Averbar / transcrever Casamento

Pessoal, antes de mais nada, já digo que pesquisei aqui no fórum e não encontrei exatamente a dúvida que tenho. Peço desculpas de antemão, caso já exista um tópico idêntico ao meu.

Fizemos o processo de nacionalidade da minha mãe, enviando para o Arquivo Central do Porto e já saiu a certidão de nascimento portuguesa dela, porém, com o nome de solteira.

Ela casou e se divorciou do meu pai, mas manteve o nome de casada.

Dessa maneira, preciso agora fazer o processo de transcrição (ou seria averbação?) do casamento, para que o nome de casada conste na certidão de nascimento dela, para que eu possa dar entrada no meu processo de nacionalidade.

Sempre estou topando com desinformações de quais documentos preciso enviar para fazer tal processo.

Lembro que minha prima está em Portugal, então achamos que é mais rápido fazer por lá do que pelo consulado do Rio de Janeiro.

Alguém poderia ajudar nesse processo, por gentileza?

Agradeço muito e espero que esse tópico possa ajudar outras pessoas também!

Comentários

  • @castilhorcp

    Você precisa fazer a transcrição do casamento ocorrido no exterior, siga instruções deste tópico e tire suas dúvidas por lá:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto/p1

  • editado April 2023

    @castilhorcp

    Fizemos o processo de nacionalidade da minha mãe, enviando para o Arquivo Central do Porto e já saiu a certidão de nascimento portuguesa dela, porém, com o nome de solteira.

    Todos nascem solteiros.

    Ela casou e se divorciou do meu pai, mas manteve o nome de casada.

    Dessa maneira, preciso agora fazer o processo de transcrição (ou seria averbação?) do casamento, para que o nome de casada conste na certidão de nascimento dela, para que eu possa dar entrada no meu processo de nacionalidade.

    Depende. Quem foi o declarante do seu nascimento? se foi seu pai, tem que transcrever.

    Lembro que minha prima está em Portugal, então achamos que é mais rápido fazer por lá do que pelo consulado do Rio de Janeiro.

    Não há benefício nem agilidade em estar em Portugal. Todos respeitam uma fila, uma ordem de recebimento perlas conservatórias. Todos enviam seus documentos direto à Portugal.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

  • @castilhorcp

    Muitas vezes essas "desinformações" acontecem porque, a depender do consulado, podem variar os documentos exigidos para dar entrada em um processo (de transcrição de casamento ou de atribuição)!

    A transcrição de casamento pelo consulado do RJ é MUITO rápida, pela minha experiencia e pelos comentários de outras pessoas não compensa enviar para a sua prima em portugal. Eles fazem a transcrição do casamento em poucos dias e voce recebe o assento do casamento no e-mail. Para fazer a transcrição no consulado do RJ, siga a risca as instruções do site. Não precisa enviar mais documentos do que está listado lá:

    Registo Civil / Nacionalidade - Lista de atos Consulares - Informação geral - Assuntos consulares - Consulado Geral de Portugal No Rio de Janeiro (mne.gov.pt)

    O processo de atribuição de filho, de fato, é melhor mandar direto para Portugal.

  • @castilhorcp Ola, tudo bem? Estava aqui buscando informações no blog para me atualizar com relação qual seria atualmente a conservatoria mais rapida para fazer a transcrição de casamento da minha mae e me deparei com o seu depoimento. Por favor, voce poderia me dizer quanto tempo levou a sua? Realmente, eu estava olhando no link que vc postou, la diz que a media de tempo e de 30 dias. Eu realmente tenho muita pressa. Grata!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.