Há necessidade de retificação na certidão de nascimento brasileira ?
Boa noite galera!
Consegui a certidão de meu avô no Civil On-line com a ajuda da @mabego e companhia.
Nesta certidão consta o nome do meu avô como Manoel Monteiro somente (nascido em 1912), já na certidão de nascimento ( e todos documentos) do meu pai está Manoel Monteiro da Fonseca (ele foi declarante do filho).
Ouvi relatos de que certidões mais antigas só vinham com o primeiro nome realmente.
Há a necessidade de eu retificar a certidão do meu pai ? Se sim, seria só a certidão de nascimento ou o RG também ?
qualquer ajuda é bem vinda!
obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Gabsdonadio
o "Monteiro da Fonseca" vem de quem?
vi agora que é do pai dele...
Eu acho que não precisa fazer nada...
@AlanNogueira
@mabego parte do pai.
Segue sequência:
Bisavô: Antônio Monteiro da Fonseca
Bisavó: Izabel Carolina
***Avô: Manoel Monteiro da Fonseca***
Meu pai: Cassiano Aparecido Monteiro da Fonseca
@Gabsdonadio
Sempre que tratar do mesmo assunto é bom manter tudo no mesmo tópico, abrir novos tópicos só faz os foristas perdem o “fio da meada” da sua história e dificulta de de darem uma informação mais acertada.
A certidão dele veio só Manoel? Ou Manoel Monteiro?
Manoel Monteiro, @AlanNogueira.
@Gabsdonadio
Tambem não faria nada… mas é só uma opinião.
A rigor retificar as certidões brasileiras… mas não acho que seja necessário, cabe a você avaliar!
@AlanNogueira @mabego Cá estou eu novamente, como vocês estão ?
o processo do meu pai caiu em exigência, agora conseguiremos saber se isto da certidão teve algum problema ou é outra coisa. Há algum e-mail da ACP que eu possa perguntar do que se trata a exigência ? O que me orientam ? Esperar a carta ?
Segue atualização de bolinhas:
1C Maior, enviado para a ACP por DHL
Processo 558xx/2023
Recebido: 08/05/2023
Senha: 22/05/2023
Bolinha 1 verde: 22/05/23
Bolinha 2 verde: 25/02/24
Bolinha 4 marrom: 14/03/24
Bolinha 4 meio laranjinha: 13/05/24 (Só vi agora) - Exigência
@Gabsdonadio
Ligue na linha registos, informe que a carta não chegou à sua morada e peça para informarem qual a exigência.
@Gabsdonadio
Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa
Prezados, recebi a carta em minha morada.
Solicitaram o que estávamos discutindo acima “apresentar certidão de inteiro teor de casamento , datilografada, do vosso pai, para verificação do apelido “Fonseca”, uma vez que do assento de nascimento português do vosso pai consta o nome “Manoel Monteiro” e da vossa certidão de nascimento consta o nome do vosso pai como “Manoel Monteiro da Fonseca”.
Minha dúvida é: eu peço esse documento apostilado também ?
Obrigada a todos.
@Gabsdonadio
sim.