Certidão batismo com mais de 100 anos

Bom dia a todos

Vou fazer pedido de atribuição de neta, já encontrei os assentos de meus avós e a certidão de meu pai.

No assento do meu avô tem a margem do livro uma anotação do casamento religioso no Brasil com minha avó , mas não consegui descobrir se essa anotação seria uma transcrição oficial. Por email, a técnica do arquivo disse q provavelmente trata-se de uma anotação feita pelo padre , na época q os livros ficavam na paróquia. Acredito q terei q fazer a transcrição.

Solicitei pelo CRAV a cópia da certidão de meu avô e avó mas foi retornado q deveria solicitar diretamente no arquivo.

Mandei email para os arquivos , que seguem abaixo :

Avó

Biblioteca pública e arquivo regional Luiz da Silva Ribeiro

Avô

Biblioteca pública e arquivo regional João José da Graça

O da minha avó já né responderam com a informação que não era mesmo no CRAV q solicitava e sim direto com eles e mandaram informações de pagamento e eu retornei perguntando como eu faria para apostilar, eles me responderam que poderia solicitar ao consulado portuguese aqui no Rio, liguei para lá e eles falaram que essa informação não procede .

Alguem poderia me orientar se é no Arquivo regional que peço mesmo a certidão ? E como faço para apostilar ?

Comentários

  • @ReginaSumar

    Vou fazer pedido de atribuição de neta, já encontrei os assentos de meus avós e a certidão de meu pai.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

    No assento do meu avô tem a margem do livro uma anotação do casamento religioso no Brasil com minha avó , mas não consegui descobrir se essa anotação seria uma transcrição oficial. Por email, a técnica do arquivo disse q provavelmente trata-se de uma anotação feita pelo padre , na época q os livros ficavam na paróquia. Acredito q terei q fazer a transcrição.

    Qualquer anotação feita nos livros de registos são oficiais. Se tem anotação, a transcrição já foi feita.

    Solicitei pelo CRAV a cópia da certidão de meu avô e avó mas foi retornado q deveria solicitar diretamente no arquivo.

    Já te respondi em outro comentário seu, que no caso, os pedidos das ilhas não são feitos pelo CRAV

    O da minha avó já né responderam com a informação que não era mesmo no CRAV q solicitava e sim direto com eles e mandaram informações de pagamento e eu retornei perguntando como eu faria para apostilar, eles me responderam que poderia solicitar ao consulado portuguese aqui no Rio, liguei para lá e eles falaram que essa informação não procede .

    Essa informação não procede. Apostilamentos devem ser feitos na Procuradoria Geral em Portugal e não nos consulados.

    Alguem poderia me orientar se é no Arquivo regional que peço mesmo a certidão ? E como faço para apostilar ?

    Se vc disser de onde são as duas certidões que vc precisa, podemos te auxiliar com orientações precisas. Poste os documentos aqui.

  • @ReginaSumar

    Os pedidos de emissões de certidões, quando devidamente identificadas, conforme a ilha, sendo:

    No caso da Maria de Lourdes (anexe o assento de baptismo dela): que é de Altares, Angra do Heroísmo, da Ilha Terceira:

    Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo - ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge | Endereço eletrónico: bparah.arquivo@azores.gov.pt


    No caso do João (anexe o assento de baptismo dele): que é de Feteira, Horta, Faial:

    Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta - ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo | Endereço eletrónico: bpar.horta.info@azores.gov.pt


    Vc deve pedir os assentos em papel, em forma narrativa e certificados.

    E também apostilados (peça orientação de como vc deve proceder)

  • @mabego

    Como vc disse que a anotação a margem do livro de assento do meu avô sobre o casamento dele com minha avó no Brasil, Já é considerado a transcrição e as certidões brasileiras nao tem divergências , preciso pedir apostilamento ?

    Preciso pedir a certidão dos dois ou posso pedir só a do meu avô ?

  • @ReginaSumar

    vc que deve avaliar se a documentação brasileira envolvida tem que retificar, pois tudo deve estar de acordo com a documentação portuguesa.

    Peça o documento do português que foi o declarante do filho.

  • Muito obrigada pelos esclarecimentos

    @mabego

  • @mabego

    Entre os documentos necessários para dar entrada , está incluído a identidade ou passaporte apostilado. Certo?

    A identidade pode ser a identidade militar ? Do Exército Brasileiro ?

  • @ReginaSumar recomendo que apresente passaporte (com filiação) ou identidade brasileira recente (identidade comum “RG”, não CNH, OAB, CRM, COREN ou outros documentos que no Brasil valem como identidade) de modo a evitar exigências e problemas desnecessários em seu processo. Se não tiver passaporte, o mais fácil, barato e rápido é tirar a identidade mesmo. Boa sorte!

  • @ReginaSumar

    veja como está na lista.

    não envie, de maneira nenhuma, documentos militares

  • Obrigada pela informação

    @mabego

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.