Certidão de nascimento com averbação de casamento de outra mulher

Boa tarde. Gostaria de solicitar a ajuda de vcs.

Meu avô era português nascido em 1905 (já localizei a certidão de batismo no arquivo distrital).

Primeiro, como faço pra solicitar essa certidão?

Segundo, ao acessar a certidão percebi que um primo fez a transcrição do casamento que meu avô teve com a avó dele em 1927. Meu avô casou com minha avó brasileira em 1979, anos depois do nascimento da minha mãe que foi em 1950. Vou pedir primeiro a nacionalidade da minha mãe. A dúvida é: como esse casamento anterior foi transcrito, eu preciso transcrever o da minha avó mesmo sendo posterior ao nascimento da minha mãe?

Verifiquei que com essa transcrição o nome completo do meu avô , como consta nos nossos documentos, já foi fixado. Mesmo assim seria necessário que ele tenha registrado minha mãe até 1 ano (ainda não consegui a certidão de nascimento da minha mãe).


Obrigada

Comentários

  • @anaccfp , foi seu avô português quem registrou a sua mãe antes de ela completar um ano?

    Caso a resposta seja positiva, provavelmente o processo será deferido sem a necessidade de se transcrever o casamento dos seus avós.

    Caso a resposta seja negativa ou, adotando a postura mais correta sob o aspecto legal, será necessário averbar o óbito ou homologar o divórcio da avó do seu primo, não sei qual foi o evento no caso, e posteriormente transcrever o casamento dos seus avós.

  • @ricosne ainda não consegui a certidão da minha mãe para verificar a informação de quem e de quando foi feito o registro. O fato é que o casamento com minha avó foi 29 anos depois do nascimento da minha mãe. E vi em algum vídeo que não seria necessário se o casamento é posterior ao nascimento, mas não sei se influenciaria se não foi meu avô que a registrou.

    A primeira esposa, cujo casamento foi averbado, morreu alguns anos depois e pelo que tive conhecimento ele casou e separou outras vezes. Tanto que na certidão de casamento com minha avó ele consta como divorciado e não viúvo.

  • @anaccfp

    Meu avô era português nascido em 1905 (já localizei a certidão de batismo no arquivo distrital).

    Primeiro, como faço pra solicitar essa certidão?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

    Segundo, ao acessar a certidão percebi que um primo fez a transcrição do casamento que meu avô teve com a avó dele em 1927. Meu avô casou com minha avó brasileira em 1979, anos depois do nascimento da minha mãe que foi em 1950. Vou pedir primeiro a nacionalidade da minha mãe. A dúvida é: como esse casamento anterior foi transcrito, eu preciso transcrever o da minha avó mesmo sendo posterior ao nascimento da minha mãe?

    Acredito que não, pois o casamento aconteceu depois do nascimento de sua mãe. Como consta no nascimento dela, já emitiu a inteiro teor deste nascimento? Precisa ver isso.

    Verifiquei que com essa transcrição o nome completo do meu avô , como consta nos nossos documentos, já foi fixado. Mesmo assim seria necessário que ele tenha registrado minha mãe até 1 ano (ainda não consegui a certidão de nascimento da minha mãe).

    Precisa ver, primeiramente, isto. Peça a inteiro teor deste nascimento. Sem a informação constante lá, não tem como prosseguir e nem te orientar.

  • @Ricosne @mabego estou tentando a certidão da minha mãe no RJ. Descobri o cartório mas ligo lá e está ocupado o telefone o dia inteirinho e e-mail não respondem. É o 11 cartório de Pilares. Vcs sabem como conseguir sendo que moro em outro estado?

  • editado April 2023

    Bom dia, @anaccfp ,

    Você pode tentar solicitar em um cartório de registro civil de sua cidade via CRC (O próprio cartório da sua cidade solicita ao cartório onde se encontra a certidão de sua mãe, no RJ), porém, existem alguns quesitos a serem observados para proceder desta forma:

    1- Se sua mãe ainda é viva, geralmente o cartório exigirá que seja ela própria a solicitar o documento. É ela quem deverá assinar a ficha de solicitação da certidão de nascimento em inteiro teor. No caso de ela já ser falecida, você poderá apresentar um documento que comprove a filiação/parentesco (seu RG) e fazê-lo.

    2- Entretanto, para poder solicitar uma certidão usando o sistema CRC, você já deve saber exatamente o nº do livro, folha e termo (número) do registro de nascimento de sua mãe. Estes dados devem ser informados ao cartório onde será feita a solicitação. Sem estas informações este método não poderá ser feito.

    Em todo caso, você deve entrar em contato com o cartório de sua cidade e se informar para confirmar o que lhe digo, ok?

  • Bom dia. @verifel liguei em dois cartórios aqui na minha cidade e informaram que não é possível fazer a certidão de inteiro teor por meio deles, eu teria que pedir direto ao cartório no RJ. Me passaram um outro e-mail e aguardo resposta deles. Foi muito mais fácil achar a certidão doo meu avô em Portugal do que conseguir a da minha mãe no Brasil.

  • @anaccfp

    @verifel

    Se vc está querendo a reprográfica, ela deve ser pedida direto no cartório.

    Só é possível vc pedir em qualquer cartório, quando se pede a digitada. Reprográfica só no cartório de origem.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias

  • @anaccfp

    Basta você entrar em contato diretamente com o cartório onde ela foi registrada, não tem dificuldade alguma nisso, não perca tempo tentando em outros cartórios pois certidões inteiro teor reprográficas não podem ser pedidas de um cartório para o outro, apenas as digitadas que não servem para nacionalidade portuguesa.

  • @AlanNogueira como eu ja tinha comentado acima da sua mensagem a dificuldade é Justamente essa. Liguei diariamente em todos os números que encontrei do cartório, ou da ocupado o dia inteirinho ou na unica vez que atenderam eu expliquei, me transferiram e ninguém atendeu. Mandei e-mail também, aí me responderam passando o endereço de e-mail de outro setor e até hj não me responderam. Pedi para uma tia idosa que mora no Rio e ela foi até lá e a informaram que tinha que pedir pelo CRC, sendo que os cartórios de onde moro já me informaram que esse tipo de certidão não dá. Minha mãe não tem condições, nem eu, de ir até o RJ. Como eu disse é impressionante como as coisas são difíceis no Brasil. Vc teria outra sugestão?

  • @anaccfp

    Tenho familiares registrados neste cartório também. Na época que pedi (tem mais de um ano...), me passaram este email e atenderam normalmente:

    11crcpn-tab_sucursalcascadura@hotmail.com.br

  • Obrigada pelas respostas. Achamos uma certidão original da minha mãe. É escrita a mão, lá consta que meu avô que a registrou e já com o sobrenome fixado. Pedimos on line a certidão comum de nascimento e lá está bem explicado que meu avô registrou.

    Duas perguntas, posso usar essa certidão antiga escrita a mão, juntamente com a nova certidão que não é a reprográfica ou preciso mesmo solicitar?

    A segunda pergunta é a que originou essa discussão, tendo sido meu avô que a registrou, e ele não era casado com minha avó na época, é necessário averbar o casamento? (Ele casou várias vezes depois que ficou viúvo dessa pessoa que averbaram o casamento na certidão de batismo dele)

    @mabego

  • editado September 2023

    @anaccfp

    Sobre suas perguntas:

    1 - “Posso usar essa certidão antiga escrita a mão, juntamente com a nova certidão que não é a reprográfica ou preciso mesmo solicitar?”

    Não. Certidões de breve relato não são aceitas em processo de nacionalidade portuguesa. Precisa emitir uma certidão de inteiro teor reprográfica e apostilar. A certidão precisa ter sido emitida a menos de 1 ano quando o processo de sua mãe for entregue na conservatória. Se está com dificuldade em fazer contato com o cartório sugiro dois caminhos: reclamar na ouvidoria (é inaceitável não atenderem ou responderem email por tanto tempo) ou investir tempo e dinheiro em uma viagem e ir vc pessoalmente ao cartório solicitar a certidão. Não sei se no estado do RJ é diferente, mas em MG e SP filhos podem pedir a certidão de inteiro teor mesmo com os parentes vivos sem precisar de procuração, falo por experiência própria.

    2 - Tendo sido meu avô que a registrou, e ele não era casado com minha avó na época, é necessário averbar o casamento?

    Precisa de uma informação que vc ainda não deu: seu avô português declarou o nascimento de sua mãe com menos de 1 ano de idade? A sua avó era portuguesa ou brasileira? Assumindo que sua avó era brasileira e que seu avô registrou sua mãe com menos de 1 ano, a transcrição não costuma ser exigida.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.