Ajuda para localizar certidão de nascimento de Bisavô português

Boa tarde, já venho procurando a um bom tempo a certidão de nascimento do bisavô português no meu esposo, mas não encontramos de forma alguma. segue as informações que temos:

bisavô português: Américo dos Reis - nasc. 10/02/1887 - ttps://www.familysearch.org/tree/person/collaborate/KPHR-FS6

os familiares comentavam que ele era de Trás-dos-Montes, Portugal.

temos os nomes dos pais de Américo: -Ricardo dos Reis e Bernardina Borges, mas não temos mais informações.

Ele veio para o Rio de Janeiro em 1899 aos 12 anos sozinho e solteiro. Encontramos o documento de passaporte (em anexo) e também o registro de chegada no Brasil (em anexo).

  • tirou o passaporte em: 24/02/1899 - freguesia Leiria
  • Chegou no Rio de Janeiro em: 27/04/1899 - saída do porto de Leixões, navio: Malange

Casou no Rio de Janeiro, Brasil em - 19/10/1916 (certidao em anexo) com Otília (brasileira)

Faleceu no Rio de Janeiro, Brasil em 26/03/1965 (certidao em anexo)


nós sabíamos por familiares que ele tinha irmão, mas não sabíamos quantos ou o sexo. Realizamos mais algumas buscas e conseguimos recentemente encontrar 3 irmãs e alguns de seus filhos. fizemos mais pesquisas tentando através delas talvez encontrar a certidão de batismo ou de nascimento, mas sem sucesso. em alguns dos documentos de batizados dos filhos delas cita a freguesia de CERVA, mas só acho referente ao filhos e nos documentos citam os pais delas e de Américo também: Ricardo dos Reis e Bernardina Borges.

nessas buscas temos achado apenas referente aos filhos das irmas de Americo, não encontrei ceridao dos casamentos ou certidões de nascimento ou batismo de nenhum deles.

filha 1: Thereza dos Reis casada com Manoel Joaquim (documento em anexo)

filha 2: Amélia Rosa Mota casada com Antônio Mota (documento em anexo)

Filha 3: Felismina dos Reis


Se alguém pudesse ajudar, dar uma dica para talvez melhorar a busca para achar a certidao de nascimento ou batismo, agradeceria muuito.


Comentários

  • editado April 2023

    @laura_mreis

    peça o assento de baptismo dele conforme abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

    Américo

    Nascido no distrito de Vila Real, Concelho de Ribeira da Pena, freguesia de cerva.

    Informe o ano e a filiação, pois os registros deste ano não estão online

  • Infelizmente a freguesia de Cerva tem livros perdidos em um incêndio na Conservatória de Ribeira de Pena nos anos 1920.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/152435/#Comment_152435

  • ótimo! obrigada! você sabe informar se é um processo demorado?

  • Bom dia preciso da ajuda para procurar a certidão de Martinho Pires Videira, é meu bisavô, porém não faço ideia que parte de Portugal ele veio, já localizei sobrenomes iguais em Viana de Castelo, mais sem sucesso para certidões, alguém pode me ajudar?

  • Recebi esse retorno do CRAV:

    Exma. Senhora Informamos que relativamente à paróquia/freguesia de Cerva só temos registos no seguinte período 1860-1872, 1892, 1896, 1900-1909, pelo que deverá dirigir o seu pedido à Conservatória do Registo Civil de Ribeira de Pena. Com os melhores cumprimentos, Paulo Mesquita Guimarães Diretor .

    Alguém sabe dizer se tem algum e-mail ou site que eu consiga solicitar uma pesquisa também?

  • @laura_mreis

    Mande um email para adb@adb.uminho.pt>, pois parece que lá eles têm a cópia dos livros perdidos no incêndio

  • @Nazira Obrigada!! Acabei de enviar, vou aguardar um pouco e retorno aqui caso respondam.

  • @Nazira Eles retornaram o e-mail informando que foi localizado e me enviando as informações para pagamento do envio. Eu enviei um outro e-mail pedindo para que enviassem uma foto do documento para confirmar a informação, mas eles não enviaram, só informaram que é o documento que estou pedindo e informaram um número de referência no primeiro e-mail.

    Confesso que estou meio duvidosa, esse e-mail é confiável? você já fez algum procedimento através dele?

  • @laura_mreis

    eles não vão te mandar foto para confirmar documento.

  • @laura_mreis

    Sim, esse é o email da Universidade do Minho, a responsável pelos arquivos do distrito de Braga.

    http://www.adb.uminho.pt/

  • Queria agradecer MUITO a todos vocês pelas informações! Recebi ontem a carta da universidade com a certidão de batismo do bisavô do meu esposo, tudo certinho! Não estava nem acreditando que conseguimos achar, e tudo graças as informações que recebi aqui. Muito obrigada!


    Vamos agora dar seguimento com a solicitação para a mãe do meu esposo (neta de português). sei que aqui no fórum já tem tópicos a respeito, podem me indicar por onde começo para iniciar a solicitação dela? Vi que tem vários, me perdi um pouco.

  • O documento que recebi do acervo da Universidade de Minho foi essa em anexo.

    No caso, vendo aqui os documentos para dar entrada no processo de atribuição de cidadania para a minha sogra (neta do português), encontrei essa informação aqui no forum: certidão do bisavô português. Se ele nasceu antes de 1911 vai ser a certidão de batismo, original com marca d'agua, solicitada no Arquivo Distrital de onde ele nasceu.

    No caso, não seria esse documento da forma que recebemos (em anexo), certo? Vocês sabem informar onde que é feita a solicitação? média de tempo e valor? Desde já agradeço a ajuda.


  • @laura_mreis

    É esse sim.

    Na segunda foto fica mais claro o tal "selo branco" (marca d'água) no alto da página. O da primeira página está bem em cima do carimbo com a assinatura do diretor do Arquivo Distrital

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.