com um parente que não está conseguindo localizar mas asseguro que as informações nelas constantes são as que relatei inicialmente, ou seja, o ANTONIO é português, nascido na freguesia de ??Santo Antonio??? que nem existe, no ano de 1882 e que é filho de SEBASTIÃO PINTO DE SOUZA e JOSEFINA DA CONCEIÇÃO.

    Mesmo assim vou enviar os documentos que possuo na esperança de conseguir algum esclarecimento.





    Olá @mabego e demais foristas, boa tarde!


    No dia 27 de abril você me respondeu fornecendo vários esclarecimentos relacionados as minhas dúvidas e finalizando me perguntou como consta o nome do ANTONIO, avô da minha mãe na sua certidão de casamento e na certidão de nascimento da sua filha e respondi que em ambos os documentos aparece ANTONIO PINTO DE SOUZA.

    Como já se passaram alguns dias e não mais nenhum comentário da sua parte estou achando que posso ter publicado de forma errada a minha resposta e não ter chegado até você.


    Espero que agora essa mensagem o alcance e que você me agracie com um comentário esclarecedor.




    Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.