Ajuda em busca de certidão de nascimento do meu bisavô

Prezados, boa noite!

Primeiramente parabenizou a todos pelo trabalho colaborativo que é feito aqui.

Gostaria de pedir uma ajuda para encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô:


José (Leite) Gonçalves Brochado (esse Sobrenome Leite não aparece em todos os documentos)

Nascimento: 11/05/1884

Falecimento: 20/08/1950

Pai: Manoel Gonçalves Massorra

Mãe: Guiomar Clara Leite Brochado

Região: Sabia os que ele era da Região do Minho.

Em algumas pesquisas encontrei essa info: Natural de GEMEOS,Sao Miguel-CELORICO BASTO, residente em BRITELO,Sao Pedro-CELORICO BASTO.


Em anexo inclui a certidão de casamento dele no Brasil. Único documento que temos.


Comentários

  • @Bernardo_Andrade

    o irmão Joaquim:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1013031&FileID=171780

    tif.53 - reg.28


    vários nascimentos da família em Britelo, menos o jose!!

  • @Bernardo_Andrade

    Passaporte http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1339430

    Batismo (Gémeos, Celorico de Basto, Braga) - n.º 14 Jozé: http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1013364&FileID=868284

    A data correta do nascimento é 28/05/1884

    Para pedir certidão: http://www.adb.uminho.pt/

  • Olá @mabego e @AlanNogueira

    Muitíssimo obrigado pela rápida ajuda!! Agradeço demais!

    Alan, em relação a sua pergunta, sou neto de Moacyr de Souza Brochado, um dos filhos de José.


    Sobre a certidão do José, entrei no site que você me enviou, preciso enviar um e-mail para eles pedindo a certidão digitalizada, seria isso? Obrigado mais uma vez!

  • editado April 2023

    @Bernardo_Andrade

    Sim, escreva para o email indicado solicitando a certidão. Peça certidão física (em papel), formato "narrativa" e certificada.

    ===========

    Moacyr:

    Nascimento: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSGV-HSDW-K?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VN2-PKQV&action=view&groupId=TH-909-74348-64830-88

    Óbito: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DZZW-QS?i=494&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77ZV-KZMM

    Casamento:

    Se precisar das certidões segue guia para encontrar em qual cartório está atualmente e os contatos dos cartórios: Rio de Janeiro/RJ - Cartórios atuais x Circunscrições x Pretorias

    ===========

    Para dar entrada no processo siga este guia: Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D

  • @AlanNogueira

    Mais uma vez muito obrigado pelo seu tempo e ajuda em encontrar os documentos. Agradeço demais! Vou seguir as orientações para pegar as certidões e dar entrada no processo.

  • @AlanNogueira ou quem mais possa me tirar uma última dúvida, boa tarde!

    Preciso transcrever em Portugal o casamento do meu bisavó português, que foi realizado no Brasil, com a minha bisavô brasileira?

    Pergunto, pois gostaria de saber se é obrigatório esse passo, antes que a minha mãe de entrada na atribuição para netos.

    (se for obrigatório, ainda precisarei buscar a certidão de nascimento da minha bisavó Maria de Souza Brochado para dar entrada)

  • @Bernardo_Andrade sendo o portugues casado com estrangeira e tendo sido o próprio pai portugues o declarante do nascimento do filho no primeiro ano de vida é consenso que não se faz necessária a transcrição.

  • @AlanNogueira pelo que li na certidão de nascimento do meu avô, o declarante foi o próprio pai. Está escrito "pae" aparentemente, não sei se era comum a época.


  • Prezados, 

    necessito localizar a certidão de batismo do meu bisavô JOÃO MARQUES SARAIVA, filiação BERNARDO MARQUES SARAIVA e EULALIA CANDIDA SARAIVA, nascido em 11/05/1911 no Distrito da Guarda, concelho Seia, freguesia Santa Eulalia.

    Dei entrada no Pedido de Pesquisa no CRAV e recebi a seguinte resposta: "Exma. Sra.: Só detemos registos de batismos de Santa Eulália, Seia, até 1911-02-26. Os documentos necessários à localização do registo pretendido ainda são detidos pela Conservatória do Registo Civil de Seia à qual deve apresentar pedido de localização/emissão de certidão." 

    Abri um Pedido de Informação perguntando como faço para contactar a Conservatória do Registo Civil de Seia e como poderia solicitar a busca e me mandaram procurar na internet 😑. Alguém sabe o que devo fazer?

    Tentei procurar no FamilySearch mas não consegui encontrar arquivos de Portugal. Já encontrei a certidão de nascimento da minha avó (filha de João) na bagunça das circunscrições do RJ depois de 5 meses de busca nos arquivos do SIAN e agora só falta a certidão dele.

    @AlanNogueira ou qualquer um que puder ajudar 🙏

  • @ingridsbl

    O Arquivo Distrital lhe respondeu que o registro ainda está com a Conservatória de Seia. Você pode tentar confirmar com eles se o registro está lá, mas geralmente o contato com as conservatórias (sempre assoberbadas de serviço) não é muito fácil.

    Se estiver disposta a arriscar pode fazer o pedido diretamente pelo Civilonline (valor 10 euros), as Conservatórias geralmente atendem os pedidos do civilonline com poucos dias. Segue guia de como fazer: Como solicitar certidões pelo civilonline

  • @AlanNogueira tentei contato com a Conservatória de Seia pelo telefone mas a chamada internacional não completa e mandei email mas não respondem. Já tinha visto essa discussão sobre o civilonline mas a data de nascimento do meu bisavô é 1911 e em regra não poderia ser emitida por lá e eu não queria gastar dinheiro à toa.

    Pensei que tivesse algum jeito de acessar o arquivo digital da Conservatória de Seia por algum site como vc fez com o colega acima...

    Obrigada mesmo assim!

  • @ingridsbl

    Leia o guia que lhe enviei, lá ensina a forma de fazer o pedido de certidão pelo civilonline mesmo para as certidões com mais de 100 anos.

    Como havia lhe falado, o contato telefônico/email com as conservatórias nem sempre é fácil, portanto cabe a você escolher se quer ou não arriscar fazer o pedido pelo civilonline ao custo de 10 euros... Nacionalidade infelizmente não é algo barato e esses 10 euros provavelmente será a menor das taxas que terá a pagar nessa caminhada...

  • @ingridsbl

    cidadania não é fácil, nem barato.

    muito difícil um processo apresentar toda documentação correta. O requerente tem que providenciar o certo de tudo.

    Se vc desprezar as orientações aqui, dos foristas mais experientes, para que os processos não caiam em exigência, realmente não poderemos mais te ajudar.

    Vc tem idéia do custo de uma exigência?

  • @mabego e quem disse que eu to desprezando as orientações dos foristas? eu hein...

    Acontece que aquela discussão sobre o civil online já está encerrada e todas as minhas dúvidas comuns às de outras pessoas não foram respondidas. Eu gostaria, pelo menos, de esclarecer alguns pontos antes de pagar por um serviço que talvez fosse incapaz de me atender.

    Não sei nem o que é uma "exigência" ainda e seu comentário não tem relação nenhuma com as minhas dúvidas.

    Grata pela preocupação!

  • @ingridsbl

    O civilonline é um serviço do governo de Portugal.

    Ninguem aqui do fórum ganha nada em indicar, aliás toda orientação dada é feita de forma totalmente gratuita e sem interesse financeiro. As orientações básicas de como fazer o pedido estão no link indicado e caso tenha dúvidas você pode colocá-las aqui ou para orientação de caráter oficial tentar contato com o próprio órgão público responsável.

    Porém tenha em mente que o pressuposto básico deste espaço é a cordialidade com os demais membros, especialmente com aqueles que compartilham consigo de toda experiência que já adquiriram ao longo do tempo ;-)

  • Sim eu sei que o civilonline é um site oficial de Portugal, mas ainda sim, o serviço é pago. E sendo pago, eu apenas quis me certificar antes que seria útil pro meu caso e evitar gastos desnecessários.

    Estou plenamente ciente das diretrizes do fórum, mas não sei se todos, mesmo com tanta experiência, estão. Já que não fui eu quem adentrou meu comentário com uma resposta totalmente nada a ver só pra querer lacrar, como o amigo Mabego. Tem que relembrar as políticas do grupo a ele, em primeiro lugar.

    Mais uma vez, obrigada @AlanNogueira pela ajuda!

  • @ingridsbl

    Repito, aqui não é espaço para desavenças, mas sim para ajuda mútua.

    Avalie o que é melhor para seu caso e tome a decisão de continuar tentando contato com a Conservatória ou arriscar o pedido no civilonline que tem boas chances de ter resposta rápido.

    Boa sorte em sua jornada!

  • @mabego e @AlanNogueira

    boa noite!


    Recebi a certidão do meu bisavô graças a ajuda de vocês, pedi em formato narrativa e certificada. Mas achei a certidão muito simples e não consta marca d’água. Está correta assim para fins de nacionalidade?


  • @Bernardo_Andrade

    Bom que deu certo, é isso mesmo 👍🏻

  • @AlanNogueira e @mabego desde já muito obrigado pela ajuda!

    Prometo que será uma última dúvida rs

    Pesquisei no fórum, mas não achei respostas conclusivas. Como meu bisavô nasceu antes de 1911, no assento só consta o primeiro nome dele. Preciso enviar certidão de casamento ou óbito dele para fixar o sobrenome? Ou é facultativo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.